Entretenimento

Saiba como são feitos os dentes

0

Muitas pessoas acreditam que os dentes são ossos devido a sua estrutura rígida e ao seu aspecto esbranquiçado. Porém, apesar de algumas semelhanças, os dentes não são considerados ossos. Isso porque existem diferenças que separam os dois e que devem ser consideradas.

Apesar das semelhanças na resistência, coloração e pelo fato do dente também ter muito cálcio na composição, é preciso lembrar que eles são formados por um tecido resistente chamado dentina. Esse tecido é envolvido por uma camada dura, mineralizada e transparente, o esmalte.

“O dente é composto de algumas camadas, como o esmalte, que é a estrutura mais externa e brilhante, a dentina e a polpa dentária, sendo cada uma destas camadas responsáveis por alguma característica específica do dente. Já o osso é composto por tecido ósseo contendo células que o revestem e estão no seu interior”, explica Elizabeth Ferreira Martinez, professora de Biologia Celular e Molecular na Faculdade São Leopoldo Mandic. 

Como os dentes são formados

Foto: DS Oral

Primeiramente, é preciso definir que o dente é um órgão do nosso corpo, assim como o coração e o pulmão. De acordo com a especialista, “isto é importante, pois ele pode ser doado para fins de pesquisa em instituições de ensino, além de ser fonte doadora de células-tronco que estão presentes na região da polpa”.

Esse órgão começa a ser formado no embrião, durante o processo de odontogênese, onde são feitas as primeiras deposições de esmalte dentário e dentina por células especializadas. Nesse momento, ocorre a migração do dente dentro do osso e a irrupção, etapa em que o dente rompe a gengiva.

Por outro lado, os ossos são formados por tecido ósseo e pelo colágeno. Já o exterior é coberto de periósteo, uma membrana densa, lisa e que possui células osteoblastos, as responsáveis pela capacidade de regeneração.

Principais diferenças

Foto: Odonto System

De acordo com Elizabeth, a principal diferença entre os dentes e os ossos é a capacidade de regeneração que o segundo possui.

“Os ossos quando lesionados, a exemplo de fraturas, são capazes de reparação, diferentemente do dente, que se quebrar necessita de um tratamento dentário restaurador. Isto tem relação com as diferentes capacidades de regeneração das células que os constituem. Além disto, o osso apresenta bastante colágeno, proteína que confere flexibilidade a este tecido”, explica a professora.

Outra distinção é que a medula óssea produz glóbulos vermelhos e brancos, já os dentes não. Assim, pode ser apresentado como diferença o fato dos dentes estarem sempre expostos, enquanto os ossos estão sob a nossa pele.

É importante ressaltar que o dente é mais resistente do que o osso devido à composição de cálcio e fosfato da camada mais externa do dente, o esmalte. Além disso, o elemento dental é uma das partes mais resistentes de todo o corpo.

“O dente apresenta 97% do seu peso em conteúdo mineral, já o osso apenas 65%”, explica a especialista.

Fonte:  Canaltech, Editora Planeta

Foto do Hubble mostra 3 galáxias se chocando

Artigo anterior

Conheça o cachorro dono de uma fortuna de US$ 500 milhões

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido