EntretenimentoFatos Nerd

7 super heróis que a Marvel copiou da DC

0

Quando o assunto é história em quadrinhos de super heróis, Marvel e DC são as maiores e referências para todo mundo. Por mais que existam diversas outras editoras fazendo bons trabalhos, seja com histórias originais ou tramas inspiradas nos clichês popularizados pelas duas pioneiras, o espaço que as duas gigantes ocupam é indiscutível.

Nos últimos anos, a popularidade dos heróis cresceu, junto com a chegada de diversas adaptações no cinema para histórias dos personagens consagrados nas páginas das revistas. Nas rodas de conversa, as disputas entre a qualidade de Marvel e DC fica aflorada a cada novo lançamento.

Para apimentar o debate, fomos atrás das origens daqueles personagens da Marvel criados com uma certa inspiração em histórias da DC. Por ora, confira alguns dos personagens criados por editores da Marvel e compare com outros já existentes, criados pela DC, e seja você mesmo o juiz dessa disputa.

OS ELÁSTICOS: Homem Borracha (1941) vs. Senhor Fantástico (1961)

elastico

Apesar de não ter o poder apresentado no nome, o Senhor Fantástico nada mais é do que o Homem Borracha da Marvel. Líder do Quarteto Fantástico, o cientista Reed Richards ganhou seus poderes de poder se esticar quando foi atingido por radiação cósmica numa missão espacial. Não muito diferente disso, o Homem Borracha original, da DC, só ganhou suas habilidades após ser vítima de um acidente químico durante um assalto.

OS JOVENS TALENTOSOS: Patrulha do Destino (Junho de 1963) vs. X-Men (Setebro de 1963)

jovens

Muitos podem dizer que o tempo de publicação das primeiras histórias de X-Men e Patrulha do Destino é muito curto para haver uma acusação de plágio, mas é difícil não reparar nas semelhanças entre as equipes. Dos dois lados, times de jovens desprezados pela sociedade lutando por aceitação e pela justiça. Se você acha que isso não basta, as duas equipes são lideradas por gênios em cadeira de rodas e tem inimigos de nome bem parecidos – Irmandade do Mal, para a Patrulha do Destino, e Irmandade de Mutantes, para os X-Men).

OS ARQUEIROS: Arqueiro Verde (1941) vs. Gavião Arqueiro (1964)

arqueiro

Nem só de superpoderes vivem os heróis das histórias em quadrinhos. Armados apenas com um arco repleto de flechas modernas, tanto Arqueiro Verde e Gavião Arqueiro são experts no tiro, tem grande senso de responsabilidade e de humor. Nos últimos anos, os dois heróis tem conquistado o público, pela série de TV Arrow e pelos filmes dos Vingadores.

AS GATAS: Mulher Gato (1940) vs. Gata Negra (1979)

cat

Não é muito fácil diferenciar as duas gatas dos quadrinhos. Gatas até nos nomes, as duas personagens se vestem com traje escuro e sexy, além de andar no limite da lei, tendo uma atração por roubos. Dos dois lados, tivemos a personagem variando de heroína a vilã, bem como seduzindo seus adversários (de um lado Batman, e do outro Homem-Aranha). Com quase 40 anos de diferença em suas criações, é difícil imaginar que não rolou aquela inspiração.

OS CAVALEIROS DA NOITE: Batman (1939) vs. Cavaleiro da Lua (1975)

knights

Não é incomum, mesmo entre fãs da Marvel, ouvir que o Cavaleiro da Lua é o Batman da editora. Talvez os dois heróis não sejam comparáveis em poderes ou popularidade, mas as tramas dos personagens tem várias coincidências. Tanto Bruce Wayne como Marc Spector são milionários que assumem uma segunda identidade com ajuda de seus mordomos e vestem capas agindo como vigilantes em suas cidades. Ah, e dos dois lados as armas tecnológicas são inúmeras.

OS VILÕES DURÕES: Darkseid (1970) vs. Thanos (1973)

viloes

Pra tantos heróis, toda história precisa de um grande vilão. E pra tantos heróis parecidos, nada mais justo do que um vilão pra lá de similar. Thanos e Darkseid são tão parecidos que na primeira aparição do primeiro no cinema – numa cena extra de Vingadores – foi normal ver na internet a euforia de fãs com a aparição do Darkseid. Ué, como assim? É isso mesmo. Mas fica fácil de entender quando os dois são super fortes seres gigantes obcecados em destruir a vida no universo. Pra alegria dos fãs, dos dois lados, os dois vilões devem aparecer nas telas dos cinemas em breve. Thanos vem aí no terceiro longa dos Vingadores, enquanto Darkseid deve pintar no primeiro filme da Liga da Justiça.

OS MERCENÁRIOS: Exterminador (1981) vs Deadpool (1991)

merc

À primeira vista, nem parece que Deadpool foi copiado de um personagem da DC, já que sua aparência é tão próxima do colega de editora Homem-Aranha. Porém, sem muito esforço as coincidências já aparecem. Slade Wilson, o Exterminador, é um mercenário extremamente habilidoso e com fator de cura. Do outro lado, Deadpool tem as mesmas habilidades e um nome não muito diferente, Wade Wilson. De quebra, além de copiar o Exterminador, o criador do mercenário da Marvel, Rob Liefeld, já declarou que o uniforme do personagem foi 100% inspirado no Homem-Aranha, pela sua vontade de desenhar o amigo da vizinhança.

É bom lembrar que a lista também poderia ser feita da outra forma, listando ideias que a DC copiou, já a que a prática parece ser comum no mundo dos heróis. No universo das histórias em quadrinhos, um poder de sucesso sempre inspira outro, assim como os fãs que um dia se tornam autores carregam suas referências. Dessa vez, a Marvel copiou a DC, mas a gente sabe que as cópias estão de todos os lados. Estamos de olho!

10 coisas geniais que você pode fazer enquanto o WhatsApp não volta

Matéria anterior

7 atos de bravura que provam que o amor de mãe é o maior do mundo

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.