• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Álcool realmente pode te ajudar a falar outros idiomas, entenda

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      19/09/18 às 16h04

Você tem dificuldades em falar outros idiomas? Pois fique sabendo que talvez você só precise de uma cerveja ou algo mais forte. Não, a Fatos Desconhecidos não enlouqueceu de vez, na verdade estamos fazendo essa afirmação por causa de um estudo feito por cientistas de universidades europeias que, através de testes, afirmaram que o álcool melhora a capacidade linguística.

De certo modo isso faz todo sentido sem pensarmos que as bebidas alcoólicas podem nos deixar menos tímidos e nos ajudam a superar o nervosismo ou a hesitação. Por outro lado, o álcool pode prejudicar as nossas funções cognitivas e motoras, além de afetar a memória e a atenção. Mas o que o estudo disse sobre a relação do álcool em falar outro idioma? A gente mostra para vocês.

Álcool realmente nos ajuda a falar outro idioma?

Muitas pessoas dizem que se sentem melhor para falar um segundo idioma quando consomem álcool. As palavras parecem fluir melhor e uma frase se liga facilmente a outra de uma forma mais fluente. A pesquisa publicada no "Journal of Psychopharmacology" diz que essa não é apenas uma sensação subjetiva. Na verdade, o estudo revelou que consumir uma pequena dose de álcool ajuda e muito a nossa capacidade de falar outro idioma.

Isso porque o álcool nos dá uma melhora na capacidade linguística e nos auxilia a interagirmos com outras pessoas. Os pesquisadores da Universidade de Liverpool e do King's College tentaram medir se o álcool ajuda ou não quando tentamos falar outro idioma. Foram convocados 50 alemães para aprenderem a falar, escrever e ler em holandês.

Parte dos alunos bebeu uma certa quantidade de bebida alcoólica e a outra parte não bebeu nada. Depois, os participantes começaram a conversar entre eles sem saber quem havia bebido ou não. Depois foi avaliado o desempenho de cada aluno seguindo alguns critérios pré-definidos.

O resultado? Quem ingeriu álcool se saiu melhor na hora da pronúncia. Porém os benefícios são resultado do consumo de uma quantidade reduzida de álcool. Quem bebe excessivamente talvez não tenha uma pronúncia tão aprimorada.

Inge Kersbergen, coautor do estudo e pesquisador do Instituto de Psicologia, Saúde e Sociedade da Universidade Liverpool, disse o seguinte: "Nosso estudo mostra que o consumo de álcool pode ter efeitos benéficos na pronúncia de uma língua estrangeira em pessoas que a aprenderam recentemente".

E você, acha que realmente as pessoas falam melhor outro idioma quando bebem ou esse caso não se aplica para você? Não esqueça de deixar aqui a sua opinião.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+