Você pode até não gostar do Superman, mas respeitar é preciso. Devemos a ele boa parte dos heróis de que tanto gostamos hoje. A criação de Jerry Siegel e Joe Shuster foi tão influente no meio cultural que possui uma versão em quase todos os universos fictícios. Inclusive, ainda hoje o personagem é referência quando desejamos nos referir a alguma pessoa extremamente poderosa. Seu simbolismo viajou o mundo e chegou até mesmo no Japão. Assim, o Superman serviu como base para a criação do All Might, personagem do anime/mangá My Hero Academy.

Toshinori Yagi, ou simplesmente All Might, foi o primeiro herói para o qual fomos apresentados no universo de My Hero Academia. Como símbolo da paz daquele mundo, ele também é professor de Ensinos Fundamentais e, assim como Superman, possui um icônico uniforme azul e vermelho. All Might conseguiu bastante fama com o tempo e se tornou uma inspiração para os jovens aspirantes a heróis. As semelhanças com o Homem de Aço são muitas e, por isso, resolvemos listar alguns pontos nos quais o All Might possa levar alguma vantagem.

1 – Origens

O Superman foi criado tendo como base os melhores valores humanos graças aos pais amorosos. Ele desenvolveu sua moralidade a partir de experiências vividas e amizades feitas ao longo do tempo e assim se tornou um símbolo de paz e esperança. Contudo, ele continua um alienígena. All Might possui os mesmos princípios, é um exemplo de que as pessoas podem praticar o bem e alcançar as melhores versões de si. Basta querer.

2 – Perda de personalidade

O Homem de Aço acompanhou as mudanças do cenário social e, como consequência, sofreu alterações em sua personalidade. Os fãs mais tradicionais não gostaram das mudanças e alegaram que o herói havia se perdido com o tempo. O Clark de hoje luta para encontrar seu lugar no mundo moderno. Com a chegada de Rebirth, entretanto, aos poucos o personagem tem retornado à sua antiga forma. Por outro lado, All Might tem conseguido manter a mesma personalidade. Sua figura segue a cartilha de um bom escoteiro, sempre alegre e disposto a ajudar outras pessoas.

3 – Poderes

No começo de suas histórias, o Superman era tão poderoso que era difícil encontrar inimigos à sua altura (algo que fazia com que ele não fosse tão interessante). As coisas mudaram com o tempo e ele foi, digamos, enfraquecido. Clark ganhou algumas fraquezas, mas ainda assim pode ser considerado um deus entre os homens. Diferente disso, All Might tem lá suas limitações, podendo até mesmo machucar seu corpo gravemente. Outra singularidade é o fato de ele poder passar seu principal poder, o One For All, para futuros candidatos.

4 – Simbolismo

Embora Superman tenha resistido ao tempo em termos de ícone do mundo real, os dois personagens são símbolos para seus respectivos universos. O problema é que o Homem de Aço é apenas uma pessoa e sempre será assim, ao contrário de All Might. Ele representa um manto: Toshinori Yagi o usa agora, mas qualquer pessoa pode ser All Might.

5 – Alter ego

Como Bill deixou bem explicadinho em Kill Bill Vol. 2, Clark Kent é o alter ego do Superman. Clark é o retrato de um ser humano médio, sem graça e sem importância aos olhos de terceiros. O mesmo não acontece com Toshinori Yagi, o alter ego de All Might tem sua relevância para a história em si - além de quebrar o estereótipo. Quem esperava que ele fosse ter aquela aparência?!

6 – Nêmeses

Sendo Lex Luthor o nêmeses de Superman, a estrutura músculos contra cérebro permanece a mesma. A rivalidade entre All Might e All For One possui uma riqueza dramática maior. O adversário do herói é sempre uma grande ameaça tanto física quanto mental. Nunca é fácil lutar contra uma pessoa capaz de roubar seus poderes e evoluir com o tempo.

7 – Frases de efeito

O Homem de Aço já representou e defendeu muitos ideais, mas nunca chegou a ter qualquer frase de efeito. Nem mesmo um “não use drogas”. No fim do dia, elas podem fazer a diferença para você ser lembrado - e All Might possui um arsenal delas. Uma das usadas por ele, por exemplo, é “Salve pessoas com um sorriso”. É genial, além de servir como uma grande inspiração.

Não deixe de comentar com a gente se você concorda com os pontos listados acima.

Publicado em: 25/06/18 17h49