O Twitter tem passado por várias mudanças e dificuldades nos últimos tempos. Desde que o novo CEO, no caso o bilionário Elon Musk, assumiu a posição, várias mudanças foram vistas, e quase nenhuma para melhoria da plataforma. E mesmo não sendo mais o CEO, Musk ainda está fazendo mudanças na rede social que desagradam seus usuários.
A mais recente foi a substituição do passarinho azul, que sempre foi a marca do Twitter, pela letra “X”. No entanto, essa não foi a primeira vez que o bilionário quis mudar o nome de uma empresa para essa letra, que ele parece ter um grande apreço. Musk quis fazer o mesmo com o PayPal.
Uma parte dessa história é contada na biografia de Musk, escrita por Walter Isaacson, que está prevista para ser lançada em setembro. De acordo com o trecho do livro compartilhado pelo próprio autor, os grupos focais feitos para analisar a marca disseram que somente o “X” lembrava sites pornográficos.
“PayPal tornou-se uma marca confiável, como um bom amigo que está ajudando você a receber o pagamento. Os grupos focais mostraram que o nome X.com, ao contrário, evocava visões de um site decadente sobre o qual você não falaria em companhia educada”, escreveu Isaacson.
Musk e o X
Essa possível mudança aconteceu antes que o século virasse, na época em que Musk estava desenvolvendo o PayPal junto com Peter Thiel e Max Levchin. O bilionário colocou uma pressão em seus parceiros para que o nome fosse aceito, mas não teve muito sucesso. Esse ponto é contado também na biografia de Thiel, que foi escrita por Max Chafkin.
Em sua biografia, o bilionário discordou da história. “Se você quer ser apenas um sistema de pagamento de nicho, o PayPal é melhor. Mas se você quer dominar o sistema financeiro mundial, então X é o melhor nome”, disse Musk, em relato na biografia. E em 2020 ele deixou o PayPal.
Mudança
The new ‘X’ logo has been slightly updated pic.twitter.com/yOt43AxFZs
— ScreenTime (@screentime) July 25, 2023
O bilionário não conseguiu que o PayPal se chamasse “X”, mas conseguiu mudar o nome do Twitter para a letra. No entanto, Elon Musk não ficou muito satisfeito com a nova logo da rede social. Tanto é que, depois da mudança que aconteceu nessa segunda-feira, Musk disse que não estava contente com o visual.
Na primeira versão do “X” que foi vista, ele se parecia com o símbolo X maiúsculo visto na matemática no padrão Unicode. Já na terça-feira, o logo teve uma atualização e algumas barras mais grossas foram adicionadas, mas a proposta original foi mantida. O novo logo apareceu na página do Twitter, mas a conta da rede social continuou com a primeira versão.
Quem acompanha tudo que Musk vem fazendo com a rede social sabe que essa mudança de logo não foi a primeira e não será a última feita pelo bilionário. Até porque, ele mesmo disse que não tinha gostado da primeira versão e que “o logo vai evoluir com o tempo”.
Contudo, o bilionário pode ser obrigado a mudar novamente o nome da rede social. Isso porque outras empresas já têm o registro da marca “X”, como por exemplo, a Meta e a Microsoft.
Então, se essa proibição realmente acontecer e o Twitter não puder se chamar “X” e se tornar o super app que Musk planeja, com certeza novas mudanças na logo virão.
Comentários