• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 coisas que você precisa saber sobre Morbius, o novo vampiro de Jared Leto

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      11/07/18 às 15h47

De repente descobrimos que um filme do Morbius, personagem da galeria de vilões do Homem-Aranha, estava sendo produzido. Curiosamente, a notícia de que esse ser vampiresco ganharia um longa veio à luz (santo trocadilho Robin!) através do Instagram do popstar Jared Leto. O ator e vocalista do 30 Seconds to Mars publicou a capa de uma edição de quadrinho do personagem. Aí as notícias começaram a pipocar e ficamos chocados quando foi confirmado que ele irá interpretar o vampiro nas telonas, em um filme feito pela Sony. O fato do mesmo interprete do Coringa também atuar como vilão da concorrente deixou os nerds alvoroçados. Mas será que, diante de tantas novidades, nós sabemos o suficiente sobre esse tal de Morbius?

Criado por Roy Thomas e Gil Kane, Morbius é um personagem nada menos que trágico. Chamado Dr. Michael Morbius, ele se transforma em um ser vampiresco após se sujeitar a um procedimento no qual foi exposto ao DNA de Morcegos e passou por terapias de choque elétrico. Sua história mostra um homem que tenta suprimir sua sede de sangue para tentar não machucar ninguém. Infelizmente para o personagem, isso nem sempre é possível. Apesar de pouco conhecido pelo grande público, essa figura soturna já foi apresentada na animação Homem-Aranha: A Série Animada e também já teve sua série nas HQ's, intitulada Morbius: The Living Vampire. Se você tá afim de conhecer um pouco mais desse vilão (vai, continua lendo, eu sei que você tá afim), confira 15 coisas que você precisa saber sobre ele:

1 - Um morto vivo, só que não tão morto

Doutor Michael Morbius, vulgo Morbius, era um premiado cientista quando descobriu uma doença fatal no sangue. Na tentativa de se curar, enfrentou um procedimento envolvendo DNA de morcegos e terapias de choque. O resultado não foi nada do que ele esperava e resultou na sua transformação vampiresca. Apesar das características e habilidades adquiridas no processo, ele não pode ser considerado um morto vivo. Isso porque, embora seja um ser noturno que se alimenta de sangue, ele não é sobrenatural. Ele não nasceu vampiro e nem foi mordido por um, portanto não é uma criação da natureza, justificando assim sua exclusão do time do Drácula.

2 - Um rosto odiado

O visual de Morbius foi inspirado em uma lenda de Hollywood, Jack Palance. Com mais de 80 filmes no currículo, o ator praticamente inventou o conceito de vilão no cinema americano. Ele ficou conhecido por ser um especialista em interpretar toda a sorte de assassinos e psicopatas que o cinema podia oferecer. Principalmente na década de 1950. O ator já chegou a viver um dos maiores vilões, o Conde Drácula. Gil Kane, desenhista de Morbius, se inspirou nas maçãs do rosto e no maxilar saliente do ator na hora de criar o inimigo do amigão da vizinhança.

3 - Independência

Sua primeira aparição foi na The Amazing Spider-Man, número 101, como um arqui-inimigo do teioso.  Sua existência veio depois da queda de uma censura que proibia o uso de seres sobrenaturais em HQ's. Com o passar do tempo, Morbius foi ganhando sua independência e conquistando seu espaço dentro da Marvel. Quando ganhou sua própria série solo, seu passado trágico foi explorado e foi possível mostrar além do vilão. Veio a público um homem que lutava contra os seus instintos, tentando encontrar meios de não ferir os outros. Apesar do espaço conquistado existem muitos furos em sua trajetória. Como, por exemplo, até hoje ninguém sabe o que acontece com as vitimas do "vampiro" depois que são mordidas por ele?

4 - Assustador para crianças

Morbius é um personagem assustador em sua essência. Na hora de adaptar a criatura para o desenho do Homem-Aranha, a Fox não gostou do tom, e modificou, e muito, o personagem. Primeiramente sua origem trágica é modificada. Ele não é mais um cientista e sim um aluno colegial da mesma escola que Peter Parker. Sua transformação começa depois de entrar em contato com o sangue do próprio Homem-Aranha e logo após ser mordido por um morcego. Em segundo, suas presas foram anuladas e no lugar delas o personagem ganhou um chupador em suas mãos, que suga o sangue da vítima. Em terceiro e último lugar, a palavra sangue nunca é mencionada na animação, o que é no minimo estranho quando o personagem em destaque é um vampiro.

5 - Amigos e Rivais

Fora do universo do Homem-Aranha, Morbius cultivou uma relação duradoura com Blade, que inicialmente tentou derrotar Morbius. Neste momento os leitores descobriram que Morbius não pode ser destruído com armas clássicas. Nem alho e estaca param ele. Após esse episódio, eles lutaram algumas vezes juntos para derrotar inimigos maiores ou mesmo dentro de alguma equipe.

Inclusive Morbius estaria na sequência do primeiro filme Blade. Ele apareceria rapidamente no final do primeiro longa e voltaria como um antagonista central no segundo. Infelizmente (ou felizmente) a ideia foi descartada quando o roteiro chegou nas mãos do premiado Guilherme Del Toro. Morbius também já foi cotado para aparecer no Homem-Aranha 4, de Sam Raimi, mas o filme nunca chegou a sair do papel.

6 - Vampiro solitário

Morbius não é um personagem (como podemos dizer) sociável. Em algum momento da sua "carreira" (se é que podemos chamar assim) ele só tomava o sangue de pessoas ruins. Foi uma fase em que o vilão foi, na verdade, bem mais heroico - ou pelo menos um anti-herói. Ele até se aliou ao Motoqueiro Fantasma e ao Dr. Estranho, integrando a equipe Filhos da meia Noite para combater grandes demônios. Em uma das histórias, Morbius chega a ser possuído por um demônio e trai toda a equipe. O vilão também já integrou a equipe Legião de Monstros.

7 - Universo Ultimate

No Universo Ultimate Morbius ganha a carteirinha de vampiro oficial. Neste cânone ele é filho de Drácula e sua origem é totalmente sobrenatural. Aqui, ele também tem as funções básicas de um vampiro preservadas, bem como as fraquezas. Mas recebe alguns bônus. Ele é imortal e tem poder de regeneração. Sua mordida pode curar quem foi mordido por outro vampiro e ainda não se alimentou de sangue.

8 - Morbius é curado

Em The Spectacular Spider-Man #38o vilão é temporariamente curado da sua condição vampiresca.  Durante um confronto do amigão da vizinhança, Morbius é atingido por um raio enquanto suga o sangue do Homem-Aranha. A reação faz com que a radiação do teioso reverta a condição de "vampiro". Mesmo não tendo mais necessidade de se alimentar de sangue, o personagem ainda sente a necessidade de o fazer. Um desejo não superado.

Bônus - Morbius vai para os cinemas

Eu sei que já citei esse acontecimento inesperado para vocês. Mas não é demais ressaltá-lo novamente. A Sony Pictures anunciou recentemente a produção do longa Morbius The Living Vampire. A história irá girar em torno do vilão e não deverá contar com a presença de Peter Parker/Homem-Aranha, que hoje tem seus filmes realizados por uma parceria entre Sony e Marvel Estúdios. O vilão, que aqui provavelmente terá sua veia anti-heroica explorada, será interpretado por Jared Leto, que recentemente interpretou o Coringa no longa Esquadrão Suicida. Segundo uma sinopse não oficial para o filme, ele permanecerá fiel à origem da história em quadrinhos, indo para a vertente de um anti-herói que procura bandidos e pessoas más para sustentar o seu "vicio" em sangue. Burk Sharpless está listado para escrever o roteiro. Não existe previsão de lançamento do longa. Provavelmente seu futuro depende da performance que o filme solo do Venon, que estréia 4 de outubro desse ano, terá nos cinemas.

Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens P C SHH
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+