Curiosidades

7 hábitos na hora de dormir que te fazem ganhar peso

0

Dormir pode ser considerado, por várias pessoas, uma das melhores coisas da vida. E mesmo que você seja uma pessoa que não goste muito de dormir, todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. E cada um de nós temos os nossos hábitos de sono. Seja um cochilo ou uma longa noite todos nós dormimos.

Todos os seres humanos têm a necessidade de dormir. Independente de como fazemos isso, dormir está em nossa rotina diária. No entanto, não quer dizer que todas as pessoas tenham um sono de qualidade.

Entretanto, o sono de boa qualidade é essencial para a saúde física e mental. E ao longo do tempo, hábitos de sono ruins podem acabar gerando problemas de saúde crônicos. Como por exemplo, depressão, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Tanto que alguns hábitos antes de dormir podem te fazer ganhar peso. Mostramos alguns aqui.

1 – Refeições pesadas

Se você come um jantar pesado ele pode fazer com que seu estômago trabalhe em excesso para conseguir digerir todo o alimento. Isso vai fazer com que o metabolismo aumente e ficará mais difícil de você dormir. Por conta disso, é recomendável que as refeições pesadas sejam feitas durante o dia para que o ganho de peso seja evitado.

2 – Ficar grudado no celular

A tecnologia está mais presente do que nunca nas nossas vidas. Mas se você fica com o olho no celular até o momento de dormir não é uma coisa boa. Até porque essa mudança constante da tela é uma distração e impede que se tenha uma boa noite de sono.

Além disso, a luz também interfere na capacidade do corpo produzir melatonina, que é o hormônio que regula o ritmo circadiano. Por isso, para se ter uma noite de sono melhor, é recomendado que você se desconecte, pelo menos, uma hora antes de deitar.

3 – Fritura

Os alimentos fritos e gordurosos podem ser gostosos, mas eles também são difíceis de se digerir. E por isso, podem afetar a qualidade do sono. Por exemplo, se alguém come um monte de batata frita antes de dormir essa pessoa pode ter dores de estômago e outros desconfortos que não a deixarão dormir. Então, na hora do jantar, comidas mais saudáveis e nutritivas são mais benéficas para o peso de alguém.

4 – Bebidas alcoólicas

Às vezes, uma bebidinha à noite pode se tornar um grande excesso de álcool. E as bebidas alcoólicas podem  prejudicar o ciclo de sono e fazer com que a pessoa se sinta sonolenta no dia seguinte. Por isso, é bom evitar beber à noite. Ou então dar ao corpo algumas horas para processar o álcool antes de deitar.

5 – Doces

As comidas doces também podem contribuir para o ganho de peso. Esses lanches açucarados, feitos principalmente se a pessoa fica acordada até tarde, podem acumular calorias e fazer a pessoa engordar. Por isso, é bom optar por uma fruta.

6 – Acordado até tarde

Quem nunca pensou “só mais um  episódio” e quando viu já eram quase três da manhã?! Independente do motivo que te fez ficar acordado até tarde, isso está mexendo com seu ciclo de sono. E quando você vai dormir tarde, muito provavelmente, você fará um lanche e pode ganhar peso como resultado. Por conta disso, ir para cama mais cedo é um grande benefício.

7 – Tempo

Um dos principais fatores, e também um dos mais negligenciados, são as horas de sono. É importante que a pessoa tente priorizar as sete ou oito horas de sono recomendadas. E para que o sono seja de uma qualidade melhor, é bom evitar a cafeína a partir da tarde. Isso dará ao corpo algum tempo para ele relaxar antes da hora de ir para cama.

Como a ‘ilusão do precipício criativo’ limita o surgimento de novas ideias

Matéria anterior

Como sete irmãs ganharam milhões com seus cabelos compridos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.