Você vai conhecer hoje pessoas que acumularam bilhões com trafico no decorrer do século XX. Alguns nomes são conhecidos e você vai entender porque você ouviu falar deles no decorrer da sua vida. E não tem peixe pequeno aqui não! Não estamos falando de milionários, estamos falando de pessoas que foram consideradas reis (e uma rainha) na sua área de atuação.
Como sempre, a cocaína foi o principal produto de exportação em longa escala dos mais bem sucedidos, mas teve traficante que fez fortuna com o álcool, ópio e também com heroína. Alguns casos são de traficantes que eram responsáveis por quase 100% da cocaína que entrava nos Estados Unidos nos anos 70. E teve gente que abasteceu na mesma proporção a Europa com o mesmo produto.
Conheça os traficantes mais “bem sucedidos” da história:
1- Pablo Escobar
Pablo liderou o cartel de Medellín e, no seu auge, enviou mais de 80 toneladas de cocaína para os Estados Unidos. Era dono de hospitais e projetos habitacionais em toda Colômbia. Acumulou um patrimônio de 30 bilhões de dólares.
2- Amado Carrillo Fuentes
Foi chefe do cartel mexicano de Juarez e ajudava os cartéis colombianos a importarem drogas para os Estados Unidos. Ele acumulou uma fortuna de 25 bilhões de dólares e possuía uma frota de 30 Boeing 727 para transportar cocaína para todo o mundo.
3- Dawood Ibrahim Kaskar
Fundador e chefe da organização criminosa indiana D-Company. Ele ainda é procurado por ter financiado os atentados terroristas em Bombaim, em 1993, e pelos ataques a Mumbai em 2008. Seu patrimônio é de 7 bilhões de dólares.
4- Khun Sa
Khun Sa foi o maior produtor de ópio na década de 1960. Ele tinha uma tropa de 800 homens que cuidavam de seu cultivo de ópio nas selvas da Birmânia. Ele acumulou 5 bilhões de dólares e seu exército cresceu para 10 mil homens.
5- Irmãos Orejuela
Os irmãos Gilberto e Miguel Orejuela fundaram o cartel de Cali, que em seu auge, forneceu 70% de toda cocaína que entrava nos Estados Unidos e 90% da cocaína que entrava na Europa. Eles conseguiram acumular 3 bilhões de dólares cada um.
6- Carlos Lehder
Carlos comprou sua própria ilha nas Bahamas e a usou como um centro de distribuição de grandes quantidades de cocaína. Teve uma fortuna de 2,7 bilhões de dólares, mas foi preso e condenado a 55 anos de prisão.
7- Giselda Blanco
Giselda foi a rainha do tráfico em Miami e era ligada ao cartel de Medellín nos anos 70. Ordenou a morte de mais de 200 pessoas durante seu reinado e construiu um patrimônio de 2 bilhões de dólares.
8- Al Capone
O mais famoso gangster americano de todos os tempos nasceu na época da proibição do álcool nos Estados Unidos. Ele controlou uma organização criminosa que contrabandeava drogas, prostituição e jogos de azar em todo o país nessa época e juntou uma fortuna de 1,3 bilhões de dólares.
9- Joaquiân Loera Guzman
Guzman foi líder do cartel de Sinaloa, no México, sendo este o cartel considerado o mais poderoso na atualidade. Seu produto principal era cocaína, mas ele trabalhava também com heroína, metanfetamina e maconha. Seu patrimônio era de 1 bilhão de dólares.