• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Americanos provam, pela primeira vez, que a telepatia existe!

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      19/11/14 às 17h08

Assim como outros tipos de "poderes mutantes", a telepatia sempre foi algo inalcançável para nós, meros mortais. Acontece que, recentemente, cientistas americanos provaram, pela primeira vez a história, que a comunicação entre cérebros - com a completa ausência de palavras -  é possível e não se trata de uma habilidade somente dos meta-humanos, como já foi mostrado em inúmeras produções Hollywoodianas, como X-Men.

Os responsáveis por esse descoberta, aliás, foram pesquisadores da Universidade de Washington. Baseados em longos estudos, eles conseguiram colocar em prática um experimento em que transmitiram, de maneira repetida, sinais do cérebro de uma pessoa à outra, somente por meio da internet. Segundo relatos da experiência, participaram 6 voluntários, divididos em três duplas. Assim, cada indivíduo ficava separado de seu par por mais ou  menos 1 quilômetro de distância, em pontos diferentes da faculdade.

2

Os sinais cerebrais, como você vai ver no vídeo, eram enviados por um indivíduo emissor, ligado a um eletroencefalograma, que lia suas mensagens e as enviam por pulsos elétricos ao receptor. Esse, por sua vez, tinha próximo da cabeça um equipamento de estimulação magnética, que tentaria controlar os movimentos de sua mão somente com os sinais enviados pelo outro integrante da dupla.

Para tornar a experiência mais fácil e causar um estímulo para o responsável pela emissão do sinal, os pesquisadores colocaram esse primeiro voluntário jogando um game (sem usar as mãos), em que era preciso defender uma cidade disparando canhões. Dessa forma, para acionar a arma, o cara tinha que pensar na palavra "fogo". Praticamente no mesmo instante, por telepatia (e, claro, por meio da internet), o segundo participante conseguia receber a ordem de ação e, involuntariamente, movia a mão para disparar o canhão. Surreal, não?

1

De acordo com os pesquisadores, a precisão entre as duplas variou entre 25% e 83%. Isso mostra, com certeza, que é preciso aperfeiçoar o potencial dessa descoberta, mas há apostas de que no futuro a telepatia possa ser usada de forma terapêutica com pessoas com lesões cerebrais, por exemplo.

Veja, abaixo, o vídeo do experimento e entenda melhor como funcionou esse descoberta da telepatia:

https://www.youtube.com/watch?v=xRsx5egJoYk#t=72

Gostou do assunto? Então continue descobrindo o que você não sabia sobre essa máquina que é o cérebro humano. Clique aqui para fazer o teste e saber se você consegue usar os dois lados do seu cérebro ao mesmo tempo!

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+