Curiosidades

A pessoa pode tomar whey mesmo sem fazer exercícios?

0

Todos sabem que os exercícios físicos têm uma importância gigante para o corpo e o organismo em geral. Tanto é que a qualidade de vida de uma pessoa aumenta e melhora muito por conta dos ganhos através da academia e da prática de exercícios como a musculação. E há formas de melhorar ainda mais esses ganhos. Como? Através de suplementos como o whey protein.

Esse é um suplemento feito de proteínas que são encontradas no soro do leite e tem todos os aminoácidos necessários para que o crescimento, a força e a recuperação muscular sejam potencializados.

Mesmo que os benefícios para quem faz exercícos e toma essa suplemento sejam conhecidos, uma dúvida muito frequente entre as pessoas é se quem não pratica atividade física pode tomar whey mesmo assim.

Por ele ser rico em proteínas, qualquer pessoa saudável pode tomá-lo. E ele até pode ser até mais vantajoso do que consumir leite. Contudo, antes de entender quais são esses benefícios, o primeiro ponto é entender o que o suplemento é.

De onde o whey vem?

VivaBem

O whey é uma proteína extraída do soro do leite que é gerada no processo de frabricação do queijo. Esse suplemento começou a ser produziod na década de 1960, e ele pode ser concentrado, isolado ou até hidrolisado ou não hidrolisado. Os tipos são quem determinam a concentração de proteínas que o whey tem  e como o corpo da pessoa irá digeri-las.

No leite de vaca, a concentração do whey é pequena, por conta disso que o suplemento tem um valor alto. Para se ter uma noção, o leite tem em média 4% de proteína, sendo aproximadamente 80% de caseína e 20% de whey. Então, em 100 ml de leite se tem cerca de quatro gramas de proteína e 0,8g de whey.

Com relação às proteínas, o nutriente é composto por macromoléculas complexas, que se formam pela junção de aminoácidos. E dentro do grupo dos aminoácidos existem os essenciais, que são o corpo não consegue produzir e precisam ser ingeridos através da alimentação; e os não essenciais que são os produzidos pelo corpo.

No whey, todos os nove aminoácidos essenciais são encontrados além de outros 11 não essenciais. Por conta disso que ele é tipo como sendo uma fonte de proteína completa.

Consumindo

VivaBem

Como dito, qualquer pessoa saudável pode consumir esse suplemento e isso traz várias vantagens mais do que somente o ganho de massa muscular. Veja algumas delas.

Melhora a imunidade

Através do consumo do suplemento, a pessoa aumenta a produção de antioxidantes pela formação da glutationa, que é composta de cisteína, glicina e glutamina, que são aminoácidos que estão no whey.

No caso da glutamina, ela fortalece a imunidade, regula o ciclo celular e é um desintoxicante poderoso para todo corpo. Por tudo isso ela é fundamental para uma vida mais saudável e para prevenir várias doenças.

Com realção à imunidade, o whey também é rico em alfa-lactoalbumina e beta-lactoalbumina, ambos aumentam a função das células de defesa.

Ajuda no emagrecimento

Para quem está buscando perder peso o whey pode ser um grande aliado porque ele tem baixo valor calórico. Ele se torna uma opção para um lanche intermediário, especialmente para quem trabalha fora por ser uma coisa fácil de ser preparada, somente misturando uma água.

Além disso, quando a pessoa toma whey ela tem um aumento na produção de colecistoquinina (CCK) e GLP-1, que são hormônios relacionados à digestão e saciedade. Por conta disso, quando chega a hora do jantar a pessoa está com menos fome e come menos nessa útlima refeição.

Em idosos, minimiza a sarcopenia

O suplemento pode ser ingerido pelos idosos, especialmente os que não consomem muita proteína durante à noite. Até porque, nessa fase da vida, o hábito de “jantar” um café com leite ou comer  um bolo ou um pão é algo bem comum.

E quando o aporte proteico do idoso é aumentado ou ele é incentivado a praticar atividades físicas, isso acaba prevenindo ou tratando a sarcopenia. Para quem não sabe, esse é um problema bem comum em idosos e acontece por conta da diminiuição do tamanho das células musuculares, o que consequentemente faz com que a massa magra e força musucular diminua.

Como escolher?

VivaBem

No momento de escolher qual tipo de whey consumir é preciso levar em consideração os objetivos que querem ser atingidos com esse consumo.

Concentrado: mais barato e menos proteico

Mesmo sendo mais barato, em uma dose esse tipo tem um teor proteico menor.  Além disso, o processo de digestão e absorção da proteína demora mais do que os outros tipos. Esse whey é recomendado para as pessoas que precisam consumir uma quantidade de proteína alta todos os dias, para quem faz dieta low carb ou cetogênica.

Isolado: maior concentração de aminoácidos

Normalmente, ele tem aproximadamente 90% de proteína e um teor bem baixo de carboidratos e gorduras. Por conta disso, a concentração de aminoácidos é maior nesse tipo, e ele é absorvido mais rápido. Esse whey é recomendado para atletas com treinos de baixa, média e alta intensidade.

Hidrolisado: mais caro, com menos BCAA

Esse é o tipo mais caro e tende a ter menos BCAA, que são aminoácidos de cadeia ramificada, do que o isolado. Ele é uma boa opção para as pessoas que têm gases e má digestão se ingerirem o whey concentrado ou isolado. O hidrolisado pode ser recomendado tanto para o pré como pós-treino imediato para melhorar a recuperação muscular e produção de proteínas.

Fonte: VivaBem

Imagens: VivaBem

Disney+ vai acabar com compartilhamento de senhas ainda neste ano

Artigo anterior

Março foi o mais quente da história, fazendo Terra bater o recorde pelo 10º mês consecutivo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido