Pode não ser uma realidade para muitas pessoas, mas estudar em escolas públicas na maioria das vezes é um verdadeiro problema. Vemos todos os dias em jornais, várias notícias de desvios de dinheiro que iriam para essas instituições e o velho problema de superlotação.
Pensando nesses grandes problemas que vemos diariamente, a Fatos Desconhecidos resolveu trazer uma lista que mostra os principais problemas que uma pessoa que estudou em uma escola pública já passou e também apresentar todos esses problemas para quem nunca estudou em uma:
Um grande problema das escolas públicas é a superlotação, que atrapalha em todos os sentidos o aprendizado. Algumas escolas tem tantas pessoas por sala que não existem cadeiras para todos e esse grande problema infelizmente está longe de ser resolvido.
A diversão da turma do fundão é simplesmente uma das melhores coisas da escola para quem já foi em uma escola pública. Seus grandes amigos sempre vão estar lá fazendo as melhores brincadeiras. Geralmente quem é do fundão não tira as melhores notas. Nem tudo tem apenas o lado bom, não é?
A famosa merenda de escola pública era um dos melhores momentos para que já estudou lá. Toda semana existiam 5 opções e é claro que sempre existia um dia melhor que o outro. O dia do cachorro quente era o mais disputado. O dia do arroz com legumes era o dia em que mais sobrava comida.
Isso pode acontecer em qualquer lugar, mas na escola pública isso acontece com muita mais frequência. Alguns desses profissionais chegam ao ponto de darem a aula mesmo com todos os alunos conversando. Infelizmente em algumas vezes os alunos são um pouco culpados por tanta bagunça em sala e chegam ao ponto de ficarem incontroláveis.
Talvez isso não seja apenas para escolas públicas e sim para a grande maioria de todas as escolas, particulares ou públicas. A professora é vista como uma carrasca e todos ficam muito tensos quando ela está por perto.
Um dos problemas que todo professor passa no Brasil são os baixos salários que oferecem no mercado. Com esse principal motivo, a falta de materiais para o trabalho, muitos alunos na sala e várias horas de trabalho durante todo o dia, o professor acaba ficando bem desmotivado. Não queremos generalizar já que existem muitos professores batalhadores, mas infelizmente, muitos deles acabam pouco se importando com algumas escolas públicas.
Você pode achar que isso é bom ou ruim. Como temos mais pessoas por sala na escola pública, a pressão acaba diminuindo já que os professores não estão muito preocupados, isso quando eles vão a aula, como dito no item anterior. As vezes alguns alunos precisam de um maior acompanhamento para tirar notas boas e se dedicar mais na escola.
Apesar de muitos terem preconceito com quem estuda em uma escola pública e acharem que todos estão apenas pela “zueira”, existem muitas crianças e adolescentes que são pessoas batalhadoras. Em algumas vezes elas precisam trabalhar e mesmo assim estão todos os dias presentes na escola. Mesmo com vários problemas citados acima, elas conseguem ótimas vagas em faculdades respeitadas.
O que achou? Você já estudou em uma escola pública? Lembrou de algo mais? Comenta aí.