Entretenimento

7 músicas que causaram polêmica por causa de suas mensagens subliminares

0

Não foi há muito tempo que músicas e seus vídeos não eram mais do que uma maneira de o artista expor mais sua imagem e se popularizar, sem transmitir nenhum tipo de mensagem mais profunda. Mas agora, com a evolução da internet e da TV, muitos artistas usam suas obras para atrair a atenção para um tema polêmico, mesmo de forma subliminar.

O cenário atual da música tem proporcionado a bandas, cantores e cineastas a oportunidade de fazer declarações artísticas mais ousadas e, inevitavelmente, isso também significa fazer algo que provoque polêmica, destinada a atrair mais atenção para um tema e para a própria canção.

Isso tem levado a alguns vídeos, como o vídeo do Nine Inch Nails para “Closer”, ou de Bjork “Pagan Poetry” a serem banido totalmente (embora ambos possam ser vistos no Youtube), bem como alguns vídeos com mensagens implícitas como “Formation” da cantora Beyoncé e “They Don’t Care About Us” do rei do pop Michael Jackson.

1. MIA – ‘Born Free’

MIA é, obviamente, uma das cantoras que mais causam controvérsia atualmente e esse vídeo extremamente gráfico é a prova disso. Ele aborda os genocídios que acontecem ao redor do mundo e mostram um grupo de rapazes de cabelos vermelhos sendo brutalmente assassinados.

2. Radiohead – ‘All I Need’

Esse vídeo é uma crítica a sociedade dos países desenvolvidos que não enxergam diversos problemas gravíssimos que acontecem ao seu redor. O vídeo foi temporiariamente exibido em TV1s na época de seu lançamento mas, foi banido definitivamente.

3. Rage Against the Machine – ‘Testify’

Este vídeo dirigido por Michael Moore é recheado com vários temas e tópicos, incluindo a obsessão por petróleo, a corrupção na política e os graves problemas sociais que rondam sociedades ao redor do mundo.

4. Skinny Puppy – ‘Testure’

Skinny Puppy é provavelmente mais conhecido por suas insanas apresentações ao vivo que utilizam sangue falso, cordas de enforcamento e imagens que descrevem experiências com animais e as consequências terríveis de uma guerra química. Este vídeo em particular chama a atenção para o uso da vivissecção, e é realmente difícil de assistir.

5. 2Pac – ‘Brenda’s Got A Baby’

Esta música poderosa explora questões associadas à gravidez na adolescência, as dificuldades de crescer em áreas pobres e urbanas, e uma falta de recursos dos membros mais pobres da sociedade. A coisa mais impactante é que a música tem mais de 20 anos de idade e ainda retrata situações que acontecem em 2016.

6. Beyoncé – Formation

https://www.youtube.com/watch?v=SytlGK1-Ums

O vídeo e a música fazem referências ao furacão Katrina, cultura negra em Louisiana, a brutalidade policial e ao racismo. O vídeo da música também modifica a canção para incluir falas do artista de Nova Orleans, Big Freedia, e o Youtuber Messy Mya, que foi assassinado em Nova Orleans em 2010.

7. Michael Jackson – They Don’t Care About Us (Versão Prisão)

https://www.youtube.com/watch?v=wgEmpp4XE5s

A canção foi acompanhada por dois vídeos, dirigidos por Spike Lee . O primeiro foi filmado em dois locais no Brasil: no Pelourinho, no centro histórico da cidade de Salvador e em uma favela do Rio de Janeiro chamada Dona Marta. Na favela, as autoridades estaduais tinham tentado proibir toda a produção por medo de o vídeo prejudicar a imagem da cidade.

Ainda assim, os moradores da área estavam felizes de ver o cantor, esperando que seus problemas fossem visíveis para um público mais amplo. O segundo vídeo foi filmado em uma prisão e continha imagens e múltiplas referências a abusos contra os direitos humanos como: policiais atacando afro-americanos, a repressão militar dos protestos na Praça Tiananmen, a Ku Klux Klan, crimes de guerra, genocídio, execuções, lei marcial e outros abusos.

9 realidades ocultas sobre o dono da Playboy

Artigo anterior

Conheça o teclado secreto do iPhone com mais de 100 emoticons

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido