• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 maiores mitos sobre alimentação que você provavelmente ainda acredita

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      29/01/18 às 14h59

Em quantas lendas sobre sua alimentação você acredita? Algumas coisas são ensinadas para nós desde pequenos, mas não passam de verdadeiras mentiras que foram passadas de geração em geração. Por exemplo, muitas pessoas dizem que consumir muitos ovos pode trazer prejuízos a saúde, mas estudos recentes provam que a ideia é exatamente o contrário disso.

Pois bem, tendo em mente que vários dos nossos leitores ainda acreditam em mitos da alimentação, resolvemos fazer essa lista com alguns deles e temos certeza que você vai ser surpreender com os itens. Então, confiram agora os 8 maiores mitos sobre alimentação que você provavelmente acredita:

1 - Ovo em excesso faz mal a saúde

Dizem que os ovos fazem um grande mal ao coração pelo fato de ter uma grande quantidade de colesterol. Mas segundo alguns estudos recentes, as coisas não são bem assim. Na verdade, o colesterol presente no novo não tem um impacto tão grande assim no seu colesterol total. O que tem um impacto grande é o colesterol presente em frituras, por exemplo. O ideal é evitar consumir muita gemas e focar mais nas claras, que são fontes de proteínas.

2 - Devemos sempre evitar carboidratos

Isso depende muito, até porque, o carboidrato está presente tanto nas frutas quanto naquele sonho de padaria que você come. Na verdade, existe dois tipos de carboidratos, o simples e o complexo. O simples é encontrado em coisas como chocolate, pães e batatas. O complexo, que é o indicado ao consumo, está presente nos cereais, verduras, frutas e ervas .

3 - Gordura faz mal ao organismo

Gordura é considerada prejudicial à silhueta e a saúde em geral, mas as coisas não são exatamente assim. Quando ficamos sem consumir gordura, fica difícil para o nosso metabolismo ser completamente saudável. Sem a gordura, as vitaminas A e E não são absorvidas e os hormônios sexuais praticamente deixam de ser produzidos no nosso corpo. A falta de gordura no corpo pode provocar o envelhecimento precoce da pele e afetar até o fígado. O ideal é consumir gordura, mas de maneira equilibrada.

4 - Barra de cereal é uma alimentação saudável

Todo mundo sabe que as amêndoas e as frutas secas realmente são saudáveis, certo? Mas e aquela camada de chocolate, corantes artificiais e outros ingredientes nada saudáveis que estão presentes em muita barra de cereal por aí? A melhor escolha é consumir as frutas e amêndoas sem incrementos.

5 - Sucos são tão saudáveis quanto as frutas

Isso depende muito. Caso você consuma aqueles sucos de caixinha, caro amigo, saiba que esse alimento não é nada saudável. Mas se você consome suco da fruta, depende de como ele é preparado. O fato é que os sucos praticamente não contêm a valiosa fibra presente na fruta. As vitaminas e minerais também reduzem bastante na hora do preparo do suco. Portanto, o indicado é comer as frutas frescas em vez do suco.

6 - Fast food faz mal a saúde

De fato fazem sim, mas isso depende bastante da quantidade que você come. Uma quantidade moderada de comidas de fast food não é ruim, se você tem uma boa alimentação. Certamente se você comer esse tipo de alimento com uma frequência alta terá consequências no seu corpo. Porém, comer de vez em quando, sem exageros e com moderação, não vai te fazer mal.

7 - Café faz mal a saúde

Como já citamos, tudo em excesso faz mal a saúde. O café, quando consumido com moderação, pode trazer alguns benefícios. O café de grandes quantidades de antioxidantes, o que previne o desenvolvimento de diabetes do tipo 2 e de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Isso não quer dizer que podemos consumir litros de café por dia, certo?

8 - Carne vermelha faz mal a saúde

A carne não é má para a saúde como muitas pessoas dizem. É preciso ter uma alimentação balanceada. A carne possui muita gordura e por isso não é aconselhado exagerar no seu consumo. Porém, a carne é uma importante fonte de nutrientes como ferro e proteínas.

E aí, caros amigos, sabiam que todas essas informações não passavam de um mito? Sabem de mais alguma que podemos acrescentar no nosso conteúdo? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+