Fatos Nerd

7 quadrinhos obrigatórias para novos fãs do Superman

0

Existem alguns quadrinhos essenciais para os novos fãs do Superman. O herói responsável por abrir o caminho para tantos outros nos quadrinhos. Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, ele foi o primeiro grande sucesso do gênero e ainda permanece um dos personagens mais populares do planeta. Quando Clark Kent chegou às páginas dos quadrinhos em 1938, ele era extremamente poderoso.

No começo de suas aventuras, Superman era um deus entre os mortais. Originário do planeta Krypton, ele foi enviado à Terra ainda bebê. Devido à radiação do nosso sol amarelo, ele desenvolveu superpoderes, os quais usou para lutar contra o crime, fazer o bem e espalhar a esperança.

Sendo assim, é natural o personagem ter centenas de títulos publicados. Caso não conheça muito do herói e esteja interessado em dar uma chance ao escoteiro, separamos alguns de seus quadrinhos que contribuíram para sua história na nona arte.

1 – All-Star Superman

7 quadrinhos obrigatórias para novos fãs do Superman

Escrita por Grant Morrison, com arte de Frank Quitely, a história publicada entre 2005 e 2008 se tornou um dos quadrinhos mais importantes do herói.

Nela, vemos um futuro alternativo, no qual Superman absorve uma quantidade absurda de radiação solar para salvar a Terra. Como consequência, a energia solar, ao invés de lhe deixar mais forte, passa a fazer o efeito contrário. Ou seja, devido a tal exposição, o Homem de Aço começa a morrer.

Acompanhamos então seus últimos dias no planeta. Vemos o que Superman faz quando lhe resta pouco tempo de vida. Os lugares que ele visita, as pessoas que ele procura estar próximo e, principalmente, qual sua preocupação com o legado que deixará.

2 – Superman: Entre a Foice e o Martelo

O quadrinho é uma elseworld com roteiro de Mark Millar e arte de Kilian Plunkett e Dave Johnson. Para desenvolver a história, Millar partiu da simples premissa: e se Superman tivesse crescido na União Soviética?. E assim nasceu um dos títulos mais notórios da DC Comics.

Na trama, a nave de Kal-El cai na Rússia comunista, em vez dos Estados Unidos. Dessa forma, Clark não é criado em uma pequena fazenda no Kansas. Não teve o amor e os ensinamentos de Jonathan e Martha Kent. Sua nave cai em solo russo, na época em que o país ainda era a União Soviética.

Aqui, temos o pior cenário possível, pois Clark acaba nas mãos do governo. A história trabalha com a hipótese de como seria um Superman criado sob as asas de Joseph Stalin, explorando temas políticos e mesmo a personalidade do herói, o qual acredita que não há outro jeito de salvar o mundo a não ser o dominando.

3 – Action Comics: Brainiac

7 quadrinhos obrigatórias para novos fãs do Superman

Apesar de Superman ter vários vilões na sua lista, sem dúvidas Brainic é um dos mais interessantes. Dotado de uma inteligência extraordinária, o alien coleta cidades de diferentes civilizações de planetas que morreram. No caso de Krypton, Brainiac coletou a cidade de Kandor.

E um dos melhores encontros entre os personagens acontece na edição Action Comics de 2008. Escrita por Geoff Johns, com arte de Gray Frank, a história mostra Superman enfrentando pela primeira vez o verdadeiro Brainiac e não uma de suas cópias, trazendo de volta a cidade perdida de Kandor pós-Crise e o retorno da versão da Era de Prata do vilão.

4 – Identidade Secreta

Como seria se um Superman realmente existe em nosso mundo? Essa HQ responde vai mostrar justamente essa parte. Em um mundo real, onde inclusive a DC Comics existe, um garoto chamado Clark Kent – em homenagem ao herói – descobre que tem super poderes e decide combater o crime, se autointitulado Superboy.

As coincidências continuam, ele se muda para Manhattan e trabalha como repórter para o The New York Times, além de namorar uma certa Lois.

Publicada em 2004, Superman: Identidade Secreta é dividida em quatro partes, escrita por Kurt Busiek e desenha por Stuart Immonen.

5 – Superman: Terra Um

7 quadrinhos obrigatórias para novos fãs do Superman

O quadrinho faz parte do selo Terra Um da DC Comics, no qual alguns dos principais heróis da editora ganharam origem reimaginada.

Escrita por J. Michael Straczynski, com arte de Shine Davis, a história apresenta um Clark Kent bem mais jovem, ainda descobrindo seus poderes e o que fazer com eles. Aqui, o herói questiona o tipo de pessoa que ele pode e quer ser, em uma narrativa sensível e, por vezes, bastante lírica.

6 – A Morte de Superman

Esta provavelmente é o arco mais icônica do personagem. Idealizada por Mike Carlin e escrita por Louise Simonson, com arte de Jon Bogdanove e Dannis Janke, a história é tão simples quanto o título sugere.

Superman trava um confronto direto com Apocalipse para salvar a Terra. Indo até as últimas consequências, ele morre no processo. Porém, a ideia deu muito certo e a HQ foi sucesso geral.

Ela é seguida pelo título “Funeral para um Amigo”, no qual as pessoas finalmente entenderam o que Superman significava para o mundo.

7 – O que aconteceu ao Homem de Aço?

Outro título icônico do herói foi escrito por Alan Moore, com arte de Curt Swan, publicada em 1985. A história é narrada por Lois Lane, relatada após dez anos do desaparecimento do Superman.

Depois de salvar a Terra, o herói simplesmente sumiu e nunca mais foi visto. Embora o mundo tenha seguido em frente, as pessoas ainda se perguntam o que aconteceu ao Homem de Aço.

Dividida em duas edições, o quadrinho foi a última história do personagem antes do lançamento de Crise nas Infinitas Terras, obra clássica da DC Comics que reinicializou seu universo e heróis.

Fonte: CBR

Imagens: DC Comics.

Como um eclipse salvou a vida de Cristóvão Colombo?

Matéria anterior

7 documentários musicais que você deve assistir ainda hoje

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.