• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maiores falhas do corpo humano

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      21/08/18 às 14h16

Com certeza vocês já devem ter comprado algum produto que veio com defeito de fábrica, certo? Pois fiquem vocês sabendo que com o corpo humano não é diferente. Pode ser que o nosso corpo seja uma das coisas mais complexas que existe na natureza e talvez isso explique porque ele tenha algumas falhas. Nós evoluímos, mas isso não trouxe a perfeição.

Por exemplo, quantas milhões de pessoas no mundo precisam de óculos para enxergar melhor? Quantos de vocês já têm ou um dia terão problemas de coluna? São coisas assim que a Fatos Desconhecidos vai mostrar nessa matéria com as 7 maiores falhas do corpo humano, confiram:

1 - Um câncer pode não apresentar nenhum sintoma

Quem tem uma dor de dente, por exemplo, sente uma dor insuportável de modo que precise de um atendimento com urgência. Uma dor de dente pode custar noites em claro e muito sofrimento. Por outro lado, já pararam para pensar que podemos ter câncer por anos e não sentir nada? Isso parece muito injusto considerando a gravidade de cada problema, concordam?

Segundo uma pesquisa da National Cancer Patient Experience, dos 71.793 pacientes, 25% deles disseram ter visitado seu médico geral mais de três vezes antes de receberem a solicitação de exames. Além disso, desde de 2015, um em cada quatro pacientes britânicos com câncer provavelmente não viverá mais que seis meses devido ao diagnóstico tardio de câncer. Uma triste "falha" do corpo humano que é fatal.

2 - Cílios x olhos

Um dos objetivos dos cílios é proteger o nosso olho, certo? O ar ao nosso redor está cheio de partículas como poeira e areia, por exemplo. Essas pequenas coisas podem irritar nossos olhos, e é aí que os cílios entram em ação. Mas e quando um cílio se solta e vai parar dentro dos nossos olhos? Devido a uma pequena falha na anatomia humana, isso ocorre com frequência.

3 - Um pequeno coágulo sanguíneo pode matar uma pessoa

Um simples coágulo sanguíneo pode nos matar, isso é um fato. Conhecido como trombose venosa profunda (TVP), os coágulos sanguíneos acontecem quando o sangue engrossa e forma os grumos. Eles costumam aparecer na parte inferior das pernas, mas quando atinge o pulmão pode bloquear o fluxo sanguíneo e dar origem a uma condição conhecida como embolia pulmonar. Esse problema é muito sério, pode danificar os pulmões, outros órgãos e até mesmo nos matar.

4 - Dores na coluna

Bruce Latimer, diretor do Centro de Origens Humanas da Case Western Reserve University, diz: "É uma maravilha que possamos até andar!". Os nossos ancestrais costumavam andar de quatro, como outros animais. Naquela época, a coluna costumava ser arqueada e a forma era perfeita para suportar o peso e a pressão dos órgãos pendentes. Mas então a evolução teve início e começamos a andar em pé.

Mas para que o homem andasse com apenas duas pernas, a coluna passou por poucas mudanças. A coluna se curvou para frente na parte inferior das costas e para equilibrar a cabeça, a parte superior da coluna se curvou na direção oposta. Por causa da mudança existe muita pressão nas vértebras inferiores, fazendo com que 80% dos adultos sintam dores nas costas. Se você ainda não tem dor nas costas, caro leitor, não se preocupe porque um dia sua hora vai chegar.

5 - Nós temos os piores termorreguladores no mundo dos mamíferos

Nós suamos para manter a nossa temperatura corporal, certo? Essa é uma características comum entre os mamíferos, mas os humanos têm muitas glândulas sudoríparas em comparação com outros mamíferos. Isso faz com que os nossos termorreguladores sejam menos eficientes. Além disso, com tantas glândulas sudoríparas, perdemos uma grande quantidade de água fazendo coisas simples, como caminhar. Até mesmo quando ficamos nervosos ou estressados há grande perda de água.

6 - Alergias

Alergias são reações de hipersensibilidade do corpo em resposta a uma substância estranha que entrou em contato com o corpo. O pelo de um animal, por exemplo, pode desencadear uma alergia em uma pessoa. Qualquer substância pode ser tratada como um alérgeno pelo nosso corpo, variando apenas de pessoa para pessoa.

Porém, o curioso é que a maioria dos alérgenos não é prejudicial. Em suma, as alergias são reações exageradas desnecessárias do corpo em relação a substâncias inofensivas. Porém, algumas alergias podem até nos matar. Sendo assim, podemos considerar que as alergias são uma das maiores falhas do corpo humano?

7 - Problemas na visão

Os olhos são considerados um dos órgãos mais importantes para os seres humanos, mas então por que o olho humano está cheio de problemas? Só para vocês terem uma ideia, mais de 70% das pessoas dos países asiáticos sofrem de miopia. Esse problema acontece devido ao alongamento do eixo anteroposterior que o olho míope apresenta, o que impede a visão nítida de objetos situados distantes do observador.

A visão humana é uma vergonha em comparação com a visão das aves. Os pássaros têm excelentes habilidades visuais. Claro que os humanos não precisam de grandes habilidades como os pássaros, mas será mesmo que os nossos olhos não deveriam ser um pouco melhores?

E você, já sofreu com algum desses "defeitos do corpo humano"? Comenta aqui pra gente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+