EntretenimentoMundo Afora

As maiores barreiras construídas pelo homem

0

Muralhas e barreiras foram construídas por inúmeros motivos durante a história da humanidade. Proteção para guerras, contra invasões de tribos inimigas e até mesmo para impedir que pragas adentrem os países. Separamos para você as 10 maiores barreiras físicas construídas pelo homem.

A cerca de Dingo, Austrália

Fonte: The Conversation

Essa barreira tem o objetivo de manter os cães selvagens longe das áreas agrícolas no sudeste da Austrália e proteger os rebanhos de ovelhas no sul de Queensland. Sua construção levou vários anos e foi concluída apenas em 1885. É a cerca mais longa do mundo, com mais de 5 mil km.

Muralha de Adriano, Inglaterra

Fonte: Get Your Guide

Esta gigantesca parede foi construída pelos romanos para proteger sua colônia britânica das tribos na Escócia e é considerada a muralha mais longa da Inglaterra. Ela se estende por 117 km de costa a costa

O Muro de Berlim, Alemanha

Fonte: Estudo kids

A construção desse muro segregacionista começou em 1961, no auge da guerra fria, como uma barreira entre o leste e o oeste da Alemanha. Foi construído no meio de Berlim pela Alemanha Oriental para impedir que os berlinenses orientais tentassem escapar para o oeste. O muro foi destruído com a queda da União Soviética, em 1989, e seus vestígios ainda podem ser encontrados hoje em Berlim, sendo uma das maiores atrações turísticas da capital alemã.

Linha Maginot, França

Fonte: Aventuras na História

Essa linha foi uma muralha construída pela França durante os anos 30 ao longo de sua fronteira com a Alemanha. Esse muro defensivo era composto por fortificações de concreto, obstáculos, túneis e muitas instalações de armas, com a finalidade de impedir algum tipo de ataque alemão. A largura da barreira era de 20 a 25 km e o comprimento era de 720 km. Demorou anos para ser concluída e uma quantia incrível de dinheiro foi gasta, mas não teve nenhuma serventia para proteger a França da Alemanha na segunda guerra mundial.

Cerca à prova de coelhos, Austrália

Fonte: Which Car

Essa cerca foi construída entre 1901 e 1907 para manter coelhos e outras pragas longe do oeste da Austrália, com as mesmas intenções da cerca de dingo. Na realidade, haviam três segmentos de cerca, mas o primeiro, após sua conclusão, foi a mais longa cerca não quebrada do mundo, estendendo-se continuamente por 1.833 km.

A barreira Indo-Bangladesh, Índia

Fonte: Alchetron

A Índia está atualmente construindo a barreira Indo-Bangladesh, uma barreira com 3.406 km de comprimento ao longo da fronteira com Bangladesh. A barreira é formada por paredes de concreto de 3 metros de altura e arame farpado, eletrificada em alguns trechos, junto com caminhos para patrulha. O objetivo da barreira é impedir o contrabando de narcóticos e a maior parte já está concluída, com planos de chegar a quase 4 mil km.

Barreira de inundação Delta Works e Oosterscheldekering, Holanda

Fonte: Mapcarta

Esse é o maior projeto de barreira contra inundações do mundo, protegendo grande parte da Holanda. Localizado a 1,5 horas de carro de Amsterdã, consiste em vários meios, incluindo barragens e barreiras para impedir esse desastres.

Linha Seigfried, Alemanha

Fonte: YouTube

A linha Siegfried, como foi chamada pelos Aliados, ou Westwall, como foi chamada pelos alemães, era uma muralha defensiva construída entre 1938 e 1940 pela Alemanha em oposição à Linha Maginot francesa. A Linha Siegfried se estendeu por mais de 630 km da fronteira com a Holanda até a fronteira com a Suíça e contava com 18 mil bunkers, túneis e armadilhas para tanques. A barreira foi planejada por Hitler em 1936 para a propaganda nazista.

Zona Desmilitarizada Coreana, Península Coreana

Fonte: Get Your Guide

Essa barreira existe dividindo a Coréia do Sul e a Coréia do Norte, passando por toda a Península Coreana em um comprimento total de 250 km e uma largura de cerca de 4 km. Essa é a fronteira mais militarizada do mundo, porém o isolamento natural do local criou uma das áreas mais bem preservadas de habitat natural da Coréia com várias espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção.

A Grande Muralha da China, China

Fonte: Agência Brasil

A Grande Muralha da China se estende por 8.850 km. Construída para proteger as fronteiras do norte do Império Chinês dos ataques de tribos nômades, a Grande Muralha costuma ser considerada a única estrutura feita pelo homem visível do espaço a olho nu, mas essa lenda é falsa.

Imagens: The Conversation, Get Your Guide, Estudo kids, Aventuras na História, Which Car, Alchetron, Mapcarta, YouTube, Get Your Guide, Agência Brasil, Segredos do Mundo.

6 restaurantes para veganos, em Goiânia

Matéria anterior

Os castelos mais bonitos da história

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos