Curiosidades

Jeff Bezos completou sua viagem ao espaço com sucesso

0

O céu sempre atraiu a atenção e os sonhos do homem. O primeiro ser vivo no espaço não foi um humano, mas a cadela Russa Laika, da raça Kudriavka. Ela subiu ao espaço em 1957 a bordo da nave espacial Sputnik 2, e morreu quatro dias depois, devido ao calor, na reentrada. Diversos animais foram usados nos primórdios da exploração espacial para testar o efeito da radiação, da ausência de gravidade e das condições do espaço exterior sobre os organismos vivos.

O turismo espacial sempre rodeou nossas mentes e empresas grandes como SpaceX, Boeing, Virgin Galatic, Blue Origin e SNC têm projetos para fazer com que esse sonho se torne realidade.

Aqueles, não astronautas, que puderem e quiserem pagar pela viagem ao espaço terão um momento inesquecível em suas vidas.  Com o avançar da ciência, o tempo de arrumar as malas para essa viagem pode estar mais perto do que imaginamos. Ao que parece, logo logo vai sair da ficção e se tornará algo do mundo real. E claro que uma das primeiras pessoas a ir para o espaço seria um bilionário.

Viagem espacial

Nessa terça-feira, às 10h12 horário de Brasília, Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou par  sua primeira viagem espacial. O voo teve somente 10 minutos e 22 segundos. E o pouso aconteceu ás 10h22.

Para esse feito, Bezos estava a bordo de uma nave construída pela sua própria empresa, não a Amazon, mas sim a Blue Origin. Essa é a empresa do bilionário voltada ao setor espacial.

Além do bilionário de 57 anos, estavam a bordo uma tripulação bem eclética que não inclui astronautas profissionais. Esse foi o primeiro voo civil sem piloto para o espaço.

A tripulação do voo foi composta por: Mark Bezos, irmão de Jeff; Wally Funk, o piloto de 82 anos que nessa viagem se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço; e Oliver Daemen, de 18 anos, que foi a pessoa mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso. Nenhum funcionário da Blue Origin esteve a bordo. E a aeronave fez um voo autônomo.

Voo

A cápsula New Shepard decolou de uma base remota no deserto do oeste do Texas chamada Lauch Site One. Ela fica a cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, que é a cidade mais próxima.

Nesse voo que durou 10 minutos e 22 segundos, a tripulação ultrapassou a Linha de Kármán, que fica a 100 quilômetros acima do nível do mar. Esse é o limite que se convencionou para definir o começo do espaço. No entanto, a NASA e o Exército dos EUA consideram que essa barreira já é alcançada acima de 80 quilômetros.

Turismo espacial

Esse voo de Bezos aconteceu uma semana depois que outro bilionário também fez uma viagem parecida. Semana passada, Richard Branson, dono da Virgin Galactic, fez seu primeiro voo espacial. Os dois bilionários e suas respectivas empresas pretendem explorar o mercado de turismo espacial.

A data que Bezos escolheu para fazer seu voo foi bem simbólica. Isso porque, dia 20 de julho há 52 anos foi a data em que o homem chegou à lua. Quando o bilionário pousou de volta na Terra ele disse que foi o “melhor dia” da sua vida.

5 alimentos para prevenir o câncer de próstata

Matéria anterior

Como acontece um divórcio na Família Real Britânica?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar