Curiosidades

A sala da Microsoft: conheça o lugar mais silencioso do mundo

Microsoft
0

Você já se perguntou como é estar em um ambiente completamente silencioso? Se sim, você já teve curiosidade em conhecer algum local em que o silêncio absoluto reina? Existe uma sala na sede da Microsoft, em Seattle, nos Estados Unidos, que é intitulada como “o lugar mais silencioso do mundo”. 

A sala, batizada de Building 87, foi criada com o objetivo da realização de testes de fones de ouvido e de outros gadgets. O nome técnico da sala é “câmara anecoica”, que caracteriza um local em que não há eco.

A eficiência da câmara anecoica é tão alta que qualquer onda eletromagnética é isolada, não apenas o som. Uma pessoa que esteja lá dentro é capaz de ouvir seus próprios batimentos cardíacos, assim como os sons dos pulmões, do estômago e até dos fluidos “passeando” pelo corpo, além da circulação do sangue no cérebro, por exemplo.

Microsoft

O recorde de permanência em uma câmara anecoica é de 45 minutos, já que, como se ouve os próprios sons corporais em total evidência, a experiência é descrita como enlouquecedora. Vale ressaltar que existem diversas câmaras anecoicas pelo mundo, embora a da Microsoft seja a mais eficaz, ou seja, a que mais isola o som.

A sala da Microsoft

Dentro da sala desenvolvida pela Microsoft, que foi reconhecida como a mais silenciosa do mundo pelo Guinness World Records, o ruído ambiente é de 20,3 decibéis negativos. Isso acontece porque a sala, além de ser quase completamente isolada de ruídos externos, tem suas paredes revestidas de maneira a absorver todas as ondas sonoras emitidas lá dentro ao invés de refleti-las.

As paredes que ficam dentro do espaço absorvem de 99 a 100% do som. Um ambiente em que todas as ondas são engolidas pelas paredes equivale a um ambiente infinito, sem paredes, em que as ondas se propagam eternamente para longe do observador. Daí vem o porquê de o nome se referir à ausência de eco. 

Microsoft

Para os interessados em experimentar a sensação de estar no lugar mais silencioso do mundo, os responsáveis pela sala da Microsoft autorizam visitas de apenas cinco minutos. Isso porque, ao adentrar o ambiente, as pessoas sentem as estranhas sensações de escutar todos os barulhos que o próprio corpo produz. Na sequência, é comum que os curiosos comecem a sentir tontura. 

Permanecer por um tempo prolongado em locais como esse podem gerar diferentes tipos de reações, muitas delas negativas, já que os seres humanos não estão habituados à ausência de sons. A sala tem 40 metros quadrados, paredes isolantes de 30 centímetros de profundidade e um fosso de 61 centímetros que separa o local das demais salas. Não há luzes. A iluminação só entra ao abrir a porta.

Atualmente, o local é usado para melhorar o assistente de voz Cortana e o Skype. O objetivo da sala silenciosa é aprimorar a identificação da voz dos usuários dos serviços de modo que, quando as pessoas estiverem em locais barulhentos, seja possível identificar suas vozes, mesmo que estejam imersas em diversos outros ruídos. 

Fonte: El País

Freira de 80 anos é presa por desviar dinheiro de escola para apostas em Las Vegas

Matéria anterior

Conheça o gato gigante que faz sucesso nas redes sociais

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos