Batman é um dos heróis mais conhecidos do planeta. Com uma base gigantesca de fãs, ao mesmo tempo em que outras pessoas criticam seu modus operandi e toda sua história, talvez ele também seja um dos personagens que mais divide opinião, tanto dentro quanto fora do meio nerd. Fã ou não, qualquer um que tenha conhecimento da existência do personagem sabe que Batman é Bruce Wayne. Acontece que o manto de Batman já foi vestido por outros personagens além de Bruce Wayne e certas versões conseguiram ser mais interessantes do que o original.

Calma! Antes de continuar é bom lembrar que nossa intenção não é falar que tal personagem seja um Batman muito melhor que Bruce Wayne. O intuito aqui é apenas mostrar que existiram outras versões do herói que conseguiram ser tão – algumas vezes um pouco mais – intrigante que o bilionário de Gotham. Por isso, esta lista é para mentes curiosas que desejam um pouco de informação e entretenimento, alguns elementos essenciais na vida de qualquer nerd.

5- Carrie Kelly

Umas das – se não a mais – recente adição a lista é ninguém menos que Carrie Kelly. No universo The Dark Knight Returns, de Frank Miller, a Robin de Cavaleiro das Trevas se tornou a Batgirl. No arco mais recente, Dark Knight Returns: The Master Race, uma pessoa aparece para, mais uma vez, tentar colocar fim na criminalidade e tudo indica que Batman é o responsável por toda a ação violenta e a polícia de Gotham entra em alerta para captura-lo.

Na verdade, quem estava na atividade, vestida como Batman, era Carrie Kelly. Quando o comissário a interroga para tentar encontrar o verdadeiro Cruzada de Capa, ao que ela simplesmente responde antes de desmaiar: “Bruce Wayne está morto”.

Publicidade
continue a leitura

4 - Azrael

Na atual linha editorial Detective Comics, Azrael tornou-se um herói por conta própria e está do mesmo lado que a Bat-Família, originalmente, no entanto, ele era um assassino que havia sofrido lavagem cerebral e tentava levar a vida com o que descobriu sobre si mesmo. Jean Paul Valley lutou ao lado de Batman após descobrir que era um guerreiro altamente treinado. Ele queria fazer o bem.

Quando Bane quebrou as costas de Batman e este ficou incapacitado de proteger os habitantes de Gotham, ele pediu para Azrael assumir seu lugar. Inicialmente, Jean Paul fez um bom trabalho, chegando a desenvolver seu próprio traje. Infelizmente, com o tempo ele passou a ficar cada vez mais violento. Mas claro, o Batman original volta a tempo de impedir que Azreal passe dos limites.

3 - Thomas Wayne

Publicidade
continue a leitura

Muito provável o mais conhecido da lista. A história do patriarca da família Wayne é bastante semelhante à de seu filho. Em uma versão de mundo onde o Flash alterou a linha temporal, Thomas vai ao teatro com Martha e Bruce, ao saírem da peça, há um assalta, porém, a única vítima fatal da situação é o pequeno Bruce Wayne. Com o incidente, daquela noite, Martha enlouquece e se transforma em Coringa na história. Por outro lado, Thomas se torna o vigilante da cidade, porém, ele usa métodos bem diferente do Batman conhecido por todos.

2 - Jason Todd

Jason era um jovem bem problemático. Bruce o acolheu a fim de lhe dar melhor oportunidade na vida. Contudo, com o tempo ele percebeu que Jason era indobrável e possuía sérios problemas em controlar sua raiva. Eventualmente, Todd acabou caindo em uma armadilha do Coringa e, em consequência, foi morto a golpes de pé de cabra pelo Palhaço. Uma das mortes mais memoráveis do universo Batman. Ele retorna a vida como Capuz Vermelho e começa a dar fim em vários criminosos da cidade.

Publicidade
continue a leitura

Depois a morte de Batman, Jason invade a Batcaverna e rouba um dos trajes experimentais de Bruce, com o qual ele poderia assumir o manto de seu antecessor e fazer o que Batman nunca aceitaria: matar criminosos. A abordagem muito mais letal de Jason na luta contra o crime significava que haveria mais corpos de bandidos pela cidade. Jason Todd como Batman teve vida curta, contudo, visualmente ele foi um dos mais assustadores e impressionantes.

1 - Dick Grayson

Um dos mais queridos da Bat-Família, também foi um dos mais relutantes a assumir o manto. Em Battle of the Cowl, Dick se esforçou ao máximo em seguir os passos deixados por Bruce por meio de um holograma. Bruce sentiu que Asa Noturna, o Robin e os outros heróis eram mais que suficientes para cuidar de Gotham e que a figura do Batman como símbolo não era mais necessária.

Sabemos que Bruce Wayne sempre será Batman, contudo algumas versões ainda são interessantes. O que achou da lista? Concorda com ela? Qual outro personagem poderia aparecer por aqui? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente.

Publicado em: 15/05/17 22h10