HistóriaLugares e Construções

7 lugares secretos em cidades maias que você adoraria conhecer

0

Os povos antigos escondem diversos segredos que, até hoje, não foram revelados. Estudiosos dedicam suas vidas em busca de informações que nos façam entender um pouco mais de como era o mundo. Entre as civilizações antigas mais famosas, estão os maias. Eles foram uma civilização mesoamericana conhecida por ter alcançado o seu auge entre 250 d.C. e 900 d.C. e por construir grandes cidades, como Chichen Itzá e Tikal. Os maias foram um povo pré-colombiano que habitava a região Mesoamérica, onde hoje fica o México, Guatemala, Belize e Honduras. É possível se deparar com diversos estudiosos, a todo o momento, em construções maias analisando e tomando nota sobre tudo.

Esse povo deixou para trás vários segredos, que estão escondidos em construções históricas e criptografados em centenas de hieróglifos. Anualmente, arqueólogos e pesquisadores utilizam de seus métodos avançados para desvendar os mistérios escondidos em templos, cavernas e outros locais que os maias construíram. E foi pensando um pouco melhor sobre isso, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. Confira conosco  a seguir essa matéria e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos esses lugares secretos dos maias que todos adoraríamos conhecer.

Lugares secretos em cidades maias que você adoraria conhecer

1 – Templo de Kukulcán, Chichén Itzá

A pirâmide ficava, até 1880, em uma área bem escondida, no meio da selva. Kulkulkan tem 9 plataformas e 4 escadas, com um total de 365 degraus, o que equivale os dias do ano. Durante o equinócio de outono e o equinócio de primavera, depois das 17 horas, é possível ver uma sombra rastejante, uma cobra no corrimão da pirâmide. E março, essa se move para cima, em setembro, para baixo. Essa ilusão dura por quase 3 horas e atrai diversos turistas curiosos. Esse é um dos maiores mistérios maias escondidos dentro da pirâmide.

Outra coisa curiosa do local é: ao remover a camada superior de pedras, podemos encontrar outra pirâmide menor e até uma terceira pirâmide, no interior da segunda, onde há uma sala secreta. E, abaixo das 3, existe um lago subterrâneo, que pode ser um dos cenotes sagrados maias.

2 – Grutas de Balancanché

Esse lugar não costuma ser muito procurado pelos turistas em Chichen Itza, embora seja bastante misterioso e instigante. Essas grutas ficam a 2 quilômetros do complexo do templo maia. Seu nome, em tradução, fica “A caverna do trono sagrado jaguar”, onde os maias realizavam seus rituais há mais de 3 mil anos. No ano de 1959, o guia José Humberto Gómez encontrou uma sala secreta em uma das passagens da caverna. Esse é o santuário sagrado que os povos antigos falavam.

3 – Cenote Ik-Kil

Voltando de Chichen Itza, os ônibus turísticos costumam parar no sagrado cenote maia Ik Kil. Os maias usavam esse lugar para realizar rituais de sacrifício. A uma profundidade de 30 metros, foram encontrados esqueletos humanos, ossos e antigas joias. Hoje em dia, diversos turistas nadam por lá. Muitos chamam esse lago de paraíso maia.

4 – Pirâmides de Cobá

Em Cobá, antiga cidade maia, encontramos uma pirâmide de 40 metros de altura, a pirâmide El Castillo. Os turistas podem subir seus 120 degraus para conhecer mais. Se você chegar ao topo, poderá ter uma bela visão da cidade antiga e ainda conhecer o interior da câmara de rituais, onde os habitantes antigos realizavam rituais.

5 – Tulum, antiga cidade

Essa é a única antiga cidade maia localizada na costa do Mar do Caribe, com 12 metros de falésias da península de Yucatán. Tulum era chamada de Zama, que quer dizer “a Cidade do Amanhecer”. Diferente de outras cidades maias, Tulum era cercada por muros, que serviam para proteger a cidade dos ataques das tribos nômades do Norte. Por lá, podemos hoje encontrar belas praias de areia branca e água cristalina. O clima costuma ser muito agradável na maior parte do ano.

6 – Pirâmide do Mago, Uxmal

Uxmal é a Pirâmide do Mago. A verdade é que essa não é apenas uma pirâmide, mas cinco que foram construídas umas sobre as outras com o passar dos séculos. Segundo uma antiga lenda, a pirâmide foi construída por um deus mágico que se chamava Itzamna em apenas uma noite. Por esse motivo, tornou-se o deus local.

7 – Templo das Inscrições, Palenque

Esse templo foi construído em cima do túmulo do governante local. As paredes internas foram inscritas com 617 hieróglifos e alguns ainda nem foram decifrados. No topo da pirâmide, têm três câmaras. No ano de 1949, uma delas revelou uma passagem sagrada para o túmulo do governante repleto de tesouros e artefatos antigos. Turistas não podem entrar na tumba, mas podem ver uma cópia perfeita no Museu de Antropologia, no México.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Cientistas acharam uma forma de se comunicar com as pessoas que estão dormindo e sonhando

Matéria anterior

Cientistas fazem ”tapete voador” pairar usando apenas a luz

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
Install
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.