• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 mudanças mais impressionantes que veremos nas sociedades do futuro

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      30/12/16 às 15h54

Nossa sociedade está mudando tão rapidamente que em alguns casos é até complicado acompanhar todas as transformações que estão acontecendo ao nosso redor. Várias delas alteram não só nosso ambiente, mas também a forma como realizamos coisas simples e lidamos com problemas do dia-a-dia.

De uma forma ou te outra, nosso mundo está sempre passando por mudanças e os humanos acompanham o ritmo. Ao longo das décadas passadas, já acompanhamos mudanças radicais que modificaram completamente nossas vidas, como a popularização da internet e dos smartphones.

Confira algumas transformações que certamente veremos num futuro próximo da civilização humana, várias delas enquanto ainda estivermos vivos por aqui.

1 - As pessoas irão viver muito mais

1

Atualmente, o recorde de pessoa que viveu por mais tempo na história é da francesa Jeanne Calment, que morreu em agosto de 1997, aos 122 anos. Alguns biólogos e especialistas acreditam que em 2014 nasceu uma geração que vai poder registrar alguém que passe disso, chegando aos 150 anos. Eles defendem que invenções revolucionárias vai permitir a maior durabilidade dos órgãos e das células humanas, garantindo a sobrevivência mais longa da humanidade.

2 - Nossos corpos terão chips

2

Pode parecer que o cenário é retirado de alguma obra de ficção científica, mas em poucas décadas, chips poderão fazer parte dos corpos humanos. A tecnologia pode acumular diversas funções, como identificação pessoal passaporte, cartão de crédito, carteira de motorista, etc. Com essa novidade, as pessoas não irão precisar mais se preocupar com uma variedade de documentos, que vão estar resumidos em seu próprio corpo.

3 - A doação de órgãos vai desaparecer

3

Com o avanço das tecnologias da medicina, a criação de órgãos artificias por meio de impressoras 3D ou mesmo pelo desenvolvimento de técnicas específicas de clonagem que permitem a reprodução de órgãos isolados, transplantes e doações podem se tornar cada vez mais obsoletos. Pessoas que foram doadores de órgãos passarão ser percebidas como heróis do passado.

4 - O problema do clima vai ficar cada vez mais grave

4

As conversas sobre mudanças climáticas e aquecimento global já tomam conta das discussões ambientais e políticas há anos, mas cada vez mais, estamos nos aproximando de efeitos que realmente podem afetar na nossa vida. Desde a Revolução Industrial até 2012, o mundo registrou uma temperatura de apenas 0,8ºC em média. Em apenas 40 anos, até 2052 a previsão é de que esse aumento seja de 2.0ºC e alcance 2,8ºC em 2080.

5 - Militares utilizarão armaduras e exoesqueletos em batalhas

5

Se você é fã de personagens que utilizam armaduras poderosas, como o Homem de Ferro, vai amar esta novidade. Existe uma expectativa de que até 2040, exércitos militares de potências como Estados Unidos e Rússia estejam repletos de armaduras para seus soldados. Apesar de parecer ameaçador pensar no poder dos exoesqueletos, a tecnologia pode sair do conceito militar para expandir em outras áreas.

6 - Viagens espaciais vão se tornar acessíveis

6

Dentro de 30 anos, a NASA e a Agência Espacial Europeia prometem tornar a viagem espacial uma realidade para milhares de pessoas ao redor do mundo. Os ingressos serão acessíveis, mas não tão baratos e disponíveis para qualquer um. Apesar do alto preço, as viagens serão oferecidas para pessoas comuns, e não só para astronautas enviados em missões espaciais, o que já é um incrível avanço.

7 - Sexo virtual será uma tendência mundial

7

A liberdade sexual conquistada atualmente ainda não será nada, se comparada à que nossos descendentes vão conferir dentro de 30 ou 40 anos. Além das conquistas pessoais, o contexto vai ganhar uma nova abordagem com a ajuda da internet e novas tecnologias. É possível que as novas gerações experimentem sexo a distância e prazeres digitais que nós ainda não conhecemos, revolucionando completamente a forma como praticamos o ato.

8 - Mais celulares do que seres humanos

8

Esta previsão, na verdade, não é tão futurista assim e já é realidade em nossa vida. Em 2014, um relatório apresentado pelos Estados Unidos mostrou que o numero de pessoas era estimado entre 7,19 e 7,22 bilhões de pessoas, uma marca que já havia sido alcançada pelos smartphones, tablets e dispositivos móveis ao redor do mundo. De acordo com as estatísticas, o crescimento da tecnologia acontece numa velocidade cinco vezes maior que o da população.

O que será que podemos esperar de nossa vida num futuro não tão distante assim? Qual mudança você acha que pode provocar mais impacto em nossa realidade?

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+