Curiosidades

Esse é o tanto de terra que precisamos reconstruir nos próximos 10 anos para salvar o planeta

0

Nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças. Uma delas, que os pesquisadores consideram uma das mais drásticas, é a climática. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras e, talvez, caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil manter a nossa existência.

Essa mudança climática é causada pelo homem e suas ações com o meio ambiente. E, a longo prazo, pode representar graves consequências para a humanidade. A ação humana já acelerou de forma significativa o aquecimento global. Isso fica cada vez mais evidente com fenômenos ambientais que acontecem pelo mundo.

Reflorestamento

Talvez por isso, a Organização das Nações Unidas pediu aos governos do mundo todo para que eles reflorestem um bilhão de hectares de terras que foram degradadas, nos próximos 10 anos.

Para se ter uma ideia do tanto de terra, isso seria aproximadamente do tamanho da China. E vários países já se comprometeram em fazer esse reflorestamento.

Contudo, por mais que o ser humano seja bom em assumir compromissos com o meio ambiente, como por exemplo com o Acordo de Paris, ele não é muito bom em mantê-los. Por isso a ONU está pedindo para que as pessoas cumpram suas promessas. E não apenas com relação às florestas e fazendas, mas também com os rios e oceanos.

“A necessidade de restaurar ecossistemas danificados nunca foi tão grande. A degradação está minando os ganhos de desenvolvimento conquistados a duras penas e ameaçando o bem-estar da juventude de hoje e das gerações futuras, ao mesmo tempo que torna os compromissos nacionais cada vez mais difíceis e caros de alcançar”, alertou um relatório da ONU.

Se um esforço bastante poderoso de 10 anos não acontecer e os ecossistemas não forem recuperados, os especialistas das Nações Unidas dizem que as metas climáticas propostas podem não ser atingidas, e nem as metas de desenvolvimento sustentável.

Meio ambiente

E cada dia que passa, essa má administração do planeta custa ao mundo a perda de biodiversidade, segurança hídrica e alimentar, estabilidade econômica e soluções para a crise climática.

Embora os problemas sejam muitos, têm uma solução simples: plantar árvores. Chamado de “rewilding” é a restauração da função do ecossistema, e incluiu coisas como mudar a maneira como se cultiva para conseguir restaurar a saúde do solo. Além de restaurar a natureza em áreas urbanas e proteger os ambientes marinhos. Para fazer isso é preciso do envolvimento de todos, desde os governos até as empresas e cidadãos.

“A beleza da restauração de ecossistemas é que ela pode acontecer em qualquer escala. E todos têm um papel a cumprir”, disse a ONU.

Se o ser humano conseguir restaurar essa fração pedida pela ONU, os benefícios vão ser vários. Segundo as evidências, com o reflorestamento de 350 milhões de hectares de habitats terrestres e aquáticos que foram degradados, isso poderia gerar nove trilhões de dólares em serviços ecossistêmicos. Além de remover 26 gigatoneladas de gases de efeito estufa.

“É fácil perder a esperança quando pensamos na magnitude dos desafios que enfrentamos e na avalanche de más notícias que acordamos todas as manhãs. Mas assim como causamos a crise climática, a crise da biodiversidade e a crise da poluição, podemos reverter o dano que fizemos. Podemos ser a primeira geração a reimaginar, recriar e restaurar a natureza para dar o pontapé inicial na ação para um melhor mundo”, concluiu Inger Andersen, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

7 dicas para você conseguir dormir rápido

Matéria anterior

Relatórios mostram que duas cepas de gripe humana podem ter sido extintas

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.