8 sintomas que parecem bobos mas que deveriam te preocupar

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      11/01/17 às 15h19

E quantas coisas nós sentimos no nosso corpo e achamos que não passa de uma besteira? As vezes sentimos espasmos musculares, palpitações, inchaços, manchas, mas logos esses sintomas passam e nós continuamos seguindo a nossa vida. Bom, é claro que precisamos ficar espertos com todos os sintomas e procurar um médico o mais rápido possível, mas alguns sintomas parecem tão normais que acabamos não dando tanta importância assim. Falando em sintomas, já leram a nossa matéria com os 4 sintomas que o infarto pode dar até um mês antes de acontecer?

Tendo em mente que várias pessoas realmente não se preocupam com certos sintomas, nós resolvemos criar essa matéria com alguns desses sinais que podem parecer bobos, mas que na verdade podem ser doenças muito graves. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com os 8 sintomas que parecem bobos mas que deveriam te preocupar:

1 - Tremores nas mãos

2

Especialmente depois dos 40 anos, os tremores nas mãos també pode ser um sinal de que o açúcar no sangue está dominuindo e você precisa de proteínas. Mas também pode ser apenas um sintoma de estresse ou ansiedade. Esse tipo de agitação pode ficar mais acentuada se você estiver bebendo ou comendo qualquer coisa que contenha cafeína, o mesmo se você estiver tomando algum medicamento para transtorno de déficit de atenção, para tiróide e qualquer estimulante. Tremores benignos geralmente desaparecem por conta própria, quando você se alimenta bem, corta estimulantes ou simplesmente o estresse desaparece.

2 - Visão emaçada

3

O nosso globo ocular tem uma substância gelatinosa composta de água, colágeno e ácido hialurônico. De vez em quando, principalmente quando ficamos mais velhos, pedaços de colágeno se aglomera, lançando sombras sobre a retina que ficam parecendo como pontos, linhas irregulares o outras formas estranhas em sua visão. Isso pode ser chato, mas é inofensivo. Mas se essas coisas começarem a aparecer com flashes de luz ou borrões, ou mesmo distorcerem a sua visão, pode significar que o gel no globo ocular está repuxando a retina. A retina pode rasgar ou se descolar, e quando mais cedo isso for descoberto, mais fácil de tratar.

3 - Contrações nas pálpebras

2

Sabe quando um dos nossos olhos ficam latejando involuntariamente? Isso pode ser culpa do estresse, da fadiga, de passar muito tempo no computador, por causa do excesso de cafeína e até mesmo excesso de álcool. Bom, qualquer dessas opções pode provocar espasmos musculares nas pálpebras, que costumam parar por conta própria. Mas se esse sintoma durar mais de alguma semanas, pode ser um sinal de que a superfície do olho ou a membrana esteja irritada. Em raríssimos casos, contrações musculares podem fechar completamente os olhos de uma pessoa, ou simplesmente começar a ter espasmos na boca.

4 - Estalo nas articulações

1gazeta6

Pessoas entre 30 ou 40 anos tem estalos que vem dos ligamentos ou tendões deslizando sobre as articulações. Mesmo os joelhos e tornozelos são barulhentos por causa do desgaste na cartilagem e nos tecidos moles. Se a osteoartrite for uma doença da sua família, procure um médico para que ele possa de indicar algo para retardar a deterioração de sua cartilagem.

Agora se você tiver inchaço, vermelhidão, dor ou mobilidade reduzida no momento em que suas juntas estalam, pode ser um grande sinal de uma lesão de liga ou tendão. A osteoartrite também pode ser a culpada, especialmente se houver casos na sua família.

5 - Palpitações no coração

2

As vezes, as palpitações no coração podem ser apenas um efeito colateral de um medicamento como anti-histamínicos, descongestionantes, antidepressivos e remédios da tireoide, por exemplo. O estresse e a ansiedade também pode causar esse sintoma se você estiver se automedicando com álcool, cigarro ou café.

Agora sintomas cardíacos anormais, incluindo palpitações, o melhor é procurar um médico. Palpitações que nunca teve e com padrões que você nunca reparou, especialmente com outros sintomas como falta de ar ou dificuldades para respirar, isso pode ser um sinal de doença da válvula cardíaca ou arritmia.

6 - Manchas vermelhas

3

Se sua pele for clara e você tiver mais de 40 anos, é comum aparecerem manchas vermelhas redondas e pequenas. Elas podem ser apenas vasos sanguíneos superficiais que não foram reabsorvidos pela pele. Segundo os médicos, isso é normal, pois o nosso corpo produz novos vasos sanguíneos e leva outros para fora.

Até aí, tudo bem, porém, mancas assimétricas, que ficam mudando de tamanho, forma ou cor, e causar coceira ou sangramento, pode ser que essa mancha seja cancerosa e você precisa procurar um médico rapidamente.

7 - Nódulos na pele

2

Nódulos são praticamente normais em lugares que tem muito atrito com nossas roupas, como nos braços, ao redor do pescoço e nas mamas. Os médicos ainda não sabem porque algumas pessoas são mais propensas a desenvolver o nódulo do que outras, embora isso possa ser hereditário. A boa notícia é que a maioria deles quase nunca são cancerígenos e podem ser facilmente removidos por um dermatologista.

Porém, nódulos muito duros, ásperos, mais escuros ou mais vermelhos do que o tom da pele, pode ser um câncer de pele ou simplesmente uma verruga em forma de ceratose.

8 - Hematomas espalhados pelo corpo

4

Certas pessoas ficam com hematomas no corpo facilmente, e se esse é o seu caso, veja a quantidade de aspirina, ibuprofeno e outros medicamentos que você anda consumindo. Esses medicamentos inibem a coagulação sanguínea, o que pode fazer com que os hematomas apareçam com mais facilidade. O colágeno que protege os nossos vasos sanguíneos de quebrar e sangrar na pele, pode ir acabando com o tempo. A idade e os danos do sol pode enfraquecer esse "amortecedor", e é por isso que é necessário menos impacto para obter uma contusão.

Bom, mas se não houver nenhuma explicação para esses hematomas, isso pode ser um sinal precoce de uma doença de sangue, como a leucemia, por exemplo.

Pois é, caros leitores da Fatos Desconhecidos, como citamos na introdução, o melhor a se fazer é não entrar em desespero e procurar um especialista o mais rápido possível, fica a dica.

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+