• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 histórias mais intrigantes sobre sereias do mundo

POR Diogo Quiareli    EM Lendas Urbanas      10/04/18 às 15h08

As sereias estão entre os seres místicos mais encantadores de todo o mundo. Vários países possuem os seus contos próprios de algum desses seres vivendo nas suas águas. Aqui no Brasil mesmo, no nosso folclore, existe a história de Iara, a sereia que vivia no rio Amazonas e atraia os homens com seu canto a fim de matá-los. Mas essa não é a única história sinistra sobre esses seres metade humanos e metade peixes. Em contrapartida, existem contos que retratam esses nadadores como bons e que salvam vidas de quem se perde ou se afoga no mar.

Os relatos de pessoas que afirmaram avistar sereias são milenares, dando ainda mais popularidade para as lendas nos dias de hoje. Basicamente toda cultura possui sua própria história ou crença a respeito. Pensando um pouco melhor sobre isso, listamos algumas histórias intrigantes sobre sereias do mundo inteiro. Se você tem algum amigo que gosta desse assunto, compartilhe com ele desde já. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Ceasg

A sereia "Ceasg", das Terras Altas da Escócia é representada por um ser metade mulher e metade salmão. Conforme a lenda, se um marinheiro puder capturar uma, ele receberá o direito de fazer três desejos. Elas eram conhecidas por atrair homens para sua morte, como na maioria das lendas sobre o ser.

A única forma de matar uma seria destruir o que se parece com uma "horcrux", como em Harry Potter. Assim como Voldemort, esses seres colocam suas almas em um objeto, como uma concha, e escondem, para garantir que nenhum humano tome posse. Se um marinheiro conseguisse despertar o amor verdadeiro em uma sereia, ela se transformaria em uma mulher totalmente humana.

2 - Tritão

Você provavelmente conhece o pai de Ariel, princesa da Disney. Esse personagem saiu da mitologia grega do deus do lago Tritonis. Tristão era filho de Poseidon e carregava uma concha que ele poderia usar como arma, assim como seu tridente mágico. De acordo com a lenda, os marinheiros que se perdiam eram ajudados por Triton, que criou um terreno chamado de Ilha de Thera.

Os marinheiros descansavam na ilha enquanto Triton lhes explicava como voltar para o mar aberto. No entanto, nem todas as histórias sobre ele são positivas. Quando gado desaparecia na região, ou uma tempestade matava marinheiros no mar, muitos diziam ser culpa dele.

3 - Mami Wata

Mami Wata era uma deusa africana. A sereia é descrita como uma curadora compassiva e mãe de todas as criaturas aquáticas. Sua história se espalhou por todo o continente. Houve pessoas que afirmaram ter visto Mami em lagos, rios e na costa do oceano. Esses diziam que ela estava segurando uma cobra d"água em volta dos ombros.

Diferente de outras histórias, nessa ela pode transformar-se em mulher, sereia ou peixe. Estátuas e lembranças da deusa ainda são vendidas em lojas de presentes. Existe ainda um grupo religioso para louvar a deusa e eles afirmam que Mami Wata é um nome dado a dezenas de divindades das águas.

4 - Finfolk

Na Escócia e na Irlanda, as pessoas acreditavam nos "finfolk". Esses seres eram sereias que viviam em um reino subaquático chamado "finfolknheim". Segundo a lenda, eles tiravam férias de verão na ilha Hildaland, onde só apareciam por um momento até desaparecerem de vez, tornando impossível para os humanos encontrarem. Eles podiam transformar-se em peixes completos ou humanos totais, assim como nadar como sereias.

As lendas dizem que eles eram muito bonitos e capazes de atrair os seres humanos para acasalarem com eles. Se encontrassem um humano que se apaixonasse por eles, podiam sugar sua juventude e viver para sempre. Eram também acusados pelos desaparecimentos de pessoas no mar. No entanto, se eles casassem-se entre eles, a mulher deveria assumir a forma de uma humana e trabalhar para conseguir prata para mantê-los vivos.

5 - Iara

Segundo as lendas brasileiras, Iara era uma garota corajosa e inteligente que vivia na Amazônia. Uma guerreira que podia lutar melhor que seus irmãos. Ainda muito amada pela sua comunidade, Iara despertava o ciúme de seus irmãos, que a mataram e jogaram o seu corpo no rio Amazonas. A deusa da lua, Jaci, sentiu pena dela e a trouxe de volta à vida como uma sereia. Depois de virar sereia, Iara passou o resto dos seus dias se vingando dos homens. Todas as vezes que um homem se afogava no rio, eles culpavam Iara.

6 - A Sereia Jamestown

Você provavelmente se lembra de John Smith, da história de Pocahontas. Ele retrata a sua participação na colonização de Jamestown, na Virgínia. Durante suas viagens, ele alegou ter visto uma mulher bonita, com cabelos verdes e nadando ao lado do barco. Quando ela mergulhou, ele notou que era uma sereia. Isso virou motivo de debate e muitas pessoas acreditam que John nunca fez essa afirmação, sendo então culpa dos escritores que tinham liberdade criativa. No entanto, essa não foi a única vez que os colonizadores afirmaram terem visto sereias.

7 - A Sereia Holandesa

Em 1403, havia um rio na cidade de Kampen, na Holanda, que chegava até o mar. Os cidadãos de Kampen  afirmaram ter visto uma sereia nadando no rio da cidade. A princípio, as pessoas decidiram capturar o ser e trazê-la para a terra, onde ela se transformou em uma humana comum. Ela não podia falar, mas as pessoas a forçaram a ir para a igreja e tornar-se cristã. Ela, por várias vezes, tentou escapar e pular na água, mas era sempre impedida.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+