• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maiores mitos sobre câncer que todo mundo acredita

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      29/01/18 às 18h39

Câncer é uma das condições médicas mais temidas por uma grande quantidade de pessoas. Existem diversos tipos de cânceres e diversas formas de desenvolvê-los. Ao longo do tempo novos conhecimentos técnicos foram sendo adquiridos, contudo, muitas ideias errôneas foram surgindo. Nós sabemos que coisas como cigarro e certas substâncias podem sim ser cancerígenas, mas objetos como celulares, também são... A até certo tempo atras isso poderia ter algum sentindo, mas hoje em dia isso não se aplica mais.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você alguns dos mitos mais comuns que as pessoas consumam acreditar sobre o câncer. Esses mitos surgiram com o tempo e foram sendo alimentados como verdade, porém não são. Descubra hoje os 7 maiores mitos sobre câncer que todo mundo acredita.

1 - Câncer tem cura

Bem, é errado que existe uma cura para o câncer propriamente dito, porém, é correto dizer que um paciente pode ser curado. Não existe um medicamento que combate o câncer de forma eficiente para ser chamado de cura, contudo com o tratamento e o tempo correto, o paciente pode ser curado sim. Após cinco anos depois do tratamento, se o paciente não apresentar mais nenhum indício de câncer, ele é dado como curado.

2 - Celulares causam câncer

O estudo mais recente sobre a relação entre câncer e celulares, que foi feito na Dinamarca, não achou nenhuma relação entre essas duas coisas. Um outro detalhe é que o celulares de hoje mudaram muito. Eles possuem bem menos substâncias cancerígenas que os de antigamente.

3 - Adoçantes artificiais causam câncer

Esse mito se deu por conta de um estudo da década de 70, onde um rato foi usado como cobaia para testar ciclamato, que acabou desenvolvendo um câncer no animal. Acontece que deram o equivalente a 800 latas de refrigerante por dia para ele... Nunca foi observado que um uso balanceado de adoçante não pode levar alguém a ter câncer.

4 - A cirurgia pode espalhar o câncer no corpo

Acredita-se que essa ideia errônea surgiu a muito tempo atrás. Médicos só conseguiam diagnosticar o câncer quando já estava avançado... Consequentemente, se espalhando. Com o tempo, o que se espalhou foi essa ideia errada. Contudo, cirurgias não espalham o câncer.

5 - Só mulheres tem câncer de mama

Por incrível que pareça, em torno de 2000 homens são diagnosticados com câncer de mama por ano. Contudo, sim, as mulheres possuem uma chance muito maior de desenvolver essa condição, porém, já que o homem também possui tecido mamário, ele não está fora da estatística.

6 - Risco de câncer aumentou

Sim, temos mais câncer do que no passado, contudo, também temos mais pessoas e outros fatores para isso... Em outras palavras, se formos comparar de forma equivalente, hoje em dia temos menos câncer que antigamente. Um outro fatos é que hoje isso é muito mais falando que antes, por isso temos a impressão que antigamente essas coisas não aconteciam.

7 - Já existe uma cura definitiva para o câncer, porém...

...A industria farmacêutica está escondendo isso com ela. Teorias da conspiração à parte, se uma instituição declara-se a posse da cura do câncer, ela seria muito rica. Em outra palavras, se alguém tivesse a cura, não haveria hesitação em patenteá-la. Contudo, em um artigo médico recente, avanços estão sendo feitos e estamos cada vez mais perto de termos a tão sonhada cura para esse mal.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário e até a próxima!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+