Entretenimento

9 maneiras mais insanas como atores se prepararam para interpretar pessoas viciadas

0

As histórias contadas nas produções de Hollywood passam por todos os tipos de emoções e cenários. Por conta disso, é natural que vez ou outra precisamos conhecer personagens que se mergulham no mundo das drogas e dos vícios, o pode ser a motivação central de muitas tramas contadas nas telas grandes.

Interpretar um viciado em droga pode ser um verdadeiro desafio, já que os atores nem sempre podem se aventurar nas experiências para ter a noção completa dos sentimentos que precisam demonstrar em tela. Para isso, muitos deles apostam em diferentes estratégias e inspirações na hora de dar vida a viciados.

Leia também o que os atores realmente usam quando se drogam nos filmes.

Vamos conhecer algumas das formas utilizadas por alguns atores para alcançar a interpretação desejada na hora de viver usuários de drogas.

1 – Ewan Mcgregor, Trainspotting (1996)

Para atuar em Trainspotting e contar a história de um grupo de viciados em heroína, Ewan McGregor perdeu mais de 11 kg. O ator conseguiu o objetivo comendo apenas comida grelhada e trocando cerveja por vinho. Ele também revelou que ele e os colegas de elenco chegaram a cogitar a ideia de experimentar heroína, com fins de pesquisa, mas desistiram da ideia. “Quanto mais pesquisa eu fazia, menos eu queria experimentar”, contou. “Eu não sou um ator de método, então tentar heroína para o papel seria só uma desculpa para usar drogas.”

2 – Jared Leto, Réquiem para um Sonho (2000)

Jared Leto é famoso por seu método de interpretação, técnica que o coloca tão imerso nos personagens que às vezes nem mesmo parece que ele está atuando. Enquanto filmava Esquadrão Suicida, por exemplo, mantinha o personagem mesmo fora de cena e presenteando os colegas de elenco com surpresas assustadoras.

Quando ele interpretou o viciado em heroína em Réquiem para um Sonho, ele mergulhou de cabeça no personagem, apesar de não ter realmente usado drogas. Ele declarou que passou semanas vivendo com usuários de drogas e observando como eles faziam tudo. Na hora de injetar drogas, ele participava do processo, substituindo a heroína das seringas por água. Para o papel, Leto perdeu cerca de 10kg, ficando com tanta fome que chegou a desmaiar no set.

3 – Jason Patric e Jennifer Jason Leigh, Rush – Uma Viagem ao Inferno (1991)

Rush conta a história de dois policiais infiltrados que investigam um traficante de drogas. O problema é que os dois entram tanto no mundo do disfarce que acabam ficando viciados na droga que estavam tentando eliminar.

Jennifer Jason Leigh declarou que passou muito tempo entrevistando viciados em drogas para conseguir capturar um comportamento autêntico para o papel. “O que eu estava procurando era como o vício crescia e como eram os sentimentos após as drogas.”

Para o parceiro dela, Jason Patric, o mais importante é transmitir autenticidade na interpretação. Tanto que o ator insistiu em utilizar agulhas reais durante as filmagens.

4 – Gary Oldman, Sid & Nancy (1986)

A princípio, Gary Oldman não estava interessado e dar vida ao astro Sid Vicious no filme que conta a história do membro do Sex Pistols. A falta de vontade era tanta, que Oldman chegou a recusar o papel duas vezes antes de finalmente aceitá-lo. Assim que ele decidiu dar vida a Sid, no entanto, o personagem tomou conta dele.

O filme conta a história da relação de Sid Vicious com sua namorada Nancy Spungen, ambos viciados em heroína. Para se preparar para o papel e perder peso, Oldman comia apenas peixe e melão, o que chegou a causar problemas de desnutrição que o levaram para o hospital.

5 – John Travolta, Pulp Fiction (1994)

Pulp Fiction é um dos maiores sucessos de Quentin Tarantino ainda hoje, sendo responsável por influenciar várias obras lançadas depois de 1994. No filme, somos apresentados a três histórias que acabam se cruzando, incluindo a do assassino Vincent Vega, um viciado em heroína interpretado por John Travolta.

Para se preparar para as cenas em que precisava aparentar estar sob os efeitos da droga, Travolta recebeu conselhos de ex-viciado amigo do diretor do filme. A principal dica para conhecer tentar reproduzir a sensação da heroína era bem simples: ficar bêbado de tequila enquanto passa por uma sessão de relaxamento dentro de uma banheira de água quente.

6 – Heath Ledger, Candy (2006)

Antes de impressionar o mundo todo como o Coringa de O Cavaleiro das Trevas, Heath Ledger estrelava Candy, uma história de amor entre um poeta, uma artista e a heroína. Para se preparar para o papel, o ator precisou abandonar o surf, uma de suas maiores paixões. Ledger fez isso para se distanciar do sol e adquirir o tom de pele pálido de um viciado. Mas a preparação não parou por aí.

Heath Ledger também fez amizade um verdadeiro viciado, que o ensinou as melhores formas de injetar a droga no corpo. Tudo foi feito num braço prostético, é claro. “O braço está cheio de veias funcionais que os viciados aprendem a utilizar melhor”, declarou o ator.

7 – Leonardo DiCaprio, Diário de um Adolescente (1995)

Durante a época de lançamento de Diário de um Adolescente, muitos rumores sobre a interpretação de Leonardo DiCaprio circularam na imprensa, incluindo alguns que sugeriam que o ator realmente havia experimentado drogas reais para se preparar para seu papel. Apesar disso, o ator negou todos os rumores.

Ao invés disso, DiCaprio garante que um ex-viciado foi contratado pela produção para ensiná-lo. A ideia era repetir o estilo de discurso e o padrão de voz de um usuário de drogas. “A voz deve baixar uma oitava. Mesmo que você levante a voz, é como se houvesse uma neblina na garganta”, explicou o ator numa entrevista. “Não é necessariamente estar cansado e não necessariamente como estar bêbado. É como se o seu corpo se tornasse uma geleia e todos os seus ossos ficassem completamente relaxados. Você simplesmente sente paz. Supostamente. Eu não sei. Eu nunca fiz isso, certo?”

8 – Nicolas Cage – Despedida em Las Vegas (1995)

Quando Nicolas Cage começou a se preparar para interpretar um alcoólatra que perde tudo, ele descobriu coisas sobre o vício que não sabia antes. “Explodiu minha cabeça saber que pessoas que bebem por muito tempo podem desenvolver alucinações, entrando em estados de delírio”, contou em uma entrevista.

Cage contou que entrevistou vários beberrões para coletar informações que o ajudariam durante o filme. O que ele descobriu é que há muita ligação do hábito com o estômago. “O estômago encolhe e se contrai como um pulso e o algo é como uma injeção que entra no corpo e o relaxa. Então a performance realmente estava ligada ao estômago, para mim.”

9 – Samuel L. Jackson, Febre da Selva (1991)

O que mais ajudou Samuel L. Jackson para seu papel como viciado em drogas em Febre da Selva é que esse foi o primeiro filme que ele gravou sem estar sob efeito de nenhuma droga. Jackson utilizou a sua própria experiência com uso de drogas para conseguir ter inspiração para o papel. Apenas duas semanas antes de começar as gravações, o ator estava saindo da reabilitação. Por mais que ele estivesse sob efeito de drogas em seus filmes anteriores, foi exatamente a sobriedade que o ajudou a dar mais profundidade ao personagem viciado em crack da produção.

O que achou das inspirações de cada um dos atores? Se ainda não viu, agora talvez seja a hora de conhecer os filmes para poder analisar as interpretações com o conhecimento de bastidores.

10 coisas que você provavelmente não sabia sobre Os Feiticeiros de Waverly Place

Artigo anterior

10 máscaras tão surreais que são verdadeiros pesadelos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido