7 implantes incríveis que podem revolucionar a saúde mundial

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      27/08/15 às 21h07

A tecnologia sempre deu uma forcinha para os tratamentos médicos. Ao longo dos anos, os equipamentos para detecção de doenças, tratamentos e até "reparos" no corpo humano foram surgindo ou sendo melhorados.

Sem sombra de dúvidas, é mais fácil diagnosticar e remediar uma má condição de saúde hoje em dia do que há alguns anos.

Como é o caso das próteses, por exemplo. Muitos pacientes que perderam algum membro do corpo, podem continuar tendo uma vida normal, graças a elas.

Mas esse não foi o único avanço tecnológico a ajudar as pessoas, quando o assunto é saúde. Alguns implantes desenvolvidos recentemente pode mudar completamente a medicina. Confira:

1.Mão artificial

1

Londoner Nicky Ashwell, de 29 anos, recebeu recentemente uma prótese de mão considerada a mais natural e avançada já criada. O membro artificial, conhecido como BeBionic, foi pelo desenvolvido pelo Grupo Steeper, no Reino Unido.

A peça possui 337 peças mecânicas e conta com 14 apertos de mão precisos. Ele permitiu que Ashwell andasse de bicicleta pela primeira vez.

2. Super visão

2

Cientistas desenvolveram um implante biônico que pode tornar a  visão até três vezes melhor. O implante foi criado pela Ocumetics Technology Corp.

Ele funciona como uma espécie de lente de contato permanente e adere ao olho em poucos minutos. Com ela, não é preciso mais usar óculos, lentes comuns ou apelar para cirurgias corretivas de visão.

3. Luva para o coração

3

Pesquisadores desenvolveram um novo marca-passo mais avançado que envolve toda a superfície do coração, como se fosse uma luva.

Ele mantem o ritmo do coração, usa estímulos elétricos e também monitora os ritmos cardíacos. Ou seja, tudo o que fazia um marca-passo tradicional, porém com uma precisão bem maior.

4. Implante para o cérebro

4

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveram um implante capaz de aderir ao cérebro. Ele é flexível e consegue encolher e se embrulhar sobre a superfície do cérebro.

Você deve estar se perguntando qual é a utilidade do implante. Ele grava a atividade cerebral e, dessa maneira, pode ajudar no tratamento de doenças como epilepsia, por exemplo.

5. Tatuagem saudável

5

Tatuagens geralmente são uma questão de estética, no entanto pesquisadores desenvolveram uma que pode ajudar pacientes com diabetes.

Ela é feita com tinta de nanopartículas de um polímero sensível a glicose, dessa maneira, a tatuagem detecta quando o açúcar no sangue está fora dos limites ideais.

6. Implante para a coluna

6

Curar pacientes com paralisia ainda é um desafio para a ciência. No entanto, pesquisadores suíços parecem ter feito um grande avanço.

Um material chamado e-Dura pode ajudar os pacientes a voltarem a andar, já que ele pode ser aplicado diretamente na medula espinhal e conduzir os impulsos elétricos nos trechos que sofreram trauma.

7. Contraceptivos wireless

7

Os contraceptivos parecem ter ganhado uma forcinha a mais também. Um grupo de pesquisadores estão desenvolvendo um implante contraceptivo que pode ser controlado por conexão sem fio. Ele pode ser utilizado por 16 anos e pode uma nova opção para as mulheres que não desejam engravidar.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+