Esse atlas interativo mostra o futuro das mudanças climáticas
Tempo de leitura:3 Minutos, 5 Segundos

Esse atlas interativo mostra o futuro das mudanças climáticas

Nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças. Umas delas, que os pesquisadores consideram uma das mais drásticas, é a mudança climática. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras diferentes e talvez caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil a nossa existência.

Essa mudança climática é causada pelo homem e suas ações com o meio ambiente. E essa mudança, tanto a curto como a longo prazo, podem representar graves consequências para a humanidade.

O último relatório a respeito da mudança climática do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU é bem sombrio. Ele mostra que  Terra está esquentando mais rápido do que o previsto anteriormente. E não existe dúvida nenhuma que o culpado disso seja a atividade humana.

Mudanças climáticas

Se mudanças sísmicas no comportamento e na política não acontecerem nos próximos quatro anos, nós não teremos chance de limitar o aquecimento global na média de 1,5° Celsius. Média acordada no Acordo de Paris, em 2015.

Se o aumento de temperatura global passar desses 1,5° C, todas as consequências da mudança climática ficam bem piores. Como por exemplo, os oceanos vão subir mais alto, sistemas meteorológicos irão colapsar, mais partes do mundo se tornarão inóspitas e eventos extremos como furacões e incêndios florestais vão ficar cada vez mais comuns.

Por mais que saibamos que, com trabalho e vontade de mudança por meio da política, a humanidade pode sim planejar sua saída desse futuro sombrio muito coisa ainda precisa acontecer e bem mais rápido.

Atlas interativo

Então, para mostrar melhor o que está por vir, o IPCC fez um mapa interativo e super detalhado mostrando os possíveis cenários das mudanças climáticas no mundo todo.

Nesse mapa interativo, você pode dar um zoom direto na parte do planeta conseguindo ver o que provavelmente irá mudar no fim do século. O atlas interativo mostra coisas como as chuvas na África, as temperaturas máximas no Ártico ou o aumento do nível do mar na Austrália nos próximos anos.

Embora o atlas tenha uma quantidade grande de dados para serem examinados, todos eles são apresentados de uma forma bem fácil de ler. Se você clicar ao redor do mapa, não irá demorar muito para descobrir como ele funciona.

Selecionando “conjunto de dados”, você pode escolher uma grande variedade de modelos climáticos. Incluindo o mais recente e detalhado, o CMIP6. Já na opção “variável” é onde você definirá o que quer ver, seja temperatura, precipitação ou outras coisas. E em “valor e período” você consegue mudar entre períodos de anos e cenários previstos.

Futuro

Esse atlas interativo permite não apenas você ver o que vai acontecer no futuro, como também que você mergulhe no passado recente para ver como as estatísticas também mudaram e se comportaram ao longo dos anos. Além de também poder ver sua região em particular, você também pode restringir os resultados por época do ano.

Para fazer esse atlas interativo, os pesquisadores não mediram esforços para que ele fosse o mais abrangente possível. Tanto que, quando alguém traz vários gráficos e previsões, as áreas de incerteza são claramente marcadas, com previsões mais definidas em cores mais escuras.

Se pode baixar e compartilhar todos os dados vistos no mapa. Até porque, se planejamos evitar o futuro sombrio que nos aguarda é preciso ter todos os dados possíveis na mão.