8 mitos e mentiras sobre a religião Wicca

POR A redação    EM Mistérios & Horror      29/08/15 às 14h52

Se você nunca ouviu falar, Wicca é uma religião neopagã fortemente influenciada por práticas pré-cristãs e da Europa Ocidental que crê na existência de um poder sobrenatural, tal como a magia. Os homens e mulheres praticantes interagem com a natureza em festivais sazonais conhecidos como sabbats, que ocorrem 8 vezes por ano.

Considerada por alguns integrantes como a crença mais antiga do mundo, ela é muitas vezes referida como bruxaria. Os próprios wiccanos assim se consideram: bruxos e bruxas incompreendidos pela sociedade e por outras religiões. Mas a crença é muito mal difundida, de forma a espalhar mitos e mentiras entre os não-praticantes, que chegam a ter uma ideia muito errada sobre a religião.

Confira aqui oito destes equívocos!

Wiccannos não acreditam em Deus

Wiccan

Errado. Bom, quase. Definitivamente eles não acreditam no mesmo Deus que acreditam os cristãos, mas eles tem sim uma crença. Wiccanos e pagãos geralmente são politeístas, o que significa que acreditam em mais de um deus. Os wiccanos, em especial, creem em duas deidades - muitas vezes interpretadas como faces de uma deidade panteísta ainda maior, que se manifesta em várias outras divindades politeístas. Eles são a Mãe Tríplice e o Deus Cornífero.

Existe uma "bíblia negra" para a religião

Biblia

Errado também. Os wiccanos não seguem bíblia alguma. O que de fato existe é o Livro das Sombras, que os seguidores da religião escrevem para si mesmos. Como existe uma hierarquia fundamentada em mestres e alunos, alguns mestres chegam a passar os seus próprios livros para os pupilos, como uma forma de referência para os wiccanos mais jovens. Ele não é obrigatório, entretanto. Cada seguidor o usa como bem entender, quase como um diário onde são escritas as experiências vivenciadas por eles.

Eles adoram o Diabo

Devon

Como já foi dito no primeiro item, a religião não segue princípios cristãos e, portanto, não tem relação alguma com a ideia de Diabo que existe nos países ocidentais. Há uma confusão com o satanismo, mas a prática não tem nada a ver com os wiccanos. Suas crenças são muito mais antigas, e estão relacionadas com a natureza e os poderes místicos que dela provém. Onde o demônio se encaixaria nesta história? Um erro sem fundamento, baseado no preconceito de quem não pratica a religião.

Wiccanos praticam orgias

Wiccans

Esta ideia é bastante difundida e, tal como a anterior, não tem fundamento algum. De acordo com a página pagan wiccan, isto nunca acontece, ainda que eles sejam inteiramente liberais quando se trata da sexualidade de seus fiéis. Wiccanos não se importam se seus seguidores são héteros, gays, transexuais, ou o que quer que seja. Existem sim alguns rituais que envolvam pessoas nuas, mas estão muito longe de ter alguma conotação sexual.

 Wicca não é uma religião de verdade

Wicca

Desde o início da matéria você tem visto eu me referir à pratica como religião, e você ainda não acredita? A Wicca foi oficialmente reconhecida como religião oficial pelo governo dos Estados Unidos da América, e conta até com feriados que podem variar de estado para estado. Um exemplo é o Mabon, feriado wiccano comemorado no dia 23 de outubro. As crianças wiccanas são, inclusive, dispensadas da escola e existe uma movimentação grande no país.

É uma religião antiga

Wicca2

Ainda que seja baseado em mitos e crenças muito antigas, a Wicca foi fundada oficialmente pelo antropólogo Gerald Gardner no início dos anos 1950, de acordo com o livro "Grupos Mágico-Religiosos e Atividades Ritualísticas". Ela é, portanto, uma religião bastante nova que une sobreviventes de elementos folclóricos bem antigos com práticas mais modernas. Nas práticas já descritas, em que existe uma reverência pela natureza, estão condicionadas crenças que existem há muitos séculos, antes, durante e depois do nascimento de Jesus Cristo.

As bruxas são malvadas

Witch

De acordo com o livro "Wicca de A a Z", de 1998, muitos wiccanos deixaram de usar o termo "bruxos" devido à conotação negativa que a palavra carrega desde o período da história conhecido como a Idade das Trevas. É sempre importante ressaltar o fato de que eles rejeitam e desestimulam qualquer tipo de magia usada de forma prejudicial. Os wiccanos acreditam na "Lei Tríplice"; ou seja, tudo o que desejamos para outra pessoa, mais cedo ou mais tarde retorna para nós. Como alguém assim poderia ser mal?

Eles sacrificam animais

HEad

Retornando ao conceito de Lei Tríplice, os atos cometidos contra os animais poderiam voltar contra os praticantes, certo? Mas nem é esse o caso. Visto que os wiccanos são fortemente ligados à natureza, o sacrífico animal jamais seria possível. Eles são incentivados a amar e respeitar os animais e todos os seres vivos. Existem, sim, alguns sacrifícios, mas não deste modo. Os tributos são pães, frutas, vinhos ou flores. Alias, o sacrifício de sangue é uma abominação aos olhos da crença Wicca.

Fontes: livescience | paganwiccan

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+