Curiosidades

7 fotos incríveis que você não vai acreditar que são da Terra

0

O mundo da fotografia tem uma enorme facilidade de nos encantar quando as peças são feitas por um bom profissional que possui uma boa visão do mundo, uma larga criatividade e muita paciência para esperar pelo click perfeito.

Podemos arriscar a dizer que a fotografia é uma das engrenagens que movem o mundo. Pois através dela mantemos nossa história mais clara para uma geração futura e conseguimos nos expressar de diversas formas.

Por exemplo, o projeto Landsat é feito pela NASA em conjunto com o US Geological Survey. Esse projeto é o registro espacial contínuo do nosso planeta mais longo. Ao todo, se lançou oito satélites Landsat para o espaço desde 1972. E um nono está programado para ser lançado em setembro.

Em todo esse tempo, os satélites capturaram mais de nove milhões de imagens da superfície do planeta. E segundo o Observatório Terrestres da NASA, elas foram usadas em mais de 18 mil artigos científicos.

Então, em comemoração ao próximo 50° aniversário do projeto Landsat, o Observatório da Terra está fazendo um concurso público para escolher as melhores fotos Landsat de todos os tempos. E as pessoas podem escolher as suas favoritas dentre 32 imagens finais. Mostramos aqui algumas dessas imagens que são impressionantes.

1 – Ventos desencadeando o crescimento do lago

A imagem é do Delta do Atchafalaya, na Louisiana. O Landsat 8 tirou a foto em 1º de dezembro de 2016. Nessa imagem, se alterou as cores para enfatizar a diferença entre a terra e a água. Assim, dando ao público a chance de observar os sedimentos transportados pela água.

2 – Término das dunas

A foto foi feita pelo Landsat 8 em 13 de novembro de 2019. Ela mostra o contraste entre as cores entre o mar de areia da Namíbia, que é o único deserto costeiro do mundo, cobrindo mais de 266 mil quilômetros quadrados, e as montanhas rochosas de Namib-Naukluft Park.

A cor laranja-avermelhada da areia é por causa da presença de óxido de ferro.

3 – Yukon-Kuskokwim em transição colorida

A foto é do Delta Yukon-Kuskokwim, onde o rio Yukon deságua no Mar de Bering, no Alasca. O Landsat 8 a capturou no dia 19 de maio de 2021. Na foto, as cores da terra foram realçadas. O verde mostra a vegetação viva, o amarelo é o solo e o marrom claro é a vegetação morta.

“O Delta do Yukon é uma paisagem excepcionalmente vívida, seja vista do solo, do ar ou da órbita baixa da Terra”, disse Gerald Frost, cientista da ABR, Inc – Pesquisa e Serviços Ambientais no Alasca.

4 – Ondulações nas colinas

No dia 29 de outubro de 2020, o Landsat 8 tirou esta foto de ondulações bizarras nas colinas ao redor do rio Markha, no norte da Rússia. Essas listras podem ser vistas durante todo o ano, mas são mais proeminentes no inverno.

Os cientistas não sabem ao certo o motivo delas existirem. Elas poderiam ter surgido por conta do constante congelamento e derretimento do permafrost, ou então por conta de algum tipo de erosão.

5 – Fazendas de ginseng

O Landsat 8 capturou essas imagens no dia  25 de setembro de 2017. A imagem mostra estruturas azuis, roxas e amarelas cobrindo grandes áreas de fazendas na província de Heilongjiang, no nordeste da China.

Essas estruturas vistas são coberturas de plástico usadas para o cultivo de ginseng. Ela é uma raiz de crescimento lento que se parece muito com o gengibre, mas não pode ter luz direta.

6 – Colinas da Pensilvânia

A foto é uma imagem de satélite de montanhas dobradas no no centro da Pensilvânia. O Landsat 8 tirou a foto no dia nove de novembro de 2020. Ela foi capturada com um modelo de elevação digital para destacar a topografia da área.

Essas montanhas fazem parte de uma região geológica única das Montanhas Apalaches, conhecida como a  província Valley and Ridge. Essa imagem mostra as cores naturais das colinas durante o outono. Época em que as folhas ficam vermelhas e começam a cair das árvores.

7 – Proliferação de algas

Essa imagem impressionante mostra a proliferação de algas em torno das Ilhas Jason, um arquipélago no Oceano Atlântico Sul. O Landsat 8 tirou essa foto em 18 de outubro de 2020.

O crescimento rápido de algas fotossintéticas causa esses redemoinhos azuis leitosos.

Esse atlas interativo mostra o futuro das mudanças climáticas

Artigo anterior

7 celebridades que sofreram com fake news em 2021

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido