CuriosidadesEntretenimentoHistória

7 obras de arte caríssimas encontradas por acaso

0

O valor de uma obra de arte é subjetivo. Normalmente as diretrizes de mercado determinam o preço de uma produção. Nesse caso consideram-se a história do artista, se a obra faz parte de alguma coleção, se o artista já morreu etc. No caso de um quadro, o tamanho também conta. Eles são vendidos em leilões para compradores que preferem se manter anônimos.

Esse é o destino da maioria das obras de arte achadas por acaso. De repente você tem um tesouro aí dentro de casa e nem se deu conta. Mas podem haver colecionadores hávidos para adquirir essa peça que você pode ter aí, na sua casa.

Esse foi o caso de vários nesta lista. Com exceção dos casos mais antigos, como da Vênus de Milo e da estátua do faraó Taharqa, algumas pessoas encontraram fortunas onde menos imaginavam. Confira:

1- Vênus de Milo

venus-de-milo

A famosa escultura foi encontrada por um camponês em 1820. Yorgos estava cavando em seu campo, na ilha de Milos, quando se deparou vários blocos esculpidos. Depois de cavar mais um pouco, encontrou 4 estátuas – 3 de Hermes e 1 de Afrodite.

Algumas semanas depois, a expedição arqueológica Choiseul chegou à ilha e comprou Afrodite de Yorgos. Ela foi levada para a França, onde recebeu de Louis XVIII o nome de “Vênus de Milo”.

2- Coyolxauhqui

Coyolxauhqui_disc

O relevo da deusa asteca da noite foi encontrado por eletricistas em fevereiro de 1978. Eles estavam colocando linhas na esquina de uma rua movimentada na cidade do México e descobriram a pedra de 20 toneladas. Este artefato foi enterrado antes da destruição da civilização asteca pelos conquistadores espanhóis em 1521.

3- Filmes do cinema antigo

Cinemascope-Mosfilm

Em 1978, mais de 500 filmes datados de 1903 a 1929 foram encontrados em uma escavação em Dawson City, Yukon, Canadá. Em circunstâncias normais, os filmes estariam totalmente deteriorados, mas estes estavam incrivelmente preservados.

4- Van Gogh

Cat_51_Van-Gogh_poppies_FULLWEB

Um casal do subúrbio de Milwaukee, Wisconsin, EUA, pediu a um curador de arte que avaliasse uma pintura que eles tinham em casa. Lá o homem descobriu um Van Gogh original de 1886. Em março de 1991, a pintura foi vendida em um leilão por 1,4 milhões de dólares.

5- Declaração da Independência Americana

Declaração de Independência dos Estados Unidos da América

Um analista financeiro da Filadélfia estava garimpando artigos em um mercado de pulgas na Pensilvânia e comprou por 4 dólares uma moldura de madeira que lhe chamou atenção. Em casa, ele encontrou um documento dobrado entre a tela e o apoio de madeira. Era uma das 24 cópias da Declaração da Independência, de 1776. Em Junho de 1991, ele a vendeu em um leilão por 2,4 milhões de dólares.

6- Estátua do Faraó Taharqa

rei egito faraó Taharqa

Durante anos, os funcionários do Museu de Arqueologia de Southampton, na Inglaterra, apoiaram suas bicicletas em um grande bloco de pedra preto que havia no porão do prédio. Em 2000, um egiptólogo descobriu que a pedra era uma estátua do faraó Taharqa, feita há quase 3 mil anos.

7- Exército de Terracota

p4110475

Um grupo de agricultores chineses cavavam um poço perto da cidade de Xian, em 1974, quando descobriram uma estátua enterrada. Quando os arqueólogos chegaram ao local e realizaram novas escavações, encontraram cerca de 8 mil esculturas, cavalos em tamanho natural, e carros construídos no século III A/C.

Já tinha ouvido falar de alguma dessas obras?

Porque algumas pessoas colocam a língua pra fora na hora de se concentrar?

Matéria anterior

7 brinquedos bizarros do Japão

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos