Entretenimento

A importância do travesseiro certo para cada pessoa

travesseiro
0

O travesseiro pode interferir muito mais do que você pensa em uma boa noite de sono. Mais ainda, ele também pode contribuir para sua saúde ao longo dos anos. Por esse motivo, o item deve ser utilizado para evitar dores na coluna e nas costas, aumentando a qualidade do sono e, consequentemente, a qualidade de vida. Dependendo da forma como é utilizado, o travesseiro é fundamental para manter a coluna saudável devido ao fato dele alinhar a coluna cervical com o tronco.

Esse item tão importante, se usado corretamente, permite a circulação sanguínea e os estímulos elétricos do cérebro ao corpo. Por outro lado, pessoas que usam o travesseiro errado podem apresentar sinais de cansaço, agitação, alteração no humor ou, até mesmo, dificuldades na circulação. Tudo isso por não conseguir chegar ao descanso ideal de que o corpo precisa. 

Pixabay

O modelo ideal para cada pessoa

O bom travesseiro deve se encaixar entre o pescoço, na distância do ombro à cabeça. Segundo especialistas, o travesseiro deve contornar a forma exata da pessoa, distribuindo o peso uniformemente na coluna vertebral e no pescoço. Travesseiros muito baixos ou muito altos podem causar dores no pescoço e nas costas e até inflamações, o que prejudica a coluna e causa interrupções no sono.

A cabeça de um adulto pesa em média de cinco a sete quilos e o travesseiro carrega essa carga diariamente. Por isso, ele deve dar apoio aos lugares certos. A pessoa que dorme em decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima, deve escolher travesseiros baixos e que preencham o espaço entre a cervical e a nuca, além de minimizar a flexão do pescoço.

Para as pessoas que dormem de lado (em decúbito lateral), o melhor é um travesseiro que se encaixe entre a distância do ombro e pescoço, ou seja, um pouco mais alto e formando um ângulo de 90º entre cabeça e pescoço. Vale destacar que, quem dorme de lado deve manter os joelhos semiflexionados, com um travesseiro entre eles.

Pixabay

Já a posição de barriga para baixo não é recomendada, uma vez que dormir assim ou com a cabeça elevada em um travesseiro grande dificulta a manutenção da curvatura fisiológica da coluna, bem como aumenta a pressão sobre o diafragma e os pulmões. Essa posição pode levar a um sono menos reparador e até causar dor.

Ao deitar em um colchão, seja de lado ou de barriga para cima, a coluna deve permanecer alinhada e não pode haver dor nos quadris, ombros, coluna lombar ou cervical. Dormir de lado, com os joelhos dobrados ou com um travesseiro entre os joelhos é a melhor maneira de manter a postura adequada. Se você prefere dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos.

Tipos de travesseiro no mercado

Os primeiros travesseiros surgiram no Egito Antigo e eram feitos com pedra. Atualmente, alguns bem mais confortáveis existem no mercado. O ortopédico, utilizado principalmente pelas pessoas com problemas de coluna, pode ser de espuma, de plumas, de penas, de algodão, de poliéster, de látex, dentre outros materiais. Não há regras a respeito do material utilizado.

Pixabay

A recomendação é apenas verificar se o produto escolhido permitirá uma noite de sono confortável e se ele é adequado para a forma que se dorme. Caso seja alérgico, é indicado verificar se o travesseiro realmente possui proteção contra ácaros, fungos e bactérias e se os materiais usados não causam alergia. Se for uma pessoa que transpira muito durante a noite, é aconselhável ainda verificar o conforto térmico do produto.

É importante saber também que não se deve lavar o travesseiro ou expô-lo ao sol, já que a lavagem elimina parte dos organismos que vivem nesse ambiente em equilíbrio biológico. Assim, os que permanecem se multiplicam de maneira descontrolada. A melhor solução é trocá-lo de tempos em tempos, ou melhor, de 2 em 2 anos.

O dedo sintético dos egípcios

Artigo anterior

Como as câimbras acontecem?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido