Curiosidades

7 dicas para você conseguir dormir rápido

0

Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo, tomar um banho e dormir. Um sono saudável é extremamente importante para recuperar seu corpo e prepará-lo para um novo dia. E mesmo que você seja uma pessoa que não goste muito de dormir, todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. E cada um de nós temos os nossos hábitos de sono. Seja um cochilo ou uma longa noite todos nós dormimos.

E o sonho de consumo de quase todas as pessoas, se não de todas elas, é conseguir dormir rápido. A notícia boa é que se você é uma dessas pessoas que quer ter uma boa noite de sono, mas tem dificuldade para começar a dormir, existem coisas que podem ser feitas para ajudar.

A insônia pode vir por conta de vários fatores, tanto internos quanto externos. Mas essas dicas vão fazer com que você consiga desligar a mente e relaxar o corpo. Tudo isso para facilitar o processo de pegar no sono.

1 – Música relaxante

Uma dica para pegar no sono rápido é colocar músicas calmas ou sons relaxantes como, por exemplo, de chuva ou de uma floresta. Esses sons irão te ajudar a começar uma noite boa de sono.

A dica é bastante conhecida, tanto que é possível encontrar várias playlists no Spotify, ou outras plataformas, com sons que são pensados justamente para a hora de dormir.

2 – Iluminação

Quando chegar o momento de dormir tente escurecer ao máximo o quarto. E se quiser deixar uma luz, opte por uma luz baixa e que tenha uma cor quente que irá te proporcionar um aconchego.

Uma dica importante é tentar evitar a TV ou qualquer outro eletrônico ligado perto. Isso porque eles podem acabar chamando sua atenção e induzir o bloqueio de melatonina, que é o hormônio que avisa o corpo quando é hora de dormir.

3 – Banho quente

Se o clima permitir, relaxar em um banho morno ou quente te ajudará a dormir melhor. Isso porque a temperatura mais elevada da água ajuda os músculo a relaxarem.

4 – Controlar a respiração

Técnicas de respiração também ajudam a ter uma melhor noite de sono. Por isso, use técnicas de respiração para inspirar e expirar pausadamente. Conseguir controlar a respiração ajuda a desacelerar os batimentos cardíacos e manter a mente no tempo presente. Isso, por sua vez, diminui o efeito do estresse ou da ansiedade.

Um método que funciona é o chamado “4-7-8”. Para fazê-lo, inspire pelo nariz por quatro segundos, segure a respiração por sete segundos e solte pela boca em oito.

5 – Roupas de algodão

Quando estiver indo dormir é recomendável que você opte por pijamas ou roupas feitas de algodão. Isso porque o tecido é o mais confortável e ajuda a proteger contra arranhões durante a noite de sono.

Outro ponto importante é fugir de peças que sejam apertadas para que o sangue possa circular naturalmente enquanto você estiver dormindo.

6 – Encontrar posição certa

Cada pessoa tem sua posição certa ou preferida para dormir. Contudo, existem algumas posições que ajudam a diminuir  as dores e  incômodos no momento de pegar no sono.

Por exemplo, para quem tem dores nas costas, a posição certa deve ser de uma forma que a curvatura natural da coluna seja mantida. Pode ser de lado ou de costas, com travesseiros colocados para aliviar a tensão da região.

7 – Faça exercícios durante o dia

Nem tudo para ter uma boa noite de sono deve ser feito à noite. Por exemplo, gastar energia durante o dia te fará pegar no sono de forma rápida. Por conta disso, não tem nada melhor do que praticar exercícios físicos durante o dia. Além de ajudar com uma boa noite de sono eles também ajudarão com a saúde mental.

O que foi feito com as joias da Princesa Diana?

Matéria anterior

Esse é o tanto de terra que precisamos reconstruir nos próximos 10 anos para salvar o planeta

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.