Curiosidades

As 10 maiores empresas do Brasil

0

O seu dia está cheio de empresas brasileiras, mesmo que você não saiba. Estão na roupa, no banho, no transporte, no prato. Com um alcance tão abrangente como elas têm, com um mercado de milhões de brasileiros, essas empresas conquistam muito sucesso em suas áreas.

Para determinar exatamente o tamanho de uma empresa, é preciso considerar várias coisas, como o valor do mercado e lucro líquido. As empresas que você vai conhecer não só pontuam bem nesses critérios, como são consideradas as maiores empresas do Brasil!

Todos os anos, a revista Forbes lança uma lista das 2000 maiores empresas de todo o mundo, chamada o Ranking Global 2000. Na edição publicada em 2021, temos algumas representantes brasileiras.

B3

Começando pelo décimo lugar, temos a B3, Brasil Bolsa Balcão. A B3 é a bolsa de valores oficial do Brasil e, em 2017, foi a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo. Essa empresa ocupa a posição número 1322 no Ranking Global, com um valor de mercado de 19,9 bilhões de dólares.

Itaúsa S.A

A próxima empresa é a Itaúsa S.A., holding criada pelo banco Itaú de investimentos de capital aberto. Ela atua nos segmentos industrial e financeiro, com participação acionária no próprio banco Itaú, Duratex, Alpargatas e Copagás. A Forbes colocou a Itaúsa na posição 1228, com um valor de mercado de 15,4 bilhões de dólares.

Eletrobras

A Eletrobras também está na lista da Forbes. Por mais que seja uma empresa de capital misto, o governo brasileiro é o maior acionista. Assim, quando o assunto é geração, distribuição e transmissão de energia, a Eletrobras é referência, com um valor de mercado de 10,1 bilhões de dólares. Mesmo com rumores de privatização e críticas, a Eletrobras ocupa uma posição de 954 na lista da Forbes.

Banco BTG Pactual

O Banco BTG Pactual fica em sétimo lugar na nossa lista das maiores empresas do Brasil. Criado por Luiz Cezar Fernandes, André Jacurski e Paulo Guedes, o banco é especializado em capital de investimento e capital de risco, além da administração de fundos de investimento.

O banco já passou por várias mãos até ser dominado por um antigo estagiário, André Esteves, principal mandatário. O banco ocupa a posição 680 na lista das maiores empresas do mundo, com um valor de mercado de 46,1 bilhões de dólares.

JBS S.A

Em seguida temos a JBS S.A., conglomerado de propriedades em família, dos irmãos Wesley e Joesley Batista. Assim, a empresa goiana foi fundada em 1953 e é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, operando no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango, além do processamento de couros.

Sendo assim, a empresa controla diversas marcas com atuação nacional e internacional, como Friboi, Vigor e Seara. Na lista Forbes, a JBS ocupa a posição 525 com um valor de mercado de 14,8 bilhões de dólares.

Banco do Brasil

Em quinto lugar, temos o Banco do Brasil. O banco estatal possui capital misto e a população brasileira o avalia bem. Dessa maneira, suas ações estão sendo consideradas altamente sub valorizadas pelo mercado financeiro.

Isso principalmente porque a empresa ocupa a posição 272 entre as 2000 maiores de todo o mundo. Sendo assim, o valor de mercado do Banco do Brasil é de 15,4 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes.

Petrobras

A petroleira Petrobras também é uma estatal de capital misto e vem passando por oscilação por conta de discussões constantes sobre interferência estatal, privatização e venda de subsidiárias. Mesmo assim, o valor de mercado é de 53,3 bilhões de dólares e ela ocupa a posição 159.

Bradesco

Em terceiro lugar temos o banco Bradesco, criado por Amador Aguiar, em 10 de março de 1943. Desde então, ele se consolidou como um dos maiores bancos do Brasil. Atualmente, seu valor de mercado é de 40,9 bilhões de dólares, o que faz com que fique no número 154 na lista da Forbes.

Vale

Empresas Vale

Washington Alves/Reuters

A Vale está em segundo lugar na nossa lista, antigamente chamada de Vale do Rio Doce, que foi privatizada e passou a se chamar apenas Vale. Assim, Getúlio Vargas fundou a mineradora multinacional e operadora de logística em 1942, e hoje está com valor de mercado de 99,2 bilhões de dólares, conquistando a posição 113.

Itaú Unibanco

Já em primeiro lugar entre as maiores empresas brasileiras, temos o Itaú Unibanco. A holding criada pela fusão do Itaú e do Unibanco lidera a lista no ranking da Forbes, ocupando a posição 109 entre as maiores empresas do mundo.

Então, o valor de mercado é de 48,5 bilhões de dólares com ativos avaliados em 389,7 bilhões de dólares. Qual empresa você acha que deveria ter entrado na lista?

Nuvens de Vênus poderiam abrigar vida alienígena

Artigo anterior

Casos engraçados contados por enfermeiros

Próximo artigo