A bandeira dos EUA ainda está na Lua?

POR A redação    EM Lugares & Construções      15/10/15 às 15h37

Por mais que ajam controvérsias sobre o homem ter pisado ou nao na superfície lunar, até porque o cenário da década de 60 e  70, era o de um conflito de ideias e social de Estados Unidos e a antiga União Soviética. E esse confronto era muito mais de influência e demonstração de poderio, do que necessariamente conflitos bélicos. O que de certo modo, abraçava as motivações da corrida espacial.

Mas mesmo com as teorias conspiratórias envolvendo esse dia, o fato é, que foi noticiado como a ida oficial do homem à lua, e consequentemente a conquista do espaço sideral.

Tendo inclusive, a nação que organizou o ato, os Estados Unidos, cravado em solo lunar, a bandeira do país. Mas será que a bandeira ainda continua por lá? É o que iremos responder agora pra vocês. Se liga na resposta:

apollo14_area_5de_v2_LROC_Cratera_Cone_Anotada

Sim, ao que tudo indica, a bandeira dos Estados Unidos ainda tremula no solo do nosso satélite natural. No ano de 2009, a toda poderosa NASA lançou ao espaço, o Orbitador de Reconhecimento Lunar, que circunda a lua em toda sua extensão e registra fotos da superfície lunar em alta resolução.

M175428601R_thumb

O "LRO", nome da sigla em inglês referente ao orbitador, já reconheceu as 6 bandeiras implantadas no solo da Lua, em 1969. Mas de acordo com os registros fotográficos, as bandeiras ficaram completamente brancas, mas com razão. Afinal, não há atmosfera na Lua, ou seja, os raios solares de incidência ultravioleta aterrizam na superfície lunar, sem nenhum tipo de barreira ou filtro, tendo sido causa do deterioramento e degradação contínua da coloração das respectivas bandeiras.

O que agrava essa deterioração, é que o material utilizado nela era simplório, feito à base de náilon, não tendo sido necessariamente feitas para durarem. E resolvendo esse pequeno, porém difundido mistério: As bandeiras na lua nunca sequer tremularam, até porque não há vento na Lua.

Detail_of_Apollo_AS12-47-6897

E na sua opinião pessoal, o homem pisou ou não no solo lunar?

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+