• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maravilhas naturais que você não vai acreditar que existem

POR Isabela Ferreira    EM Natureza      29/01/18 às 13h59

Nosso mundo é cheio de lugares realmente incríveis. Para os mais aventureiros, é sempre bom conhecê-los, pois podem se transformar em um possível destino de viagem. São lugares marcantes e que carregam consigo, traços capazes de nos provocar os mais diferentes e intensos sentimentos. Por outro lado, também acontecem alguns eventos maravilhosos que poucos conhecem.

São maravilhas naturais bastante raras, que podem ser presenciadas vez ou outra, sendo que algumas delas ainda ocorrem apenas em lugares específicos. Já ouviu falar da caverna de cristais, por exemplo? É algo realmente deslumbrante. Pensando nisso, nós aqui da Fatos, separamos abaixo 7 maravilhas naturais que você não vai acreditar que existem. Dá uma olhada!

1 - Círculos de gelo

Este é um raro fenômeno que acontece em águas de regiões com o clima muito frio. Se formam uma grande quantidade de discos de gelo que podem variar de tamanho e já foram registrados na Escandinávia, em alguns países da América do Norte e também na Grã-Bretanha, no ano de 2009. Acredita-se que ocorrem em curvas no rio, onde a correnteza da água cria uma força capaz de fazer com que o gelo gire e tome tal formato. É realmente uma das maravilhas naturais de nosso mundo.

2 - Pilares de luz

Este é um fenômeno que dificilmente pode ser presenciado em nosso país, mas é algo simplesmente incrível. Trata-se de um evento visual provocado por reflexos de luz produzidos por cristais de gelo com superfícies planas, quase horizontais. O mais comum é que a a luz solar seja refletida, mas também pode acontecer com a luz lunar, e também com iluminação urbana um pouco mais forte. Ocorre principalmente no pôr do sol.

3 - Relâmpago do Catatumbo

Esta é uma das maravilhas naturais que ocorrem apenas na Venezuela, sobre a foz do rio Catatumbo, considerado como o maior gerador de ozônio troposférico de nosso planeta. Tem origem de uma tempestade de nuvens que formam um arco. Se estendem por mais de 5 quilômetros de altura, ocorrendo entre 150 a 160 noites anualmente, 10 horas por dia, em até 280 vezes por hora. Tudo acontece sobre um pântano nas redondezas do lago Maracaibo. O fenômeno pode ser avistado mesmo se você estiver a uma distância considerável.

4 - Penitentes de neve

Em altitudes elevadas podemos encontrar essas maravilhas naturais chamadas de "penitentes". Tratam-se de formações de neve ou gelo que assumem a forma de lâminas. Apenas para que você tenha uma ideia, eles podem chegar a altura de uma pessoa com estatura média. Foram registrados pela primeira vez no ano de 1839, pelo ilustre naturalista Charles Darwin.

5 - Maré Vermelha

As marés vermelhas acontecem principalmente pela formação em excesso de algas tóxicas, que por sinal, possuem um tom avermelhado. Podem ocorrer pelos mares de todo o mundo, no entanto, o mais comum é que aconteça em áreas costeiras, sem haver uma frequência definida. Quando o fenômeno ocorre, é possível encontrar manchas avermelhadas pelas águas, que também podem assumir um tom roxo ou mais rosa. Os peixes ali presentes ficam contaminados e se tornam impróprios para consumo.

6 - Caverna de Cristais

Já ouviu falar dessa caverna? Encontra-se na Mina de Naica, localizada no estado de Chihuahua, no México. Lá é possível encontrar enormes cristais formados por selenite, sendo que alguns são os maiores cristais naturais de todo nosso mundo. Para que você entenda melhor do que estamos falando, apenas tome nota: o maior cristal encontrado por lá possui cerca de 11 metros de comprimento, 4 de diâmetro e pode pesar incríveis 55 toneladas!

Sem utilizar proteção adequada, humanos sobreviveriam apenas 10 minutos dentro da caverna. Este é um dos principais fatores para que até hoje, ela não tenha sido suficientemente explorada. Sem dúvida, uma das grandes maravilhas naturais presentes em nosso planeta.

7 - Terraço Rosa e Branco

Esta é uma das maiores maravilhas naturais encontradas sobre a Terra, e pôde ser considerada como a oitava maravilha do mundo. Formavam cascatas de deságue no Lago Rotomahana, na Nova Zelândia. Se originavam de duas das maiores formações de sílica já encontradas no mundo. Uma delas apresentava cor roseada, devido a algumas impureza químicas, e a outra possuía tom branco brilhante.

Acontece que, durante muito tempo acreditava-se que o terraço rosa e branco teria sido destruído por uma erupção vulcânica ocorrida em 1886. No entanto, ano passado alguns pesquisadores divulgaram que podem ter encontrado o lugar exato de tais formações, e que não foram destruídas.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outras maravilhas naturais que não foram mencionadas em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+