9 doenças exóticas

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      22/08/14 às 00h07

Doenças são por si só situações dramáticas e bizarras, em que nos sentimos estranhos e parecemos não conhecer nosso próprio corpo, tomado por parasitas e vírus. Mas imagine só sentir-se fora do normal por situações menos convencionais que uma gripe ou infecção alimentar; orgasmos constantes, sentir o gosto de músicas, ter casca de árvore crescendo em você...A natureza é insuperável quando o assunto é criatividade, então descubra aqui transtornos que você provavelmente nem sabia que era possível ter:

1) Priapismo - ereção interminável

olympic-boner-637x536

Batizada em homenagem ao deus grego Priapus, que tinha um instrumento enorme e era reverenciado como um deus da fertilidade e das colheitas, essa complicação não é tão entusiasmante quanto parece. Quando uma ereção dura mais de 4 horas, pode ser sinal de leucemia, anemia e até mesmo uma picada de viúva negra, entre outros problemas. Como sabemos, seja natural ou causada por overdose de medicamentos, um caso com duração acima de 4 horas pode causar necrose do órgão e complicações sérias, e recomenda-se procurar um médico.

2) Desordem da Excitação Genital Persistente, ou PGAD

Kim Ramsey

Essa mulher da foto, Kim Ramsey, tem uma média de 100 orgasmos por dia, os quais ela não pode controlar. Pode parecer uma coisa ótima, mas imagine a si mesmo tentando ter uma vida normal, com um emprego e uma família, e passar por algo assim. É raríssima, especialmente nos homens, mas é registrada desde 2001. Não há tratamento conhecido para a complicação.

3) Prospagnosia, ou incapacidade de reconhecimento facial

facial_recognition

Imagine não conseguir memorizar o rosto de ninguém, mas ninguém mesmo - incluindo, talvez, até você mesmo. Pode até ser uma desculpa boa pra evitar conhecidos chatos, mas não é engraçada na vida real e não tem cura. Estima-se que uma a cada 50 pessoas tenha prospagnosia, em diferentes níveis, e o pior é que elas mesmas geralmente não sabem disso.

4) Amnésia anteródroga

a99007_article-2388458-1B27E488000005DC-384_634x566

Como no filme "Amnésia", de 2000, o jovem Ricky Dean não consegue se lembrar do que fez no dia anterior, e tem lapsos de perda de memória constantes. Ele não sabe quem é, quais são seus amigos ou sua família, e usa no pescoço um cordão com um iPhone com anotações que o ajudam diariamente.

5) Hipertimesia

Marilu_Henner

Imagine ser capaz de lembrar do que já aconteceu, em qualquer período da sua vida, com uma riqueza infinita de detalhes? Assim são as raras pessoas que têm hipertimesia, como a atriz Marily Henner, uma das 6 pessoas diagnosticadas até hoje com o "transtorno", que na verdade está mais para um superpoder.

6) Sinestesia

sinestesia

Se para muitos isso é um sinônimo de prazer e ampliação da mente, para outros é uma maldição. Imagine sentir o gosto, cheiro ou cor de coisas que não têm essas propriedades, como músicas, letras do alfabeto ou o vento. Afeta uma a cada 27 pessoas em diferentes graus.

7) Metemoglobinemia

papa8

Um transtorno que restringe a quantidade de oxigênio que o sangue consegue circular, tornando a pele azul. É o caso da família de Paul Fugate, que, em 1920, casou com uma prima que também tinha esse problema, o que gerou diversas crianças azuis. Paul Karason, da foto, ficou azul por ingerir prata em excesso, mas o efeito é o mesmo.

8) Síndrome de Huthinson-Gilford

a99007_SRP_ProgeriaDrSekhar_Boy

Essa rara doença afeta 1 criança a cada 4 milhões e, como no filme "Jack", de 1996, causa o envelhecimento incrivelmente rápido da pessoa afetada. Não se sabe qual é a causa e nem existe cura para a mesma, e pessoas com a condição raramente ultrapassam os 13 anos de idade.

9) Epidermodisplacia verruciforme 

maxresdefault

A doença, popularizada pelo "homem árvore", é uma supersensibilidade a vírus do papiloma (HPVs), o que causa "verrugas" duras, que parecem com casca de árvore. Mesmo que cortadas, voltam a crescer, e atormentam a vida dos raros homens que a possuem.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+