Muitas pessoas acabam tendo “acessos de raiva” ao telefone. Várias empresas possuem centrais de atendimento telefônico, porém seu contingente de funcionários é não é suficiente para atender a demanda, dessa forma acumulam pedidos e reclamações. Normalmente, as empresas direcionam o cliente para o autoatendimento, por ser a opção de menor custo. Dependendo do problema que será tratado, as coisas podem acabar se tornando um pouquinho “bagunçadas”.
Se você já usou alguma vez o Call Center de alguma empresa com certeza você já passou por alguma dessas situação a baixo. Fatos Desconhecidos preparou uma lista de 8 coisas que provavelmente já passou quando utilizou de tele atendimento de alguma empresa. Talvez você vai se identificar com alguns dos tópicos abaixo. Não se esqueça de ao final compartilhar suas experiências com a gente e vamos a lista.
1 – Quando você fala com um “robô”
Sabe quando te ligam ou quando você liga e a pessoa do outro lado não é uma pessoa e depois de você soltar uma frase inteira percebe que na verdade você está conversando com uma gravação? Todo mundo, provavelmente, passou ou vai passar por isso.
Muitas vezes tomamos fôlego quando vamos ligar para o Call Center ou perdemos o ar quando percebemos que são eles nos ligando. Muitas pessoas acabam se irritando quando se veem falando com uma gravação e se perguntam “Porque não pode ser uma pessoa me atendendo para apressar mais as coisas?”
Nós sabemos que a maioria desses processos costumam demorar.
2 – Quando você é transferido várias vezes
“Nós estamos te transferindo para o encarregado desse processo”
Uma grande quantidade de pessoas “tremem nas bases” quando escutam isso. No fundo, nós sabemos que existe uma probabilidade muito grande dessas transferências acontecerem, mas sempre que acontecem, poucas vezes estamos preparados. É como um filme de terror, você sabe que o susto vem, mas sempre cai da cadeira.
É muito provável que várias pessoas percam a paciência quando são transferidas mais de uma vez. Com certeza se você teve que ligar para um Call Center você já passou por isso e não foi nada agradável.
3 – Quando te ligam, mesmo você pedindo que não
Você já recusou aquela promoção e você pediu para que não ligassem para você. Alguns dias depois, você estava de pernas para o ar, assistindo sua série favorita, quando de repente o telefone toca… Adivinha quem é?
Bom, é hora de você respirar fundo e recusar a oferta de um plano igual ou pior que o seu ou alguma promoção que não lhe interessa. você desliga o telefone e reza para não e ligarem de novo. Você já passou por isso?
4 – Quando a música é chata e as promoções repetitivas
Quando te botam para esperar uma hora e você tem que ficar com o telefone na orelha para não perder o atendimento. Nesse tempo, para lhe entreter, é colocado maravilhosos toques polifônicos de alguma música piegas ou um propagando de um novo plano que fica repetindo várias e várias vezes ao longo de sua espera.
Calma, muita calma nessa hora, logo um atendente vai responder ao telefone e te encaminhar para outro atendente… Com certeza já passamos por isso antes
5 – Desculpe, você poderia repetir a informação?
Depois de uma longa espera no telefone, ouvindo uma música que você não gosta e promoção que não fazem seu gosto você finalmente falará com o atendente responsável.
Muitas vezes a própria empresa pede para o funcionário (que só está cumprindo o protocolo) repetir uma mesma informação durante a conversa, às vezes, isso inclui seu nome. O problema é que para grande parte das pessoas isso é bem irritante.
Segunda uma matéria publicada na Folha e um levantamento feito nos EUA, 77% das pessoas odeiam quando é pedido a elas que repitam informações já fornecidas anteriormente.
6 – Você responderia a uma rápida pesquisa após esta chamada?
A grande maioria das pessoas pensam “Não, eu não vou responder essa pesquisa!”, felizmente algumas não verbalizam isso.
Segundo o mesmo levantamento feito nos EUA, essa é uma das coisas mais irritantes em um atendimento de Call Center, fazendo muitas pessoas no país perder a cabeça e simplesmente desligar o telefone ou dar uma resposta no mínimo rude. 75% das pessoas dessa pesquisa acham que isso tira qualquer um do séri
7 – Sua ligação é importante para nós. Por favor, não desligue
Dentro das frases com maior efeito nos nervosas das pessoas, está em segundo lugar segundo a consultória americana Customer Care em parceria com a Universidade do Arizona. 80% dos entrevistados perdem a cabeça com essa frase.
O que vem depois disso é a famosa espera para ser atendido. Pessoas normalmente costumam reclamar bastante disso.
8 – Por favor, avalie o atendimento
Essa é a cereja do bolo da pesquisa citada. Foi considerada a coisa mais irritante para os clientes.
Depois de tanta espera, promoções, músicas irritantes, transferências e toda burocracia necessária para resolver uma problema, muitas pessoas realmente não se sentem muito dispostas para avaliar o atendimento. Elas só querem achar uma solução para o que está causando a elas dificuldade.
Com certeza não é uma situação agradável.
E aí, curtiu a matéria? Você já passou por alguma dessas situação em uma atendimento de Call Center? Compartilhe com a gente sua experiência e até a próxima!