7 maneiras geniais de parar o soluço

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      23/09/15 às 19h56

O soluço pode se benigno. Nesse caso, apesar de incômodas e desagradáveis, as crises costumam ser passageiras e autolimitadas. Elas podem ter como causa a distensão do estômago provocada pela ingestão de grande quantidade de alimentos, de bebidas carbonatadas, como os refrigerantes, ou pela deglutição de ar.

Mas saiba que mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio. Você já percebeu que quando começamos a soluçar, temos tendência a não parar? Isso gera um grande constrangimento, não é mesmo? Muitos costumam beber água, mas às vezes só a água não resolve.

Confira 7 maneiras geniais de parar o soluço. Aposto que dessas você não sabia!

1. Coma açúcar

como-fazer-hidratacao-com-acucar-em-casaVocê vai ter que deixar a dieta de lado por um instante. Esse ato sobrecarrega as extremidades do nervo na boca com uma sensação doce. Essa sensação vai ocupar o cérebro imediatamente com outras reações. Experimente também o açúcar na parte de trás da língua, onde sentimos o gosto "azedo". Curioso, não?

2. Leve um susto

Susto-termina-soluço-tricurioso-710x434
No momento em que a pessoa se assusta o organismo libera a adrenalina, substância que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico, interrompendo o problema. Mas para que isso ocorra a pessoa tem que se assustar de verdade. O susto ativa o nervo vago e coloca um ponto final nos soluços.

3. Tampe os ouvidos

dor-de-ouvido-remedios-caseiros-para-dor-de-ouvido-1024x576
Que relação existe entre os ouvidos tapados com o soluço? É simples! Alguns médicos recomendam que você tape os ouvidos para parar os soluços, porque o nervo frênico tem ramificações que chegam à região do sistema auditivo. Ouvidos tampados fazem com que essa área seja estimulada, e o nervo volta a funcionar bem.

4. Pare de respirar por alguns segundos

822Prender a respiração para dar um fim no soluço funciona, pois aumenta a quantidade de CO2 no sangue, e esse problema se torna mais urgente a ser resolvido pelo organismo. Dá tão certo quanto respirar dentro de um saco de plástico, pelo mesmo motivo. Fazer careta esticando a língua também pode parar os soluços.

5. Maneire na comida

salada-crocanteComer muito e rapidamente pode causar soluços. Alguns especialistas defendem a teoria de que os soluços são uma forma do nosso corpo avisar para pararmos de comer. Além disso, se não damos uma maneirada na rapidez que comemos, podemos ingerir sem querer o ar preso entre pedaços dos alimentos, o que faz com que o frênico comece a reagir. Por isso, não tenha pressa! Coma devagar.

6. Bebida alcoólica

bebida-alcoolica

Você já percebeu que quando você ingere bebida alcoólica, você costuma soluçar? Isso porque, bebidas alcoólicas podem causar irritação no esôfago e no estômago ao mesmo tempo. O sistema digestivo não só fica irritado com o álcool, como também o esôfago pode se expandir ocasionando os soluços.

7. Beba água

aguaTenho certeza que essa técnica não é nenhuma novidade para você, não é mesmo? Mas você sabe porque a água ajuda a dar um fim no soluço? Ela simplesmente interrompe o ciclo de soluços, ou seja, acalma os nervos. Fazer gargarejos com a água também está valendo. E aí, você concorda?

Fonte: muitointeressante

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+