Curiosidades

7 maiores sinais da evolução do ser humano

0

Vivemos em uma constante evolução, não é mesmo? Basicamente tudo que existe nesse mundo parra por uma evolução. Um exemplo disso são os aparelhos tecnológicos que estão melhores a cada dia que passa. Um modelo novo de celular, por exemplo, pode se tornar algo ultrapassado daqui há 1 mês, quando lançarem um modelo com pelo menos uma ferramenta a mais. Se olharmos para trás, não muito distante, podemos ver que as coisas evoluíram assustadoramente em questão de meia década apenas. Até mesmo os animais, seres naturais evoluem através da junção de espécies, ou seja, o cruzamento. Outros dão origem a novas espécies por causa do processo chamado de seleção natural, onde devem se adaptar ao ambiente em que vivem.

Assim acontece com a gente, seres humanos. Com o passar dos anos, evoluímos algumas coisas em nós e outras partes do nosso corpo tornam-se desnecessárias. O mais interessante é que podemos acompanhar de perto esse progresso da evolução. Pensando um pouco mais sobre o assunto, nós da Fatos Desconhecidos listamos algumas coisas que mostram os maiores sinais da evolução humana. Antes de apresentarmos a lista para vocês, pedimos que compartilhem com seus amigos. Agora, sem mais delongas, confiram conosco.

1 – Arrepios

Os seres humanos ficam arrepiados quando se sentem com frio, estão assustados e, em alguns casos, irritados. Muitas criaturas têm arrepios pelos mesmos motivos, assim como podemos ver em gatos ou cachorros. Outras espécies fazem isso para parecerem maiores e assim assustar seus inimigos. A prova de que evoluímos, é que esses arrepios em nós nos tempos frios, fazer com que o ‘aumento’ do cabelo atrapalhe a passagem de ar na pele, criando então um isolamento e calor.

2 – Músculos Extras na Orelha

Também conhecido como músculos extrínsecos da orelha, esses músculos auriculares servem para girar e manipular os ouvidos dos animais. Isso serve para eles focarem em um som específico sem ter que movimentar a cabeça. Os humanos têm esse músculo e usávamos para os mesmos fins, mas agora são tão fracos que se tornaram incapazes. Nos gatos isso é algo muito comum ainda, visto que eles precisam fazer os menores movimentos para caçar um pássaro, por exemplo.

3 – Músculo Plantaris

Esse músculo é utilizado pelos animais para agarrar e manipular melhor os objetos com os pés. Os seres humanos ainda possuem esse músculo, porém está tão subdesenvolvido que geralmente é retirado pelos médicos quando precisam de um tecido para reconstrução em outras partes do corpo. Esse músculo é tão insignificante para o corpo que pelo menos 9% das pessoas nascem sem ele.

4 – Dentes do Siso

Os primeiros seres humanos comiam muitas plantas. Além disso eles precisavam comer rapidamente. Só assim conseguiriam comer uma quantidade necessária para adquirirem todos os nutrientes necessários. Por esse motivo, tínhamos um conjunto extra de molares, isso fez com que nossas bocas fossem maiores e mais produtivas. Com o tempo, nossas mandíbulas cresceram de forma apropriada, fazendo com que esses dentes se tornassem desnecessários. Não precisamos mais deles e por esse motivo muitos fazem cirurgia para removê-los.

5 – Terceira Pálpebra

Se você observar um gato piscando, vai ver uma membrana branca atravessando o seu olho. Isso é chamado de terceira pálpebra. Isso é muito raro nos mamíferos. É mais comuns em aves, répteis e peixes. Nós seres humanos temos uma terceira pálpebra remanescente, mas que não funciona. Algumas pessoas possuem ela mais visível do que outras.

6 – Cóccix

O cóccix é remanescente do que antes poderia ser uma cauda humana. Com o passar dos anos, perdemos a necessidade de ter uma cauda, mas não perdemos a necessidade do cóccix. Agora ele funciona como uma estrutura de suporte para diversos músculos. Serve também para quando uma pessoa se sentar, conseguir se inclinar para trás.

7 – Apêndice

O apêndice não tem um uso eficaz nos seres humanos e geralmente é retirado quando infecciona. Embora a sua função seja desconhecida, os cientistas acreditam nas afirmações de Darwin. Uma vez essa parte pode ter ajudado a processar a celulose no corpo por causa da dieta rica em folhas. Com o passar dos anos, conforme a dieta mudou, o apêndice tornou-se inútil.

E aí, você sabia dessas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

7 teorias da conspiração que podem muito bem serem reais

Matéria anterior

7 sinais de que você será um criança para a vida toda

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.