CuriosidadesHistória

19/08, o dia do esgotamento da Terra

0

De acordo com o órgão internacional Global Footprint Network (GFN), a Terra já usou todos os recursos que podia para 2014 – e malemal entramos no segundo semestre. Isso significa que tudo que foi e for consumido a partir do dia 19 agosto, dia em que as reservas naturais foram esgotadas, o planeta não será capaz de regenerar a madeira, água potável, camada de ozônio e combustível retirados da natureza.

Masters-of-the-Earth-infographic-2-640x942

Masters-of-the-Earth-infographic-4-640x815

Para realizar tal afirmação, é usado um cálculo chamado de Earth Overshoot Day, ou Dia da Sobrecarga Terrestre, que existe há 14 anos. Estimando a capacidade de filtragem e regeneração do planeta, cientistas são capazes de estabelecer em qual dia do ano os recursos naturais ultrapassam a capacidade de suprimento da Terra, o que, em 2014, aconteceu dia 19/08.

ground-decay-1

Em 2000 a data era 01/10, e em 2013 20/08, o que mostra que a tendência é um lento decréscimo nas datas estabelecidas, ou seja, o consumo de bens naturais não só não está se estabilizando, mas aumentando ao invés de diminuir. Segundo a organização, precisaríamos de um planeta e meio como o nosso para suprir os 7 bilhões de humanos que habitam a Terra hoje, número que passará a duas Terras em 2030, se a taxa continuar igual, segundo previsão.

Os dados incluem desmatamento, escassez hídrica, erosão do solo, perda de biodiversidade, emissão de CO2 e outros fatores, que, juntos, definem o uso do planeta pela humanidade. Se ficou interessado, é possível ver as estatísticas em tempo real e também calcular qual é o impacto ambiental gerado por você no meio ambiente.

Como é possível perceber, as teorias de Malthus estavam certas: se a humanidade não aprender a controlar seu ímpeto sobre a natureza, logo a superpopulação se tornará o maior problema mundial.

9 doenças exóticas

Artigo anterior

O casal que reinventou a forma de conversar no WhatsApp

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido