Ciência e Tecnologia

7 histórias surpreendentes sobre fotos espaciais famosas

0

O nosso universo é extremamente amplo. Por anos, os humanos buscam escapar das restrições do nosso mundo e assim se aventurar em coisas espaciais. Buscam entender melhor os demais planetas, as estrelas e tudo que compõe o nosso Sistema Solar. No entanto, as análises da Terra muitas vezes são deixadas de lado. Embora os cientistas tenham centenas de milhares de fotos de outros planetas, galáxias e demais lugares do Universo, as imagens da Terra conseguem se destacar. Graças às tecnologias espaciais, fotografamos e analisamos todos os cantos do planeta de uma perspectiva celestial. Isso expande a nossa compreensão do mundo em que vivemos a um nível sem precedentes.

Entre tantas imagens da Terra, apenas algumas foram capazes de permanecer na memória coletiva até hoje. Paisagens espetaculares, situações em demasia peculiares e mais coisas foram analisadas. Foi pensando nisso que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas histórias surpreendentes sobre fotos espaciais famosas. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

Imagens Espaciais

1 – Estrela cadente vista de cima

Quase todos nós já vimos, ou pelo menos sabemos o que é, uma estrela cadente. É claro que costumamos vê-las acima de nós. No entanto, no dia 13 de agosto de 2011, um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional tirou uma foto do nosso Planeta. Esse estava sobre a China. Uma faixa de luz cruzando a atmosfera da Terra chama a atenção. Essa tratava-se de uma estrela cadente vista de cima. Essa estrela cadente fazia parte da chuva de meteoros Perseidas.

2 – Luz e escuridão

É notável a diferença econômica entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. Até mesmo o fornecimento de energia na Coreia do Norte é drasticamente baixo, graças a um corte de combustível feito pela União Soviética, em 1990. Uma imagem do espaço mostra a diferença entre os países vizinhos. A fotografia foi feita por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional, em janeiro de 2014. O ponto de luz mais forte do país do Norte é a sua capital, Pyongyang. Enquanto isso, até mesmo as menores cidades da Coreia do Sul estão iluminadas.

3 – Primeira selfie no espaço

Selfie é uma coisa bastante comum. Essas fotos costumam ser tiradas em lugares bonitos na Terra. No entanto, tirar uma selfie no espaço, com todo o planeta de fundo, não é uma coisa comum. Isso é conhecido como Selfie Espacial. Em 1966, a NASA realizou uma missão espacial chamada Gemini 12. Um dos membros da missão, Buzz Aldrin, tornou-se o segundo homem a pisar na Lua. Ele, durante sua missão, resolveu testar sua câmera fotografando a si próprio. Para isso, os astronautas tiveram que mudar a direção da espaçonave e desligar os propulsores para que eles não piscassem na foto.

4 – Mármores azuis

A tripulação da Apollo 17 decolou da Terra na noite de 7 de dezembro de 1972. Na jornada, os astronautas Eugene Cernan, Harrison Schmitt e Ron Evans tinham que manter uma complexa rotina para manobrar o enorme foguete Saturno V. Por esse motivo, não podiam tirar fotos ou se distrair olhando pela janela por muito tempo. Quando estavam a 45.000 quilômetros da Terra, um dos astronautas não resistiu e olhou para o nosso mundo. Com a única câmera perto, fotografou o planeta. Essa foi a primeira imagem colorida que mostra todo o nosso planeta.

5 – Eclipse visto do espaço

Eclipses solares totais ocorrem uma vez a cada 18 meses em algum lugar do planeta. Os astronautas da estação espacial Mir, registraram um eclipse solar visto do espaço. Esse aconteceu em 1999. O eclipse foi imparcial em todo o território dos Estados Unidos. Ele foi um dos eventos mais assistidos na história desse país. As imagens foram feitas a 1,6 milhão de quilômetros de nós, através do satélite DSCOVR.

6 – Primeira foto tirada do espaço

Até a metade do século XX, as pessoas não sabiam como era a Terra vista do espaço. A foto mais alta era de 22 quilômetros acima de nós. Isso mudou em 1946, quando conseguimos uma forma de viajar mais alto. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os americanos capturaram foguetes V-2, originalmente desenvolvidos pelos nazistas. Os cientistas americanos trocaram os explosivos dos mísseis por instrumentos de observação. Um dele foi equipado com câmeras projetadas para tirar fotos a cada segundo e meio. A primeira foto do planeta foi feita no dia 24 de outubro de 1946. Após os registros, o foguete caiu na Terra a 550 quilômetros por hora, sobrando apenas a sua fita de gravação.

7 – Earthrise

A primeira missão tripulada à Lua foi a Apollo 8. Essa ocorreu em 21 de dezembro de 1968. Estavam à bordo os astronautas Frank Borman, Bill Anders e James Lovell. Esses foram os primeiros a sair da órbita da Terra. Eles deveriam orbitar a Lua e procurar possíveis locais de pouso para uma próxima missão. Foi no dia 24, durante a quarta órbita, que eles viram o planeta Terra brilhando através da janela da espaçonave. Eles não deveriam fotografar, mas foi inevitável. Ficaram impressionados com aquilo. Essa tornou-se uma das imagens mais famosas da história.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite o momento para fazer um tour por nosso site e viaje em um universo de curiosidades.

Saiba tudo sobre o novo jogo que terá Keanu Reeves no elenco

Previous article

Uma região na Escócia pode estar escondendo cratera da maior colisão de meteorito da História

Next article

Comments

Comments are closed.