8 fatos que te farão entender melhor os seus peidos

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      26/11/15 às 18h49

A flatulência é definida na literatura médica como "flatos que são expelidos através do ânus" ou a "qualidade ou estado de ser flatulento", que é definida por sua vez como "afetados por gases gerados no intestino ou estômago. É o famoso e conhecido pum. O termo veio do latim "flatos" que significa "um vento de ruptura".

É normal para os seres humanos terem flatulências embora o volume e a frequência varie muito entre os indivíduos. É também normal que os gases intestinais que passam através do reto tenham mau cheiro, embora este também fator possa variar de acordo com a concentração.

Conheça a seguir algumas curiosidades sobre os puns que você solta todos os dias:

O que é um pum exatamente?

18

Um peido típico é composto de cerca de 59 por cento de azoto, 21 por cento de hidrogênio, 9 por cento de dióxido de carbono, 7 por cento de metano e 4 por cento de oxigênio. Apenas cerca de um por cento de um peido contém gás sulfeto de hidrogênio e enxofre, gás que faz os peidos federem.

Por que as flatulências fedem?

15

O enxofre é o responsável pelo péssimo odor de seus puns. Alguns alimentos contêm mais enxofre do que outros, por isso que coisas como feijão, repolho, queijo, refrigerante e ovos podem causar gases que vão afastar qualquer ser vivo de você.

Pessoas soltam gases 14 vezes por dia

14

Em média, uma pessoa produz cerca de meio litro de peidos a cada dia e mesmo que muitas mulheres não admitam isso, as mulheres peidam com a mesma frequência que os homens. De fato, um estudo comprovou que quando homens e mulheres comer exatamente a mesma comida, a mulher tende a ter mais gases que os homens. Se uma pessoa peidasse constantemente durante 6 anos e 9 meses, ela produziria gás equivalente a energia de uma bomba atômica.

Segurar o pum pode ser ruim para sua saúde

13

Médicos discordam sobre se segurar ou não um peido é ruim para sua saude. Alguns especialistas pensam que peidos são uma parte natural de seu sistema digestivo. Outros pensam que na melhor das hipóteses, segurar um peido pode causar mais gases, inchaço e outros sintomas desconfortáveis e na pior das hipóteses, reprimir gás pode causar hemorróidas ou um intestino distendido.

Para algumas culturas, peidar não é tabu

11

Enquanto a maioria das culturas acham que peidos deve ser suprimidos de forma educada, há algumas culturas que não só não incentivam a liberação dos gases como consideram um bom hábito. Uma tribo indígena da América do Sul chamada Yanomami considera o peido como uma saudação.

Peidos são inflamáveis

12

Como dito acima, o metano e o hidrogênio em peidos é produzido por bactérias que fazem o seu gás altamente inflamável. Em casos raros, um acúmulo de gases inflamáveis ??nos intestinos causaram explosões durante cirurgias intestinais.

Cupins produzem mais puns que qualquer outro animal

17

É difícil acreditar que um minúsculo cupim é responsável por uma grande parte do nosso problema do aquecimento global no planeta. Cupins peidam mais do que qualquer outro animal que produz gás metano. O metano é produzido em cupins como parte de seu processo digestivo normal e o montante gerado varia entre as espécies diferentes.

Se você segurar, eles vão acabado saindo quando você dormir

couple in bed

Mesmo se você segurar o peido todo o dia, o gás escapa uma vez que você relaxa. O que é mais relaxante do que o sono?

Via   Oddee  
Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+