Sem categoria

7 zumbis que existem no mundo real

0

Você sabia que existem alguns parasitas capazes de transformar animais em verdadeiros zumbis? Esqueça as histórias sobre os morto-vivos mostradas em filmes e séries. No mundo real, os verdadeiros zumbis estão bem próximos de nós. Conhecidos como os parasitas da natureza, ou melhor, a “zumbificação” no mundo animal.

Alguns parasitas conseguem modificar o comportamento dos pobres animais afim de completarem seus ciclos vitais, transformando-os em transportadores. Confira essa lista assustadora:

1. Caranguejo

Carcini Sacculina é um género de cirrípedes do grupo Rhizocephala que agrupa espécies que são castradores parasíticos de caranguejos. Quando essa espécie deseja se acomodar dentro de um caranguejo, ela se torna uma espécie de bolsa por trás do animal, causando muito desconforto a ele. Uma vez dentro, a sacculina constrói uma pequena casa que mais parece um tumor e come lentamente seu anfitrião. Não satisfeita, após matar os órgãos sexuais do pobre coitado, ela transforma seu hospedeiro numa babá. A saculina perfura a casca do caranguejo e convida os machos pra se reproduzirem DENTRO do caranguejo.

 2. Barata

A vespa mais uma vez é vilã nessa história. O veneno da vespa é capaz de deixar a barata sem se locomover. Depois de ser arrastada pro abate, a barata continua a viver com seu abdômen servindo de abrigo para os ovos da vespa. A larva então nasce e come a barata ainda viva. Alguns dias depois, a vespa deixa apenas uma carcaça apodrecida pra trás.

3. Formiga

Existem muitos fungos que dominam o corpo das formigas, o mais conhecido é o fungo do gênero Ophiocordyceps. O inseto quando se alimenta desses fungos pode até abandonar sua colônia. Isso acontece pois o fungo usa sinais químicos para direcionar a formiga.

 4. Tatuzinho-de-jardim

Pertencentes ao mundo dos insetos, esses bichinhos são inofensivos apenas quando não são infectados pelo parasita Acanthocephala – Plagiorhynchus cylindraceus que vive no intestino de alguns pássaros chamados estorninhos. Dispensado pelas fezes, o inseto acaba ingerindo-o. O parasita causa grandes consequências ao pobre tatuzinho. O animal pode fazer coisas absurdas como se entregar para o seu predador, o estorninho.

5. Aranha

Uma espécie de aranha chamada Plesiometa argya quando encontra uma vespa parasita, pode correr o risco de ter o seu corpo totalmente infectado pelas larvas do animal. Isso pode levar a aranha a passar sua última noite de vida construindo um casulo de seda, que se tornará um lar pra seus predadores.

6. Rã

O verme com o nome de Ribeiroia é capaz de infectar as rãs e provocar deformações em seus membros a fim de torná-las alvos fáceis para seus predadores. Dessa forma, os parasitas acabam sendo transportados de carona de uma lagoa a outra. Coitadinha da rã.

 7. Caracol

O caracol pode ter o corpo “possuído” por uma espécie de verme chamada Leucochloridium. Esses parasitas são capazes de alterar o comportamento e aparência dos coracóis fazendo com que fiquem mais atraentes para seus predadores como as aves, por exemplo.

7 mentiras que todo mundo acredita sobre a Rússia

Artigo anterior

Dragon Ball Super – Goku e Vegeta aparecem em novas imagens do filme

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido