• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 peixes que incrivelmente caçam animais terrestres

POR Isabela Araujo    EM Curiosidades      01/08/18 às 15h43

Os peixes geralmente se alimentam de animais ou plantas que também se encontram no ambiente aquático. Os animais terrestres além de alimentarem de presas na terra, estão habituados a entrarem na água para caçar animais marinhos. Mas você sabia que existem alguns peixes que invadem o território dos animais terrestres? Pode parecer estranho, mas eles conseguem capturar alguns animais que sobrevoam perto da água. Alguns deles podem até viver dias na terra.

Você certamente já deve ter ouvido a expressão "peixe fora d'água", certo? Esses animais se encaixam perfeitamente nela. Confira essa lista de alguns peixes que se aventuram em ambientes terrestres em busca de outros animais:

1 - Peixe arqueiro


O arqueiro pertence a espécie oxotes jaculatrix e é encontrado no Indo-pacifico e no norte da Austrália. Esse peixe consegue caçar insetos pendurados em galhos de árvores acima da água. O arqueiro não pula para pegar sua presa, mas dispara em um jato d"água contra o inseto. Ele consegue atingir o inseto de uma só vez, enviando a pobre criatura para a água.

2 - Tubarão-tigre


As pessoas achavam que os tubarões-tigres se alimentavam exclusivamente de animais marinhos e aves aquáticas até que Marcus Drymon, um pesquisador do Dauphin Island Sea Lab, provou que esses animais também se alimentam de animais terrestres. Em 2009, Drymon estava marcando um Tubarão-tigre durante um exercício de amostragem de rotina na costa do Alabama. O animal cuspiu algumas penas. Essas não pertenciam a aves aquáticas e sim terrestres.

3 - Enguia


A Enguia é um peixe que se parece bastante com uma cobra. Embora ela se alimenta de animais marinhos, esse animal também adora besouros. Quando o peixe vê o inseto, ele deixa a água e se contorce pela terra. Uma vez perto do besouro, o peixe eleva a parte da frente de seu corpo sobre o besouro e inclina a cabeça para baixo em direção ao inseto.

Então, a enguia pega o besouro e o leva de volta para a água para finalmente devorá-lo. Esse animal consegue fazer isso graças à sua espinha, a qual evoluiu perfeitamente permitindo que ele se inclinasse para pegar o besouro.

4 - Mudskipper (Saltador do Lodo)


O Saltador de Lodo tem esse nome por razões óbvias. Ele anda e vive mais tempo na terra do que na água. Esse peixe consegue respirar dentro e fora d"água e tem comportamento e características que lembram os anfíbios. O Saltador de Lodo sai da água para caçar, defender seu território e até se acasalar. Eles geralmente se alimentam de insetos, minhocas e pequenos caranguejos.

5 - Peixe-tigre-africano


Esse peixe ama se alimentar de andorinhas que voam rapidamente acima da água. Ele é capaz de alcançá-las graças ao seu corpo de 1 metro de comprimento e seus dentes afiados. Curiosamente, é o único peixe de água doce conhecido por caçar dessa maneira.

O peixe-tigre-africano usa diferentes métodos para capturar voadores. Ele persegue o pássaro da superfície da água e salta para pegá-lo ou se esconde debaixo d'água e pula no momento em que o pássaro passa voando.

6 - Peixe-cabeça-de-cobra


Esse peixe é nativo da Ásia e geralmente é importado para a América. Ele é capaz de caçar em ambientes terrestres e até de viver fora da água por alguns dias. Eles conseguem devorar animais como sapos, aves, cobras, patos e até tartarugas que se encontram em até um metro de distância.

7 - Truta-arco-íris


A truta-arco-íris é um peixe colorido de água doce cujo corpo é coberto de manchas pretas. Ele é conhecido por sua capacidade de saltar alto. Este peixe tem uma dieta diversificada e caça desde insetos a outros pequenos peixes e até mesmo pequenos mamíferos terrestres. Pesquisadores não sabem ao certo como esses peixes capturam animais como mamíferos terrestres, mas suspeitam que as trutas pegam essas criaturas quando vagam muito perto dos rios.

Próxima Matéria
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+