icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 invenções que só surgiram a partir da 1ª Guerra Mundial

POR Magno Oliver EM Curiosidades 28/06/16 às 19h20

capa do post 7 invenções que só surgiram a partir da 1ª Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi palco de imagens chocantes que marcaram época. Você imagina como seria o mundo hoje se a primeira guerra mundial não tivesse acontecido?

Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos a resposta desta pergunta para você. A Primeira Guerra Mundial foi um momento de confrontos e acontecimentos que marcaram o mundo.

Você sabia que algumas invenções e grandes feitos vieram a surgir só a partir da Primeira Guerra Mundial? Alguns itens que foram criados naquela época são utilizados até hoje, como o aço inoxidável, por exemplo.

Nossa redação separou para você uma listinha com algumas invenções que só surgiram a partir desse período.

1 - Enxerto de pele

O enxerto de pele foi um método utilizado para proteger áreas lesionadas por traumas e queimaduras no nosso corpo e que, atualmente, tem um propósito que ultrapassa a área da estética.

A técnica foi criada para ajudar soldados que sofriam de queimaduras graves, cicatrizes ou deformações no campo de batalha. Foi o cirurgião Harold Gillies quem trouxe técnicas avançadas em enxertia, cirurgia estética e reconstrução facial.

A técnica de enxerto ajudou muitos soldados e até mesmo um centro cirúrgico foi inaugurado, o Hospital Rainha, em 1917, dedicado apenas à arte rápida da evolução da cirurgia plástica.

2 - Zíper

O chefe de design da Universal Fastener Company, Gideon Sundback, quem criou o "fecho sem ganchos", na época da Primeira Guerra Mundial.

Os militares passavam muito frio e a invenção acabou sendo incorporada aos uniformes e botas, particularmente para a Marinha. Assim que a guerra passou, a invenção passou a ser utilizada pela população.

3 - Chá em saquinho

O chá em saquinhos também surgiu na época da Primeira Guerra Mundial. A invenção foi criada em 1908, quando um mercador de chá americano teve a ideia de mandar o produto para seus clientes dentro de saquinhos e eles começaram a mergulhar as embalagens na água quente.

Ainda enquanto rolava a guerra, a companhia alemã Teekane levou a ideia adiante e começou a fornecer o produto em saquinhos de algodão para as  tropas. Os sachês eram chamados de "bombas de chá".

4 - Horário de Verão

O horário de verão foi implantado na Primeira Guerra Mundial por conta de uma necessidade e questão de sobrevivência da população.

Com o intuito de gerar uma hora extra de luz diária no dia seguinte, as autoridades alemãs decretaram que os relógios deveriam ser adiantados em 1 hora, para meia-noite, por conta da escassez de carvão que o país enfrentava.

Logo em seguida, os outros países adotaram a medida, como a Grã-Bretanha que seguiu a medida três semanas depois que a Alemanha adotou o método.

Só em março de 1918 que o congresso americano estabeleceu vários fusos horários e oficializou um momento para a economia de luz diurna até o período do fim da guerra. Assim que ela acabou, a ideia foi abandonada, mas logo voltou a ser adotada e é usada até hoje.

5 - Tanques de Guerra

Os tanques de guerra surgiram de uma necessidade das tropas britânicas de navegarem no território inimigo, entre as trincheiras e os terrenos irregulares.

Eles decidiram projetar um protótipo de blindado maciço para proteger os soldados que foi chamado de "terras barco".

Mais tarde, em 1916, que criaram um outro protótipo chamado "Little Willie" que era mais lento e pesado que recebeu várias melhorias e acabou se tornando o tanque que conhecemos atualmente e que é usado nos campos de batalha.

6 - Comunicação sem fio

A comunicação era um problema frequente na Primeira Guerra Mundial. Não existia um meio de comunicação para os soldados em aeronaves ou veículos.

Até mesmo os soldados combatentes em terra tinham dificuldade de se comunicar uns com os outros. Alguns exércitos passaram a usar cabos para se comunicar, mas eles era rompidos por tanques ou pela artilharia.

Foi então que eles criaram as transmissões de rádio sem fio. Os britânicos acabaram desenvolvendo essa tecnologia, mas ainda passavam por dificuldades em falar com alguém por conta dos grandes ruídos que os motores produziam.

De acordo com o livro British Radio Valves: The Vintage Years - 1904-1925, o historiador britânico Keith Thrower explica que a dor de cabeça com os ruídos foi eliminada com a criação de um capacete que tinha um microfone embutido e tampões de ouvido que bloqueavam o barulho.

7 - Aço inoxidável

O aço que não sofre corrosão e nem enferruja surgiu da necessidade dos britânicos de encontrarem um metal mais adequado para armas que não enferrujassem os canos com o calor e a fricção produzida pela passagem das balas.

Foi aí que Harry Brearley teve a ideia de adicionar cromo ao aço e ele percebeu que as amostras não tinham enferrujado. Daí então temos o aço inoxidável que está presente em nossas vidas até hoje.

O que achou destas invenções que foram importantes para a humanidade? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest