Curiosidades

Adoção? Baleias de espécie diferentes são registradas juntas

0

As baleias são animais que despertam muita curiosidade das pessoas. Justamente por isso, quase tudo que envolve esses animais é interessante, ainda mais quando é um comportamento incomum, como por exemplo, essa baleia franca austral que foi avistada com um companheiro muito incomum junto com ela, uma baleia jubarte juvenil.

Esse avistamento aconteceu na Austrália e, de acordo com o que os especialistas suspeitam, isso pode ser um exemplo extremamente raro de adoção interespécies. Ou seja, a baleia franca adulta assumiu o papel de mãe de aluguel para um animal jovem não relacionado a ela.

Quem conseguiu fazer esse registro foi Jess Wohling, um fotógrafo baseado em Esperance, no estado da Austrália Ocidental. Através de drones ele conseguiu registrar esse casal incomum nadando ao longo da costa de uma praia próxima. Mas foi apenas olhando as imagens de novo que Wohling percebeu que o filhote não era da mesma espécie que o adulto que ele estava nadando junto.

Baleia

Live Sciense

“Eu estava tipo, ‘Certamente isso não pode estar certo’. Eu fiquei muito animado”, contou Wohling ao site de notícias australiano ABC News.

Por ser um comportamento fora do comum, Wohling enviou as imagens para Katy Fannei, pesquisadora do Little White Whale Project, que rastreia baleias francas na área. Quando viu as imagens ela ficou deslumbrada.

“Enviei uma mensagem para todo mundo que conheço. Sou amiga ou colega de muitos pesquisadores de baleias que têm muito mais anos de experiência do que eu, e todos eles também ficaram muito surpresos”, disse Fannei.

Na visão da pesquisadora, a baleia franca adulta pode estar agindo como uma mãe substituta para a jovem jubarte. Se esse realmente for o caso, a filmagem feita por Wohling seria a primeira evidência de que as duas espécies podem se envolver em um relacionamento desse tipo.

“Acho que certamente pode ser o caso mais provável de que seja uma espécie de adoção. A proximidade do adulto e do filhote enquanto nadam um ao lado do outro no vídeo é quase idêntica à proximidade exibida por pares relacionados de mãe e filhote quando viajam juntos”, disse Fannei.

Adoção

Live Sciense

Para Erich Hoyt, pesquisador da Whale and Dolphin Conservation no Reino Unido e autor da “Encyclopedia of Whales, Dolphins and Porpoises“, esse registro poderia ser uma adoção entre espécies. “Seria extremamente incomum, mas não é impossível”, disse ele.

Além disso, ele também disse que se realmente for o caso de uma adoção, os cenários mais prováveis ​​são que o filhote de jubarte tenha se separado de sua mãe ou que sua mãe tenha morrido antes que ele se desenvolvesse por completo.

Normalmente, um filhote de baleia jubarte fica com suas mães durante os primeiros 11 a 12 meses de vida. Então, segundo Hoyt, um filhote abandonado “poderia receber uma mãe baleia de barbatanas de tamanho semelhante para conforto”.

“Também é possível que a baleia franca adulta seja uma fêmea enlutada que recentemente perdeu seu próprio filhote. Se este for o caso, ela pode ter ouvido os pedidos de socorro da jubarte juvenil e nadado para ajudar o jovem”, pontuou Hoyt.

Análise

Live Sciense

Entretanto, pelas fotos não fica claro se o adulto é realmente uma fêmea. Mas esse comportamento já foi visto por Hoyt em orcas. Nesses casos, as fêmeas recebiam os filhotes abandonados e os levavam para o seu próprio grupo.

“No entanto, pode haver outras explicações. Pode ser que a jubarte tenha se separado prematuramente de sua mãe e esteja apenas procurando outras baleias para seguir, caso em que a baleia franca austral não esteja desempenhando ativamente um papel de nutrição. Será importante acompanhar a interação entre os dois indivíduos ao longo do tempo e ver se ela persiste”, disse ele.

Agora, Fannei e seus colegas tentam identificar a baleia franca adulta vista nos registros para ver se eles conseguem aprender mais a respeito dessa história parental.

Fonte: Live Science

Imagens: Live Science

Exercícios, ou a falta deles, podem afetar o crescimento do cabelo?

Artigo anterior

Reconstrução revela rosto da ‘Misteriosa Senhora’, uma antiga múmia egípcia

Próximo artigo