• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 catástrofes que foram previstas e ignoradas

POR André Quincas    EM Mundo Afora      07/03/16 às 15h56

A divisão das áreas de conhecimento existem para organizarmos as pesquisas necessárias ao nosso desenvolvimento. Produzir conhecimento é fundamental para que continuemos avançando e coexistindo com harmonia e qualidade de vida. Pelo menos na teoria. Existem especialistas em áreas que não contribuem tanto pra estes objetivos, mas o fato é que muitas áreas conseguem prever catástrofes.

Especialistas em geologia, economia, oncologia e segurança já previram alguns dos piores momentos do último século. Mas mesmo com informação embasada sobre os riscos iminentes, nada pode ser feito sobre as tragédias que verá a seguir.

Da 1ª Guerra Mundial ao 11 de Setembro, acompanhe 8 catástrofes que foram previstas e ignoradas:

1- Terremoto do Haiti

1

Desde 1998 os especialistas avisavam sobre o terremoto que aconteceu no Haiti em 2010. O terremoto destruiu prédios e matou milhares de pessoas.

2- Usina de Fukushima

2

Em 2011, um terremoto no Japão causou um dos piores acidentes nucleares da história recente. Só que 20 anos antes disso, os cientistas já estavam alertando para a possibilidade de acidentes nessas proporções em virtude de tremores de terra.

3- Crise financeira

3

A crise que os países emergentes vive atualmente se dá também em virtude da desvalorização das commodities. Algo sobre o que se falava já em 2008, na fase de valorização dessas commodities.

4- Avalanche no Peru

4

Em 1968, no Peru, os alpinistas David Bernays e Charles Sawyer morreram ao escalar o monte Glacier 511. O ponto já era conhecido pelas avalanches violentas e imprevisíveis, mas os alpinistas ignoraram os avisos.

5- Colapso de Wall Street

5

A quebra de Wall Street, em 1929, é considerado o maior colapso financeiro de todos os tempos. Mas no início daquele ano, o economista Roger Babson fez um alerta sobre o risco iminente.

6- O risco de câncer pelo tabaco

6

Desde que a indústria tabagista existe os especialistas alertam sobre o risco de câncer em decorrência do consumo de tabaco. Além das outras complicações na saúde que podem ser desenvolvidas em decorrência do cigarro, o câncer foi a principal causa de morte durante todo o século XX.

7- A ascensão de Hitler

7

Depois de a Alemanha por fim à 1ª Guerra Mundial, a França decidiu tributar o país. Na época, o economista britânico John Maynard Keynes fez um estudo apontando como um futuro governo da Alemanha poderia "ir à forra" por conta da multa aplicada ao país. Vinte anos depois, Hitler põe a Europa inteira pra chorar.

8- 11 de Setembro

8

O maior atentado terrorista da história dos Estados Unidos era previsto pelos Pentágono e pela CIA em Junho de 2001, dois meses antes do atentado. Contudo, os agentes não puderam antever a forma como os atentados se dariam e nada puderam fazer para evitar.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Lol Wot  
Imagens Lol Wot
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+