12 coisas que você pode fazer quando tiver insônia

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      01/09/15 às 18h59

Acontece com todo mundo. Quem nunca deitou na cama e esperou horas até conseguir dormir? Em algumas noites o sono simplesmente não vem. O pior é quando você olha para o relógio (pela décima vez), descobre que já são três horas da manhã, e tem que estar de pé as seis. Nesta hora você começa a apelar a alguns métodos para conseguir pegar no sono, mas será eles realmente funcionam?

Não se preocupe, na maioria dos casos o problema é mais simples do que você imagina. A insônia pode estar associada a preocupações do dia-a-dia que ainda estão perturbando sua mente por alguma razão. Inclusive, o próprio pensamento de não conseguir dormir pode te atrapalhar. Existem, no entanto, alguns jogos mentais bem simples que podem afastar tais pensamentos. Antes de conhecê-los, é preciso ter algumas coisas em mente:

  • Não saia da cama; a menos que você consiga dormir de pé, andar por aí não vai ajudar.
  • Não leia; ainda que um livro chato possa te dar sono, a leitura provavelmente só vai te atrasar.
  • Mantenha as luzes apagadas.

Isto pode parecer óbvio, mas muitos casos de insônia são prolongados pela impaciência da pessoa, que não consegue relaxar e, portanto, adormecer. O ideal é se manter deitado, calmo, e seguir algumas das doze sugestões que você confere abaixo (ou todas elas):

Wonderland

1. Mantenha a mente limpa e tente se imaginar em um lugar familiar. Pode ser seu quarto mesmo. Tente se lembrar dos detalhes: os mínimos possíveis. Se imagine movendo por ele. Se isto ficar muito fácil, tente imaginar outro lugar. Em vez de lembrar, crie. Você pode demorar alguns minutos para criar um universo próprio. Porque não? Quanto maior ele for, mais fáceis as chances de você adormecer durante o processo de criação.

2. Concentre-se na sua respiração. Tente diminuí-la conscientemente para um determinado número de inspiração e expiração, lembrando-se de contar cada um deles. Além de dar um foco para sua mente se concentrar, o processo te ajuda a relaxar fisicamente. Quanto menos batidas no coração, mais fácil fica para cair no sono.

3. Quem disse que os amigos imaginários são coisa de criança? Crie um personagem e mantenha uma conversa com ele. É sério! Como no processo de criação anterior, você provavelmente cairá no sono durante a conversa, uma vez que o exercício vai ajudar seu cérebro a manter um fluxo mental específico, afastando as preocupações e tensões de sua mente.

Foster

4. Uma boa forma de adormecer é contrair e relaxar todos os seus músculos. Comece enrijecendo os dedos dos pés durante alguns segundos, e depois relaxe-os lentamente. Depois passe para o pé, pernas, braços e, finalmente, pescoço. Este simples exercício permite que você remova a tensão presente em seu corpo, deixando-o mais confortável.

5. Pense no seu dia. Faça uma recapitulação de tudo o que aconteceu. Você faria algo diferente? O que aconteceria se tivesse seguido outro caminho? Quais realizações você fez? O que você gostaria de melhorar na próxima vez? Pense em qualquer coisa, menos no que estiver te preocupando - claro. Se seu dia passou sem traumas, este será um bom exercício para fazê-lo dormir.

6. Imagine o dia seguinte. Pense em tudo o que irá fazer do momento em que levantar da cama até a hora de dormir. Faça um verdadeiro planejamento, e se imagine acordando disposto o suficiente para cumprir com todos os objetivos do dia. Geralmente, este pensamento dura 15 minutos ou mais, no caso de você ser muito específico. Isso também pode ajudar a acalmar seu pensamento enquanto se prepara para um bom amanhã.

Deitado

7. Passe algum tempo pensando nos objetivos de vida que você tenha. Caso tenha problemas financeiros, pense em como sua vida seria se fosse rico. Se estiver procurando por um novo relacionamento, imagine um novo parceiro em sua vida. Pense em tudo. Não basta se imaginar escrevendo um livro, tem que imaginá-lo, pronto e editado, nas livrarias. Já que você está acordado assim, não custa nada imaginar uma realidade assim.

8. Se você é um estudante ou está estudando algum assunto em específico, tente resolver algumas questões. Comece com um pedaço aleatório de informação. Agora faça uma associação com outra coisa. Vá se lembrando de mais coisas. Estabeleça elos. Se pensar em Sócrates, imagine Platão. Se pensar em Platão, imagine Aristóteles. E assim em diante.

9. Contar ovelhas pode ser muito chato e clichê. Que tal se, em vez disto, você tentar contar por potências de dois; isto é, começar pelo número 1 e, então, começar a dobrar: 1, 2, 4, 8, 16, 32... 1024... Em algum momento você vai perder o controle e terá que começar de novo. Pequenos jogos de matemática podem manter sua mente ocupada quando pensamentos perturbadores insistem em te tirar o sono.

Carneiros

10. Mantenha os olhos abertos. Pisque quando precisar, mas tente sempre deixá-los abertos. Você provavelmente deve se lembrar de como, em algumas aulas ou palestras, manter os olhos abertos é uma missão quase impossível. Pois então, ver o teto do seu quarto pode ser um impulsionador de sono tão eficiente quanto aquela aula chata de cursinho.

11. Pause a respiração. As vezes, o corpo não consegue relaxar completamente. Mesmo assim, há algumas opções que podem ajudar. Uma delas é fazer pausas durante a respiração. Primeiro, exale profundamente, e depois se faz a pausa de 2 a 3 segundos, para então continuar respirando mais uma vez.

12. Escute música. Claro, opte por canções mais calmas, que o ajudem a relaxar. Evite músicas agitadas e com muitos instrumentos. Lembre-se: você quer pegar no sono, não sair para dançar.

Fontes: Lifehack

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+