• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que todo mundo que usou aparelho vai se lembrar

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      22/08/16 às 19h41

Quem nunca usou não vai imaginar como seja, quem já passou por isso vai se lembrar direitinho(e com dolorosas memórias). O aparelho dental é um dos utilitários mais usados pelos dentistas para corrigir dentes tortos e desfavoráveis esteticamente de seus pacientes.

Você sabe como os aparelhos para os dentes tortos funcionam dentro da nossa boca? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você como funciona esta mágica.

Usar a borrachinha entre os dentes, o drama de usar fio dental, o sofrimento com o aperto para regular os dentes, nossa redação separou para você uma listinha com algumas coisas que todo mundo que usou aparelho vai se lembrar:

1 - O primeiro raio-x

aparelho-de-raio-x-odontologico

Para quem já usou/usa aparelho nos dentes, o primeiro raio-x nunca vai ser esquecido. Entrar naquela sala fria, colocar aquele colete antirradiação pesado e ter que morder essa plataforma, como mostra na imagem, para que seus dentes sejam exibidos em uma chapa.

2 - Ter que retirar os sisos para poder colocar o aparelho

Radiografia-Panorâmica-digital

Depois do raio-x, muita gente passava pela triste situação de ter que retirar os dentes sisos para poder finalmente colocar aparelho. Um, dois, três ou os quatro de uma vez, era horrível.

3 - O momento de ânsia de vômito ao usar a moldeira

hqdefault

Depois que a gente tira os sisos, é hora de tirar o molde dos dentes para que o aparelho possa ser providenciado. E nada mais triste do que aquela sensação de ânsia de vômito ao colocar essa moldeira com massa feita pelos dentistas para que seus dentes possam ser modelados e o aparelho possa ser feito na medida de cada um deles.

4 - As dores ao usar as borrachinhas entre os dentes

separadores day

Depois do aparelho moldado e pronto, é hora de outro sofrimento: usar estas borrachinhas entre os dentes para que eles fiquem com espaço entre eles e o aparelho possa encaixar na sua boca. Comer usando isso era terrível.

5 - A alegria em poder brincar com as cores das borrachinhas

aparelho-dental-elastico-colorido-005

Mas depois de sofrer com todo o processo inicial, vem algo que pode ser considerado uma das melhores coisas nisso: usar borrachinha de várias cores e soltar a criatividade. Tinham várias cores e até aqueles modelos que ligavam o dente de cima com o de baixo.

6 - Ou usar o aparelho lingual

tmt_151220141712161

Se usar o aparelho com as pecinhas para o lado de fora já incomoda, pensa usar este modelo? Esse era o aparelho lingual, modelos fixos metálicos colados às superfícies dos dentes só que voltados para dentro. São considerados os mais invisíveis que se pode ter, esteticamente. Para falar com ele é bem trabalhoso.

7 - Usar o passa fio e o fio dental

fio-dental

Escovar e fazer a limpeza dos dentes não era nada fácil. Além de cuidar de cada dente com a escovação, você tinha que passar pelo sofrimento de ter que usar o suporte para o fio dental para conseguir limpar entre eles. Haja metro de fio para higienizar, não é mesmo?

8 - Conviver com a contenção atrás dos dentes

2487-os-braquetes-do-aparelho-lingual-sao-slider_medias-1

E depois que os seus dentes ficaram lindos e bem alinhadinhos, é hora de uma realidade que você vai ter que conviver para o resto da vida: usar a contenção na parte de trás dos seus dentes debaixo. O medo de que ela quebre é constante, ao comermos algum alimento mais duro.

Você já usou aparelho? Sentiu saudade desse momento? Sentiu que faltou algo? Manda seu comentário para gente! Marque aquele seu amigo ou amiga que já passaram por isso.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+